A Zona Leste de São Paulo é tão festeira que o clima junino não se prende somente ao mês de junho: ele extravasa e só termina em julho. A região abriga algumas das celebrações mais características da cidade. Em clima de São João, o Guia da Semana aproveita para criar um roteiro imperdível na região.
Festa Junina da Paróquia São Rafael
Realizada pelo 42º ano consecutivo, a Festa Junina da Paróquia São Rafael acontece durante todos os finais de semana de junho, das 19h às 23h, na Mooca. A quermesse, que tem entrada gratuita, oferece muitas comidas típicas e quadrilha. Quem quiser ajudar os mais necessitados, pode doar alimentos, prendas e utensílios de plástico
Localizado na Vila Antonina, o Instituto Ato sedia sua festa junina aberta ao público no dia 8 de junho, das 10h às 16h. Toda a verba arrecadada nas barracas com brincadeiras, na venda de comidas e bebidas típica e no bingo, entre outras atividades, será destinada aos projetos sociais do Instituto.
Você não leu errado: é festa julina, mesmo. O tradicional clube Juventus, da Mooca, amplia as celebrações da Zona Leste e realiza seu arraiá durante todos os finais de semana do mês de julho. O evento é dividido em dois ambientes, um salão para as apresentações musicais e um espaço interno dedicado a barracas de comida, brincadeiras e artesanato.
Por Gustavo Mesa
Atualizado em 1 Jul 2013.