Depois de muitos desalinhos, Britney Spears finalmente emplacou duas músicas nas billboards. Com Gimme More e Piece of Me, do premiado e bem produzido álbum Blackout (2007), a "princesinha do pop" reconquista o público, a crítica e as pistas. Sim, as pistas. Em meio ao boom da cena eletrônica no Brasil, especialmente em São Paulo, a pop music ganha voz nos picapes e fãs maiores de idade. No melhor estilo Maddona, Britney provoca nas letras, nas batidas, na voz sussurrada, nas fotos, nos videoclipes. É disso que vivem as ainda poucas pistas da cena noturna pop: hits provocantes para cantar e se acabar no rebolado.
Piece of Me - Britney Spears |
As vedetes do pop
Aonde ir?
DVNO - Justice |
As festas pop da capital ainda estão um tanto restritas aos clubes underground. Maior representante do gênero, A Lôca monta sua programação com DJs conhecidos pela faceta pop de tornar aquela a festa mais inesquecível da vida de uma pessoa. Entre as noites representantes da classe na casa estão a Tapa na Pantera, residida e promovida pelo DJ Nenê toda terça, e a Grind, do DJ André Pomba, que acontece nos fervidos domingos da casa. Edu Corelli, Mauro Borges e outros da cena também são recorrentes nos flyers da casa. Pomba também promove mensalmente a Meda, em seu clubinho Dynamite, na Vila Madalena. Imagine um set que começa com Spice Girls, passa pelo "uepa!" de Ricky Martin e pelos quadris que não mentem de Shakira. A pista ferve.
Nesse meio underground não é tudo da Billboard que apita. Som refinado e dançante é imprescindível no repertório. DVNO, da dupla francesa Justice (foto), é exemplo disso. Sempre nas setlists de festas pop do mundo inteiro, o hit arrasa no vocal masculino sensual, arrastado a la anos 80, na batida cadenciada e nos efeitos eletrônicos. É de sacudir o corpo de olhos fechados e sorriso estampado, dá até para arriscar uma dancinha colada. Apesar de o duo ter ficado conhecido por suas produções electro (a de maior sucesso, Never Be Alone, em parceria com o Simian Mobile Disco), ele emplacou singles populares, como o D.A.N.C.E, que foi produzido antes de DVNO.
O projeto Gente Bonita, de Alexandre Matias e Luciano Kalatalo, aplica o pop na pista na dosagem certa. Além dos artistas já citados, os DJs tocam LCD Soundsystem, Klaxons, New Young Pony Club, Franz Ferdinand, Iggy Pop, Rolling Stones e até mesmo Roberto Carlos, Paralamas do Sucesso e Rita Lee. Uma mistureba bem pensada de música boa para dançar. A festa inaugurada em 2006 pela dupla acontece todo mês, geralmente aos sábados, no Clube Praga, em Perdizes, e já passou por outros estados, como Rio de Janeiro e Florianópolis.
Outra festa que tem se destacado na cena pop acontece ao lado do Hotel Cambridge. Produzida por uma turma de teatro, a domingueira Gambiarra tem nos picapes os próprios atores, que se reúnem para badalar depois do espetáculo. O repertório tem de tudo também, de Michael Jackson a Lulu Santos.
Serviço
*Trash 80´s - Clube Caravaggio
*Gambiarra - Salvador Dali
*Grind e Tapa na Pantera - A Lôca
*Meda - Dynamite
*Gente Bonita - Clube Praga
Atualizado em 6 Set 2011.