Ano de 1997, início do campeonato de DJs "Hip Hop DJ", organizado por DJ KL Jay (Racionais MCs) e MC Xis. Sempre estive presente assistindo e admirando os DJs de performance que fazem dos toca-discos um verdadeiro instrumento de criatividade, musicalidade e manobras incríveis.
Todo ano eu pensava: quando vou estar lá em cima também?
Comecei a treinar, a me preparar, até 2004, quando entrei no campeonato. Ú-n-i-c-a mulher a disputar contra de 12 a 15 homens, acreditam? Poderia achar legal ser destaque sobre isso. Pelo contrário. Em 2008, comecei a convocar mais meninas para a discotecagem, já que mais nenhuma manifestava interesse ou coragem!
Em 2009, formei o grupo Applebum A crew: Mayra e Simmone, e participei do campeonato DMC Team, conquistando o terceiro lugar no Brasil. Logo, entraram também as DJ Vivian Marques e Tati Laser para somar.
Lançamos o projeto Hip Hop de Salto com oficinas de DJ gratuitas para mulheres, realizadas na escola de DJs e-djs no centro de São Paulo, com a visão de formar mais mulheres DJs dentro do cenário que sempre foi muito masculino.
Para a execução deste projeto, tivemos o apoio do Fundo Elas (instituição que apóia projetos femininos no Brasil todo) e, em seguida, o apoio do Programa Vai da Prefeitura de São Paulo. Aproximadamente 600 inscritas, ou seja, existem meninas interessadas na profissão DJ, porém, sem a informação ou coragem. Este projeto chamou a atenção de varias mídias de jornais, sites importantes e programas de TVs, como: MixTV, TV Brasil, Band, Gazeta e SPTV da Rede Globo.
A cada mês, era realizado um encontro no espaço cultural Ação Educativa, com a apresentação da Applebum e convidados renomados palestrantes, entre eles Rodrigo Brandão (Mamelo - Indie Hip Hop), x Guigo (Chocolate Crew - Clash Club), que compartilharam da experiência de trazer atrações internacionais do rap de fora e a repercussão que rola aqui dentro; MCs Rubia x Lurdes da Luz com o tema "Espaço da mulher no Hip Hop"; os dançarinos Nelson Triunfo x Lu Bauer com o "Break e a dança no Hip Hop".
No último sábado, 4 de dezembro, recebemos os DJs Grand Master Ney e Erick Jay, passado e presente do DJ de baile e de turntablism (performance) no Brasil.
Grand Master Ney, residente do tradicional club Dolores, é DJ há 32 anos e contou um pouco de como começou e dificuldades da época. "Cheguei a ser mandado embora da casa noturna em que trabalhava por aplicar a técnica de mixagem (passagem de uma música para outra), pois alegaram que o publico achava que eu não trocava de música e parecia que era sempre a mesma", diz ele. Ney também contou que foi o primeiro DJ a seguir carreira solo, pois só existiam DJs em equipes de bailes. Ele participou do campeonato DMC Brasil, juntamente com os lendários DJs Cuca, KL Jay, Malboro e DJ Hum chegando a 4ª colocação.
Já o DJ Erick Jay, bi-campeão do DMC Brasil, conta que, ao chegar em Londres para representar nosso país recentemente, os gringos ainda tinham o pensamento de que no Brasil só tem índio. Mas agora, neste último ano, percebeu que os olhares estão diferentes e os gringos enxergam que aqui tem, sim, uma cultura DJ.
Erick também contou da mudança do DMC este ano em que a patrocinadora Technics saiu e, portanto, o campeão não ganha mais os tão sonhados toca-discos de ouro. Podem utilizar o computador com o serato, o que facilita o trabalho dos DJs. O vinil é tão caro.
Após tantas informações dos DJs convidados, o encontro Hip Hop de Salto apresentou as melhores alunas das últimas turmas, que puderam tocar um pouco para o público e receberam seus certificados de conclusão da oficina. Para ampliar, em breve, lançarei um novo projeto para aquelas que percebem que a cultura é para todos(as), mixando Hip Hop com música eletrônica e com todo o bom gosto que a mulher pode ter sem limites!
Leia a coluna anterior da DJ Lisa Bueno:
Novidade no mundo dos DJs
Quem é a colunista: DJ Lisa Bueno, 28 anos, especialista em música eletrônica e hip hop.
O que faz: DJ e produtora executiva da e-djs. DJ residente do stand-up comedy Senta pra Rir, com Diogo Portugal.
Pecado gastronômico: Pizza.
Melhor lugar do Brasil: Onde tenha um par de toca-discos.
O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Jazz.
Fale com ela: [email protected].
Atualizado em 6 Set 2011.