Foto: www.photocase.de |
Animar a pista de uma casa noturna por uma noite, como DJ, ou dar uma de barman e aprender a fazer drinques tais como os que são servidos nos bares mais badalados são sonhos que, hoje em dia, podem se tornar realidade sem maiores complicações. Graças à popularização crescente do conceito de Experience Marketing, pessoas comuns podem realizar ações que não estão, de forma alguma, inseridas em seu cotidiano. Para isso, o processo se dá de forma rápida e organizada, porém, como tudo tem seus defeitos, e experimentar certas coisas como as citadas pode ser muito mais caro do que se imagina.
Antes de qualquer coisa, é necessário entender a idéia geral por trás desse tipo de serviço. O marketing de experiência é um conceito relativamente recente, surgido na Europa e, no seu início, voltado de forma quase que exclusiva ao mercado corporativo. O objetivo é conquistar as pessoas e relacionar o nome de alguma marca a uma sensação. Para isso, os serviços vendidos são considerados "experiências de vida". Por exemplo, ao invés de um empresário dar de presente ao seu principal cliente um relógio de ouro, ele o oferece um salto de pára-quedas, ou uma aula de culinária com um chef famoso. E por aí vai.
Nos últimos tempos, com a divulgação maior na mídia, esse tipo de negócio começou a atrair o público comum, feito de "pessoas físicas". Comprando pela internet e pagando parcelado, no cartão de crédito, é possível não só estar nas situações relacionadas no primeiro parágrafo e em diversas (e inusitadas) outras, como também presentear amigos, maridos, esposas e etc.
Como aqui o canal trata da noite, da vida boêmia e de suas atrações, o Guia da Semana descobriu como funciona a DJ Party Experience, oferecida pela loja
O Melhor da Vida.
Foto: www.photocase.de |
R$ 2.000,00, a empresa garante um mini-curso de discotecagem e uma noite de apresentação como DJ convidado na Emuzzik, local onde também rolam as aulas. Ou seja, se você quer comandar as picapes, mas é do rock ou outro estilo de som, esqueça! O foco é restrito à música eletrônica.
Entre as técnicas ministradas por um profissional da área, em aulas individuais, o aluno aprende regulagem dos toca-discos, conservação de material, marcação de ponto, conceitos de BPM (batida por minuto), estrutura do tempo e compassos, utilização do CD player, mixagens e processos de scratch. De quebra, ainda ganha dicas sobre repertório e ritmo da pista.
Segundo Jorge Nahas, experience director, uma média de sete experiências desse tipo são vendidas por mês. Entre os que já adquiriram o produto, 73% tinham a intenção de se tornar um profissional na área, enquanto o restante embarcou na onda só por curiosidade.
Para quem prefere dançar ao som de alguém que já tenha uma carreira encaminhada, pode comprar, no mesmo site, a experiência que leva um profissional para as picapes da própria festa. O DJ (que eles não anunciam o nome) toca por quatro horas e cobra R$ 1.500,00. Já os que procuram algo diferente, podem optar por tomar um café da manhã com a Sabrina Sato, cortar o cabelo com Mauro Freire, passear de limosine com a pessoa amada ou atuar de co-piloto de Emerson Fittipaldi.
Para comprar experiências:
? O Melhor da Vida
? Immaginare: O Guia de Experiências
? A Vida é Bela, a lifetime experience...
Atualizado em 6 Set 2011.