Guia da Semana

Foto: Reprodução

Com o mercado de trabalho em constante mutação e cada vez mais diversificado, as exigências são de um profissional, no mínimo, versátil e eclético. Há 17 anos comandando os picapes nas principais pistas do Brasil, o DJ e produtor Julio Torres se mantém no topo. Vive se reinventando e, por isso, não enjoa o público.

Além de sua carreira solo, Julio também assina o projeto Crossover em parceria com o violinista Amon Lima, unindo com maestria música eletrônica e erudita. Sua última empreitada é o recém-lançado live Dexterz que, além de Amon, conta com a participação do baterista Junior Lima (ex-Sandy & Junior). Isso mesmo, o menino cresceu e está se aventurando pelo universo da e-music.

Em junho deste ano, Julio Torres - residente dos clubes Green Valley (SC), Boox (RJ) e da aclamada D-Edge (SP) - foi o responsável pelo segundo volume da compilação Tune Series, através do selo RC2 Music.

Com uma transição perfeita entre as faixas (é todo mixado), Tune Series #2 consegue agradar em cheio tanto os amantes da música eletrônica conceitual quanto os aficionados por música de pista. Um disco que, após o play, você certamente ouvirá do início ao fim. Principalmente se estiver reunido com os amigos em casa, "aquecendo" para a balada.

Logo na abertura da coletânea, Julio mostra toda sua sensibilidade como produtor. Santa Maria é uma house music de batidas aveludadas, que traz em sua harmonia a sonoridade orgânica do piano acompanhada por uma percussão eletrônica meticulosa.

Apostando suas fichas na produção nacional, o duo Glocal entrou para o setlist com faixa Sing Song (Jericho Dub Remix). Com uma linha de baixo elástica e um vocal nostálgico no estilo disco music, a música é um verdadeiro convite à pista. Impossível ficar parado com tanto groove.

O paulista Renato Cohen injeta as primeiras doses de techno na seleção musical de Julio com Magica, produzida em parceria com o lendário projeto franco-chinês Technasia. Prova cabal de que um bom techno vai além das batidas 4x4 e pode soar melódico.

Uma das principais revelações da cena eletrônica nacional dos últimos anos, Gui Boratto não poderia ficar de fora. Julio escolheu Notations, tech-house miminalista da melhor qualidade, para agregar ainda mais conceito ao disco. Experimentalismo eletrônico misturado à música pop se tornou a marca de Boratto.

Tune Series #2 traz, ainda, produções gringas de alto nível, assinadas por ninguém menos do que Khainz, Roland Klinkerberg, Eelke Kleijnoutros e outros nomes garimpados por Julio em sua vasta coleção musical.

No total, a compilação é formada por 15 músicas que proporcionam uma viagem por pelo menos três vertentes da música eletrônica: house, tech-house e progressive. O resultado é um disco de extremo bom gosto, que reafirma o talento de um artista do tipo "incansável", sem medo de ousar.

Tracklist
1 - Julio Torres - Santa Maria
2 - Btrax - Cm Trip
3 - Glocal - Sing Song (Jericho Dub Remix)
4 - Renato Cohen e Technasia - Magica (Dosem Remix)
5 - Roland Klinkerberg - Future Pussy
6 - Eelke Kleijn & Francesco Pico - On the Fly
7 - Khainz - Stimule8
8 - Numbers - Ying
9 - Gerry Menu - Ketser
10 - San Schwartz - Autorama
11 - Nick Bugayev - End of the Line
12 - Stel - A new Life
13 - Gui Boratto - Notations
14 - Overplay - No Device
15 - Camp feat. Ginnie Watson - Into The Heat (Club Mix)

Ouça as canções aqui!

Leias a coluna anterior de Paulo Henrique Schneider:

Muita história

Trilha sonora do próximo verão

O underground psicodélico


Quem é o colunista: Paulo Henrique Schneider.

O que faz: jornalista / fotógrafo.

Pecado Gastronômico: carnes nobres.

Melhor lugar do mundo:Deserto do Sahara.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: muito de tudo.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.