O que você faria se um dia a casa noturna em que você está pegasse fogo? E se te assaltassem lá dentro? Já pensou na possibilidade de alguém entrar armado sem o segurança perceber? Preocupar-se com tudo isso pode parecer paranóia de início, mas ajuda a evitar futuras situações indesejáveis. Aquele velho papo auto-ajuda de que "o pior também pode acontecer com você" se aplica nesse caso. Esqueça um pouco que tem um santo forte e dê uma olhada no Guia de Sobrevivência na Noite que preparamos para os notívagos.
Assaltos e furtos
Diferente do roubo, o furto acontece sem você perceber. Portanto, sem violência. Esse é o caso mais comum na noite e o recordista nas delegacias próximas às regiões de vida noturna intensa. Alvos preferidos dos espertalhões, celulares e carteiras não devem ser deixados à mostra, nem mesmo dentro do club. Mulheres, se não confiarem na chapelaria, prefiram carregar a bolsa, sempre junto ao corpo. O melhor modelo é a pequena de ombro. As de alça comprida e colocada na transversal são muito vulneráveis. Homens, deixem a carteira em casa e levem o necessário. Evitar andar com dinheiro é uma prática inteligente. Prefira cheques e cartões. Lembre-se: bolso de trás, jamais.
Na rua
Sair sozinho não é a melhor opção. Por mais que você vá encontrar seus amigos no bar, é arriscado. Mas, se não tiver jeito: não espere o ônibus em paradas desertas ou mal iluminadas; em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista; ande na calçada em direção contrária ao fluxo dos carros, assim, não será pego de surpresa; se for de carro, mantenha as chaves do veículo e da casa em chaveiros separados; dirija com os vidros fechados (existe ventilação e ar-condicionado para quê?).
Nos semáforos, reduza a velocidade aos poucos, para chegar ao cruzamento quando o sinal abrir; caso precise parar, fique sempre com a primeira marcha engatada; se perceber que está sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se a ruas movimentadas, postos de gasolina, entre outros; caso ocorra uma leve colisão na traseira do seu veículo e você desconfiar de algo, procure uma viatura ou posto policial; evite colar adesivos ou deixar placas e crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma freqüentar; não deixe os seus documentos no porta-luvas e muitos menos embrulhos, pastas, bolsas a mostra, o ideal é colocá-los no porta-malas do carro.
Incêndio
De olho na Casa Noturna Projeto de Lei Nº 429/2007 Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de detectors de metais, nas portas de acesso dos cinemas, casas de shows e salas de espetáculos. Lei Nº 14450/2007 Institui o programa de combate à venda illegal de bebida alcoólica e de desestímulo ao seu consumo por crianças e adolescents, no âmbito do município de São Paulo. Projeto de Lei Nº 24/ 2006 Dispõe sobre a proibição do uso de copos e garrafas de vidro nos locais que especifica (.). Projeto de Lei Nº 235/ 2004 Dispõe sobre a obrigatoriedade, no âmbito do município de São Paulo, das casas noturnas, locais de espetáculos, restaurants, bares e estabelecimentos similares, em que caibam 50 pessoas ou mais, a instalarem luzes de emergência (.). |
Fonte
Grupo GR
Empresa de Soluções de Segurança
Contato: Michelly Magalhães (Planin Assessoria de Imprensa)
(11) 2138-8904 ou [email protected]
Prefeitura do Município de São Paulo
www.prefeitura.sp.gov.br
Atualizado em 6 Set 2011.