Guia da Semana



O que você faria se um dia a casa noturna em que você está pegasse fogo? E se te assaltassem lá dentro? Já pensou na possibilidade de alguém entrar armado sem o segurança perceber? Preocupar-se com tudo isso pode parecer paranóia de início, mas ajuda a evitar futuras situações indesejáveis. Aquele velho papo auto-ajuda de que "o pior também pode acontecer com você" se aplica nesse caso. Esqueça um pouco que tem um santo forte e dê uma olhada no Guia de Sobrevivência na Noite que preparamos para os notívagos.

Assaltos e furtos

Nem sempre um cara armado vai ser desmascarado pelo segurança 4X4 da casa. Muitas vezes, os brutamontes (com todo o respeito), fazem mais cara feia que o serviço completo. Assaltante profissional esconde a arma onde menos se espera. Por isso, é obrigação do man in black apalpar geral. Se na porta você perceber que o esquema de revista é furado, fique atento a qualquer comportamento suspeito na pista, no banheiro, no bar, no lounge. Se desconfiar de algo, não hesite em avisar o segurança. Mas seja discreto, por favor.

Diferente do roubo, o furto acontece sem você perceber. Portanto, sem violência. Esse é o caso mais comum na noite e o recordista nas delegacias próximas às regiões de vida noturna intensa. Alvos preferidos dos espertalhões, celulares e carteiras não devem ser deixados à mostra, nem mesmo dentro do club. Mulheres, se não confiarem na chapelaria, prefiram carregar a bolsa, sempre junto ao corpo. O melhor modelo é a pequena de ombro. As de alça comprida e colocada na transversal são muito vulneráveis. Homens, deixem a carteira em casa e levem o necessário. Evitar andar com dinheiro é uma prática inteligente. Prefira cheques e cartões. Lembre-se: bolso de trás, jamais.

Na rua

Aqui começa e termina sua noite. Não dar bobeira parece óbvio, mas não é o que acontece. Antes de sair de casa, cheque no espelho se os acessórios que está usando demonstram ter muito valor. Se a resposta for sim, guarde-os na bolsa e coloque-os de volta no banheiro da casa noturna. Na hora de sair, dê uma espiada ao redor para captar qualquer movimentação suspeita. Se for retirar dinheiro em caixa eletrônico, escolha os de shoppings ou supermercados. Caixas de postos de gasolina são muito expostos. Evite-os. Ao terminar a operação, certifique-se de que não está sendo seguido. Se este for o caso, entre em lojas e tente despistar a pessoa. Quando conseguir, avise um segurança.

Sair sozinho não é a melhor opção. Por mais que você vá encontrar seus amigos no bar, é arriscado. Mas, se não tiver jeito: não espere o ônibus em paradas desertas ou mal iluminadas; em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista; ande na calçada em direção contrária ao fluxo dos carros, assim, não será pego de surpresa; se for de carro, mantenha as chaves do veículo e da casa em chaveiros separados; dirija com os vidros fechados (existe ventilação e ar-condicionado para quê?).

Nos semáforos, reduza a velocidade aos poucos, para chegar ao cruzamento quando o sinal abrir; caso precise parar, fique sempre com a primeira marcha engatada; se perceber que está sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se a ruas movimentadas, postos de gasolina, entre outros; caso ocorra uma leve colisão na traseira do seu veículo e você desconfiar de algo, procure uma viatura ou posto policial; evite colar adesivos ou deixar placas e crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma freqüentar; não deixe os seus documentos no porta-luvas e muitos menos embrulhos, pastas, bolsas a mostra, o ideal é colocá-los no porta-malas do carro.

Incêndio

Esse item parece o mais improvável possível. Okay, mas ele já matou 85 pessoas em uma casa noturna dos Estados Unidos. O acidente aconteceu em 2003, no estado de Rhode Island, e envolveu 250 freqüentadores. A perícia diz que o fogo começou durante um show de pirotecnia na casa. Além do desespero que a fumaça provoca, a falta de pessoal instruído - entende-se por bombeiros - e de saídas de pânico adequadas às normas só pioram o quadro. Procure sempre checar onde estão localizadas as portas do clube. Caso perceba alguma faísca nos cabos dos picapes ou o tal cheiro de queimado, avise imediatamente o responsável pelo local ou os bombeiros. Não pense que alguém fará isso antes de você.

De olho na Casa Noturna
Projeto de Lei Nº 429/2007 Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de detectors de metais, nas portas de acesso dos cinemas, casas de shows e salas de espetáculos.

Lei Nº 14450/2007 Institui o programa de combate à venda illegal de bebida alcoólica e de desestímulo ao seu consumo por crianças e adolescents, no âmbito do município de São Paulo.

Projeto de Lei Nº 24/ 2006 Dispõe sobre a proibição do uso de copos e garrafas de vidro nos locais que especifica (.).

Projeto de Lei Nº 235/ 2004 Dispõe sobre a obrigatoriedade, no âmbito do município de São Paulo, das casas noturnas, locais de espetáculos, restaurants, bares e estabelecimentos similares, em que caibam 50 pessoas ou mais, a instalarem luzes de emergência (.).



Fonte
Grupo GR
Empresa de Soluções de Segurança
Contato: Michelly Magalhães (Planin Assessoria de Imprensa)
(11) 2138-8904 ou [email protected]

Prefeitura do Município de São Paulo
www.prefeitura.sp.gov.br

Atualizado em 6 Set 2011.