Por Leonardo Filomeno
Época em que o rock and roll aflorou para o mundo, os Estados Unidos imprimia a moda na cultura ocidental. A revolução comportamental e tecnológica travada no início de Guerra Fria se refletia em um público específico que começava a criar sua identidade. Uma juventude abastada e consumista, onde os garotos se inspiravam no perfil rebelde dos símbolos no cinema, como James Dean ( Juventude Transviada, 1955) e Marlon Brando ( Um bonde Chamado Desejo, 1951) - aderindo ao topete, camiseta branca, blusão de couro e jeans - enquanto as moças copiavam o estilo inocente e sexy de Marilyn Monroe ( Os Homens Preferem as Loiras, 1953; O Pecado Mora ao Lado, 1955) - com saias rodadas, sapatos baixos e suéter.
No país, o final da década reserva a chegada de dois movimentos importantes. Um é a bossa nova, encabeçado por Tom Jobim, Vinícius de Morais e João Gilberto e que tinha influência direta do samba carioca com o jazz americano. O outro veio dos EUA, com Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown combinando o estilo musical criados por negros urbanos (rythm and blues) com a música Gospel. O soul music, entraria com força total no Brasil nos anos 60, nos vocais de Tim Maia, Jorge Benjor e Wilson Simonal.
Cinquenta anos depois, ainda é possível encontrar lugares onde você pode curtir desde um bom hambúrguer com milkshake, no melhor clima de lanchonete americana, a uma apresentação cover de Elvis Presley, Chuck Berry ou Beatles, tudo isso ajudado por uma temática e som que remeta a década de ouro. Confira!
São Paulo
The Clock Rock Bar
Um dos principais redutos do rockabilly da cidade, o local inspirou sua decoração nos bares americanos dos anos 50 e 60. Com clima romântico e dançante, na pista é possível encontrar homens com topetes elaborados e mulheres com vestido de bolinha e rabo de cavalo. As bandas e DJs são fiéis à época e o cardápio acompanha a temática, com hambúrgueres, milk shake e drinque típicos. Antes dos shows começarem, os inexperientes podem fazer aulas básicas dos passos da época.
Little Darling
Pôsteres de grandes astros do rock, chão quadriculado em preto e branco e máquinas de jukebox compõem o ambiente do bar da zona sul paulistana. Há 18 anos, o local é fiel à proposta de trazer os clássicos do r ock and roll dos anos 50 a 70. Nas noites, uma televisão de 1954 exibe as apresentações de grandes ídolos, como Elvis Presley, Beatles, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison, entre outros. A casa oferece uma diversidade de drinques, como o flamejante V8 (mistura de destilados cujos ingredientes não são revelados pelos donos).
Rio de Janeiro
Armazém Carioca
A decoração é inspirada nos anos 50 e o bar tem como proposta atrair desde executivos a estudantes para um animado point com a cara da cidade maravilhosa. Com duas varandas cobertas, bar e lounge, o espaço oferece uma programação variada, com jazz rock e MPB. Entre as opções gastronômicas da casa, destacam-se empadinhas, pastéis de queijo brie e salsichão apimentado. O chope da casa é da marca Leviana.
Zacks
Inaugurado em 2007, a casa tem na decoração filmes de época, desenhos animados espalhadas pela casa, remetendo a lembranças de clássicos. O nome dos pratos sugere título de longas e astros, como a picanha Classic Elvis, o burguer Apolo 11 e o brownie Mega James Brownie. Até o chope grande, O Gordo (500ml), e o pequeno, O Magro (300ml), entram na brincadeira. Enquanto isso, as telas de LCD apresentam diversos shows de cantores consagrados nas duas décadas, como Beatles e Elvis Presley.
Outras cidades
Wonka Bar - Curitiba
Embora a decoração seja em homenagem ao filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, (1971), a casa reúne estilos musicais que vão desde os clássicos do jazz e MPB até o rock alternativo. Dividido em diversos ambiente, o piso superior apresenta um lounge com mesinhas, sofá e bar, para conversar e curtir o som da casa. Na parte de baixo (porão), o som é mais agitado e a iluminação especial, com um piano que ajuda a compor o ambiente. O espaço organiza apresentações de teatro e obras de artistas plásticos.
Crossroads - Curitiba
Com a programação dedicada ao repertório musical, com blues, rock, groove, disco e black music, a casa homenageia os grandes nomes de época. O estabelecimento fica em um antigo imóvel que é considerado por muitos como um dos mais animados de Curitiba. As bandas locais apresentam o que há de melhor neste estilo. Além do espaço da pista e do palco, o bar tem um segundo andar com sofás e área vip, que pode ser reservada para eventos. Para refrescar, a casa recomenda o drinque Crossroads - suco de abacaxi, espumante, leite condensado e vinho tinto.
Chaplin Bar - Florianópolis
Com um mix de restaurante e bar, possui um espaço decorado como um antigo botequim dos anos 50. Localizado no Balneário do Camboriú, tem uma amplo cardápio de petiscos, como porções frias (azeitonas, amendoim, castanha do caju), quentes (lingüiças, calabresa com queijos) além de pastéis e frutos do mar.
Vinnil Cultura Bar - Belo Horizonte
Este local agradável, com duas varandas na altura da copa das árvores, é ideal para quem procura um espaço diferente e especial para se divertir. Música de qualidade sempre está sempre em cartaz, principalmente ritmos como jazz, MPB, blues, chorinho, samba e instrumental.
Atualizado em 1 Dez 2011.