Por Leonardo Filomeno
Não precisa ter gogó para subir no palco, basta desenvoltura e boa vontade para cantar. Essa é o lema dos apreciadores do karaokê. A prática de interpretar versões instrumentadas de músicas surgiu com os japoneses, na década de 70, e acabou se tornando um hobby entre os descendentes dessa nacionalidade.
E de lá para cá cada vez mais é possível encontrar pessoas sem os olhos puxados frequentando as casas de karaokê e videokê - ferramenta que apresenta os vídeos com letra e não apenas a melodia da música. Democracia é a melhor palavra para representar o espírito de um bar de karaokê, pois seu público costuma ser bastante variado e de todas as idades todas as idades. Além de que, as pessoas podem soltar a voz em trilhas sonoras bem ecléticas.
As pastas de músicas vão de canções de amor - como o clássico Without You, da Mariah Carey -, passando pelas novidades - como a trilha sonora do seriado de TV musical Glee -, até os tradicionais hits sertanejos - como Evidências, da dupla Chitãozinho e Xororó. Então, depois de um dia de trabalho estressante, nada melhor do que reunir os amigos ou a família e extravasar com a música. Afinal, a antiga máxima 'Quem canta seus males espanta' realmente funciona! Faça o teste em uma das casas de karaokê que o Guia da Semana selecionou para você.
São Paulo
Choperia Liberdade
É uma das casas mais tradicionais de karaokê em São Paulo. Há milhares de músicas catalogadas, inclusive os clássicos bregas - e divertidos - que viraram hits das galeras em todos os videokês. O local é disputadíssimo por pessoas que, além de gostar de soltar a voz, apreciam a combinação de chope gelado com jogo sinuca.
Yellow K Robata e Karaokê
A descontração do Yellow K destaca-se no nobre bairro paulistano dos Jardins. O estabelecimento une fórmulas certeiras de sucesso, como robata, cerveja e música, que o tornam local ideal para o happy hour. A casa conta com dois ambientes: o principal comporta 80 pessoas e a sala reservada Yellow Box tem capacidade para até 35 pessoas.
Samurai
Inspirada pelo clima oriental do bairro da Liberdade, onde se concentra a maior colônia japonesa da capital paulista, a casa Samurai conta com mais de 16 mil músicas em seu repertório. Para animar ainda mais o clima, a casa oferece aos seus clientes acessórios, como chapéus e as pessoas ainda podem aproveitar para se deliciar com os pratos japoneses, servidos no restaurante da casa.
Coconut Brasil
Com a fama de ser o maior videokê da América Latina, o Coconut Brasil conta com uma área de 2 mil metros quadrados, divididos em dois andares, e com capacidade para 2 mil pessoas. No piso superior, há 14 salas com equipamentos completos para karaokê, como TV de plasma, microfones e recursos de som de última geração. Há uma sala aberta 24 horas para quem não deseja ficar em uma das salas individuais e ainda um espaço Kids. No piso inferior, há um restaurante, cuja especialidade são espetinhos com mais de 50 variedades doces e salgadas.
Rio de Janeiro
Choperia Brazooka
Um dos principais destinos do bairro carioca mais boêmio, a Lapa, é a Choperia Brazooka. A casa é locada em um antigo casarão, mas que exala ares de modernidade. A Brazooka ainda conta com quatro andares e vários ambientes diversificados. Todos os dias da semana há uma programação musical diferente, e a quinta-feira ficou reservada como o dia oficial do karaokê ou Sambokê, como é chamada a noite.
Far Up
A casa consegue reunir tribos diferentes, com idades e gostos distintos, mas que possuem uma intenção em comum: a diversão. A presença de música ao vivo de terça a domingo é uma das grandes marcas registradas do Far Up. Até mesmo o karaokê é ao vivo na casa e acontece todas as terças-feiras.
Calabouço Heavy e Rock Bar
O bar inovou a night carioca e trouxe o Calabouçokê, que reúne as melhores músicas do rock, hard rock e metal dentro dos moldes do karaokê. Quem gosta de rock pesado e já frequenta a casa para assistir as apresentações de bandas ao vivo, vai poder soltar o gogó e se divertir no videokê.
Big Ben Pub
O karaokê com banda ao vivo é um dos grandes diferenciais do Big Ben Pub. Existem mais de 3 mil músicas no repertório da banda e os shows ainda contam com a divertida apresentação de um profissional, que sempre se caracteriza de grandes apresentadores, como Chacrinha, Silvio Santos, Raul Gil, entre outros. Além disso, a diversão da casa ainda fica por conta das apresentações de bandas de pop rock e MPB, do jogo de dardos e do quizz show, com perguntas de assuntos variados.
Porto Alegre
Strike 410
Opções de lazer não faltam no Strike 410. Localizada no bairro Petrópolis, a casa oferece um amplo espaço para garantir o entretenimento dos seus clientes, com oito pistas de boliche, quatro mesas de sinuca e salão com oito camarotes de videokê. Quem quiser expressar todo seu talento na música é só reunir os amigos ou a família e garantir a sua reserva no Strike 410.
Babilônia
Há 26 anos em funcionamento na capital gaúcha, o bar Babilônia é point de diversão na certa. Desde 2000, a casa incluiu o videokê entre as atrações e, em 2002, o local foi expandido com uma pista de dança. As pessoas ganharam mais espaço para dançar, enquanto seus conhecidos cantam. Assim como o catálogo de músicas, o cardápio de comidas também é bem variado, com destaque para o Filé à Xadrez.
Florianópolis
Cantinho da Fama
Como já diz o próprio nome, o Cantinho da Fama é o local certo para os aspirantes a astros da música começarem seu estrelato. O espaço já é muito conhecido entre os moradores da capital catarinense e costuma reunir grupos de amigos, casais e até família inteiras que gostam de cantar.
Belo Horizonte
Mulan Karaokê
A timidez fica de lado entre os cliente do Mulan Karaokê. Os mineiros soltam a voz com tudo nos dois palcos com máquinas de videokê existentes na casa. Mas entre a espera de uma música e outra, eles podem saborear alguma das 40 opções da culinária chinesa e japonesa, como o Frango Xadrez, o Rolinho Primavera, os sushis e temakis variados.
Atualizado em 10 Abr 2012.