Basta iniciar os acordes da guitarra elétrica, os graves do baixo e o som repicado da bateria para o público animado acompanhar batendo o pé no chão e balançando a cabeça. O gênero musical que emergiu dos EUA nos anos 50, com raízes folk, blues, country e jazz, se desenvolveu e foi incorporado pela juventude que empunhava o ritmo para pregar a paz, a liberdade sexual e as drogas.
As décadas se passaram e o som contestador ganhou as noites com suas variantes heavy metal, progressivo, punk, hardcore, new wave e alternativa. Hoje em dia, é o ritmo preferido daqueles que querem curtir a balada rememorando clássicos do passado ou mesmo grupos que despontaram nesta década. Basta um chope gelado e uma banda que represente o seu gosto musical para o público se esbaldar na pista e esquecer a rotina e o estressante cotidiano.
Para quem gosta de sair à noite em busca de diversão, música e amigos sem esquecer do som elétrico e dissonante, selecionamos os melhores lugares do Brasil onde o estilo é presença certa. Confira!
São Paulo
Na Vila Madalena, o Morrison foi criado para homenagear o vocalista da banda The Doors e é especializado em rock clássico, com diversos shows de bandas cover. A casa conta com um bar intimista na entrada, uma pista de dança - onde as apresentações acontecem - e um segundo andar com lounge, cadeiras, sofás e um telão apresentando o show da pista.
Foto: Getty Images
O Café Piu Piu é conhecido por ser uma casa que abriga todos os estilos musicais. No local se apresentam nomes do circuito alternativo e talentos da música popular brasileira. Apesar de seu ecletismo, nenhum outro gênero tem tanto a cara do espaço quanto o rock. Com 26 anos de vida, algumas bandas ainda são conhecidas por fazerem shows por lá, como Rock Memory, Almanak, Kaleidoscope, Mustang 68 e Pink Floyd Cover.
Instalado na famosa Rua Augusta, o Outs foi idealizado para divulgar o circuito musical alternativo, tanto com bandas ao vivo como por meio do setlist de DJs. Em uma mesma noite, é possível ouvir desde um clássico como Rolling Stones, passando por artistas dos anos 80 como The Cure, até as mais recentes descobertas - como Cansei de Ser Sexy e Artic Monkeys. O destaque fica por conta do Festivouts, um festival onde grupos concorrem a um prêmio de mil CDs prensados pelo selo OUTS/Antimidia Records.
Em uma área de 35 mil metros quadrados, o Kazebre Rock Bar oferece dois ambientes, sete bares-quiosque e dois palcos distintos, onde bandas se apresentam e são intercaladas por incursões de clips nacionais e internacionais em dois telões. Na casa, predominam gêneros musicais como rock, blues, reggae e forró universitário. Já passaram por lá nomes como Marcelo Nova, Beto Lee, Nando Reis e Os Raimundos.
Rio de Janeiro
Foto: site oficial/ Rio Rock and Blues Club
Localizado no "quarteirão do rock", na Lapa, o Rio Rock and Blues Club é uma opção para aqueles que querem curtir o ritmo e também muito jazz e blues. O casarão com quatro andares reserva nos dois últimos um espaço para shows. Entre os frequentadores, estão músicos que, vez ou outra, sobem ao palco para canjas no fim de noite.
Filial do mais famoso restaurante temático e centro de entretenimento do mundo, o Hard Rock Café Rio conserva a decoração nostálgica, inspirada no rock n'roll, com peças autênticas de vários artistas famosos. Além da gastronomia, a casa traz à noite uma programação musical que muda diariamente, com sons que vão do hip hop ao funk e à música eletrônica, sem esquecer o estilo que é cartão de visita da casa.
Belo Horizonte
Dentre as diversas opções de BH, o Jack Rock Bar entra como uma casa voltada para o som. O local aposta na combinação shows, barzinho e sinuca para atrair clientes. No espaço, uma jukebox com mais de 8.000 músicas de rock e um telão para exibição de videoclipes.
Com temática medieval, o Lord Pub foi inspirada nos bares londrinos, onde os amantes do rock pudessem se encontrar para curtir suas músicas preferidas. De quarta a domingo, diversas atrações musicais apresentam o melhor do rock mineiro. Dentre os artistas consagrados que já passaram pelo lugar, Nasi foi o primeiro, além das bandas Tianastácia e 14 Bis.
Nordeste
Foto: Site oficial/ UK Brasil PUb
Em um ambiente escuro e aconchegante, o UK Brasil Pub é frequentado por quem gosta de ouvir boa música e paquerar em Salvador. A programação divide espaço com vários ritmos, como rock, soul, pop, jazz, MPB e eletrônico. Já em Natal, o Taverna Pub oferece músicas ao vivo diariamente, com bandas que variam entre os estilos pop, rock, blues, reggae e disco, além de DJs que tocam MPB. Inagurada em 1997, a casa tem três ambientes, sendo considerada o bar mais antigo da cidade.
Sul
Filial da casa de Curitiba, o John Bull Pub Florianópolis apresenta shows ao vivo, com grande destaque para o rock e blues, e som dos anos 60 e 70. O espaço conta com um bar, um palco e uma pista para dança, além de um hall ao ar livre. Na capital do Paraná, o Blue Bell Pub presenteia seu público com o que há de melhor em música e diversão. No palco, bandas de rock, pop-rock, samba-rock, jazz e blues. Vale a pena experimentar as tradicionais panquecas, que são especialidade da casa.
Atualizado em 6 Set 2011.