Guia da Semana

Na segunda feira, 23 de janeiro, o Bar des Arts Itaim, em São Paulo, abrigou a final da terceira edição do Grey Goose Vive La Révolution, um dos mais importantes campeonatos de coquetelaria do Brasil.

A decisão contou com 11 grandes barmans do país e recompensou o jovem Diego Barcellos, do restaurante carioca Mr. Lam, com um prêmio de R$ 5 mil, além de uma viagem à França para conhecer a produção da Grey Goose, considerada uma das melhores vodkas do mundo.

Para a realização do evento, o mixologista e embaixador da marca, Pablo Moya organizou sete etapas regionais. Entre os finalistas, o premiado Marcelo Serrano, do MyNY Bar; Rafael Pizanti, ganhador da 2ª edição do campeonato; e Marcelo Vasconselos, vencedor da 1ª edição do evento pelo Káa e agora disputando pelo Tutto Italiano.

A competição
Cada competidor tinha 10 minutos para apresentar e preparar três coquetéis diferentes para os três tipos de vodka Grey Goose (Original,La Poire, L’Orange). Um júri composto por seis pessoas, sendo três delas jornalistas, avaliou o desenvolvimento e apresentação dos coquetéis, o sabor, a guarnição, a postura profissional e a higiene.

O campeonato reuniu 11 barmans do Brasil inteiro (Foto: Denise Andrade)

“Um coquetel para ter chance de se tornar campeão tem que trabalhar praticamente todos os sentidos da pessoa (visual, aroma, olfato, paladar e tato)”, aponta Pablo Moya.

E quem pensa que as mulheres ficaram de fora, enganou-se. Gisele Aguiar, do Brasa Bar,em São Bernardo, representou a ala feminina entre os competidores.

O campeão
Entre espumas, maçaricos e coqueteleiras, o campeão da edição foi o jovem Diego Barcellos, de 25 anos, que participa pela segunda vez em uma competição do gênero. A receita vencedora trabalhou itens de essências naturais e brasileiras, como o extrato do capim limão e o xarope de jabuticaba.

A seleção escolhida por ele especialmente para a ocasião forão os drinks: Memories of Passion, Camboja e Sensações - o último acompanhado de uma esfera molecular da mesma bebida, para a pessoa que provar o drink ter no paladar as sensações sólida e líquida da bebida.

Drink Memories of passion e Camboja, criações de Diego Barcellos


“Eu gosto de pegar produtos naturais e tirar algo específico deles. Sinceramente não esperava o prêmio, se fosse para apostar em alguém, apostaria no Rafael Pizanti, do Bar do Copa, que acredito ser um nome de peso na coquetelaria atual e uma pessoa em que me inspiro”.

Os drinks campeões estarão no restaurante carioca para o público. “Resolvemos esperar um pouco a competição para depois colocá-los na carta. Agora que são premiados, a expectativa e responsabilidade é maior”, enfatiza Daniel.

Luciano Melo, do Gil Restaurante, de Recife, chegou ao segundo lugar e ganhou R$ 3 mil, criando bebidas com base de produtos regionais, como carambola, caju e capim santo. Já o terceiro premiado, Henrique Medeiros, do restaurante japonês Kinoshita, apostou em coquetéis simples e para fazer em casa, saindo com R$ 2 mil. Os outros oito integrantes embolsaram um prêmio de R$ 500 cada um.

Por Leonardo Filomeno

Atualizado em 10 Abr 2012.