Guia da Semana

Foto: Divulgação/ 3Plus


Requisitado em festas como o Winter Miami Conference, Winter Festival de Gramado e o cruzeiro House Ship, Mario Fischetti foi um dos nomes mais clicados pelo público votante do Skol Beats. Não deu outra. No dia 27 de setembro, um dos DJs de house mais respeitados do país comanda algumas horas de euforia nas tendas do festival. Sua segunda aparição no evento promete ser mais madura, já que a primeira apresentação foi em 2004, dois anos após lançar o remix de Só tinha de ser com você, de Fernanda Porto, que estourou nas rádios do mundo inteiro.

Curioso que, depois desse hit, Mario não fez mais nada com música brasileira. Não foi intencional, já que o DJ pensa em produzir algo com artistas como Black Rio, Marcos Valle e Eumir Deodato. Charles Webster, Bill Weathers, Masters At Work, Sia, Kerri Chandler, Nina Simone, Guy Gerber, Ed Motta, Todd Terry, não saem de seu Ipod.

* * *

GDS Sua primeira participação no Skol Beats foi em 2004. O que mudou de lá para cá em sua carreira?
Foi muito legal participar daquela edição para ganhar maturidade de palco e de festival. Depois daquele Skol Beats, procurei me policiar mais durante a apresentação. Muita coisa mudou em termos de referenciais também. Mais porque música para mim é como moda; você deve absorver e produzir de acordo com tendências. Hoje ouço coisas que eu não ouvia há quatro anos e já consigo ser mais aberto a esses novos formatos. Também acho que conquistei um espaço no mercado. Tento trabalhá-lo e desenvolvê-lo de acordo com o que eu acredito. Hoje produzo música e é com isso que me sustento. Fiz amigos como o Ale [Reis, do Dubshape], China, Edgard, Boghosian, entre outros, que vou levar comigo a vida inteira. É isso é o que vai ficar para mim, na verdade, os amigos!

GDS O que achou da iniciativa do Skol Beats de deixar as escolhas nas mãos do público?
Muito legal e democrático. Serviu também como uma forma de feedback, para saber quais os rumos desse mercado.

GDS Você chegou a votar em alguma categoria? Qual das atrações você quer ver?
Votei nos Internacionais para testar a ferramenta do site. O que eu mais quero ver são os caras do Justice. Já que eles ganharam, estou okay!

GDS O que você anda preparando para o 27 de setembro?
Vai ser um set para festival mesmo, com muita energia. Vou inserir minhas tracks no set com produções que eu gosto muito [surpresa!].

GDS Você costuma participar de programas de rádio ainda?
Só como convidado, não mais apresentando. O mais recente foi na Inside FM, na Argentina. Em agosto faço duas aparições em rádios de Ibiza, vou passar umas férias lá.

Foto: Divulgação/ 3Plus


GDS O que acha da música eletrônica nas FMs?
Acho bem fraca em São Paulo e melhor no sul do país. A coisa aqui está muito vinculada a um mainstream chato. Toca coisa de um ano atrás em relação ao resto do mundo. Na era da Internet, ouvinte não é bobo e o delay não pode ser tão grande. No sul, os programas são descompromissados com mercado, têm muito mais atitude e autenticidade. Saí do ar aqui em São Paulo por isso.

GDS Seu último disco foi lançado em 2007. Tem um próximo em vista?
Esse CD foi um projeto especial no qual eu consegui reunir produções de amigos meus daqui e da Argentina. Foi o embrião do meu selo, ROTATOR MUSIC, e quero lançar mais coisas em breve por ele. O próximo é minha compilação pelo selo 3Plus Talent, que vem com um repertório muito bacana de DJs daqui, como Ale Reis, Paulo Boghosian e Philip Braunstein, além de internacionais de peso. Vai ser uma boa mescla de tracks que eu gosto muito. Tenho produzido bastante também. O trabalho principal está sendo dirigido pelo Tchorta Boratto, que é irmão do Gui. Eu crio as idéias e levo para estúdio dele, ele cria umas coisas sobre meu referencial e desenvolvemos junto. Tenho outros trabalhos solo e um em parceria com André Torquato. Tem outro mais recente com Ale Reis, que ficou lindo, bem na pegada das coisas mais clássicas da house music.

Discografia
2002 Só Tinha de Ser com Você, Fernanda Porto (Fischetti interp.) Mukifo Records
2003 Groovie Junkies feat. Yndea, "Oh Lord!" (Brooklin View Interpretations Mix) Morehouse Records
2004 Brownbag, Brownbag pt.1 (Assalt Records)
2005 Storv, Rotator / Bulldozer
2006 New November, Rotator Music
2006 Airtrack, Rotator
2007 Daxtrack, Rotator
2007 Saved, Rotator

Atualizado em 6 Set 2011.