Guia da Semana

Foto: Divulgação/Site Oficial

Uma dos principais atrativos do Veloso Bar é a combinação do chope com a famosa coxinha de frango da casa

Com a mudança para o horário de verão, os hábitos de muitos brasileiros que vivem na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste costumam ser adaptados aos dias com tempo para aproveitar o sol. As pessoas praticam mais esportes, ficam mais tempo no comércio e acabam esticando mais para um happy hour com os amigos, após o trabalho.

O fato é confirmado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (SinHoRes). De acordo com a associação, a expectativa de aumento é de dez por cento, no Estado, comparado com o mesmo período no ano anterior e com a vantagem da economia não estar passando por nenhuma crise. O sindicato completa que o clima mais ameno da época propicia para que as pessoas saiam mais de casa.

O gerente do Veloso Bar, em São Paulo, Teodete de Souza afirma que é visível o crescimento do movimento. "Quando vai chegando o calor, as férias e o final do ano, as pessoas passam a frequentar ainda mais o bar, até para as comemorações de empresas e isso aumenta consideravelmente a movimentação", informa. Souza, como é conhecido pela clientela, revela que a fila de espera também cresce nessa época e que chegam a abrir o bar já com uma lista.

A frequência de pessoas na Cervejaria Devassa, no Rio de Janeiro, chega a aumentar em vinte por cento com a chegada do calor mais intenso, segundo o gerente Eduardo Oliveira. Assim, para ajudar-lhe nessa prazerosa tarefa de escolher um bar para reunir os amigos após o trabalho, o Guia da Semana selecionou os melhores estabelecimentos da sua cidade para um happy hour. Aproveite a chegada do calor e divirta-se!

Foto Divulgação

O Bar D´A Rua possui um abiente que mescla bom-gosto com um estilo despojado e que atrai muitos clientes para o happy hour

São Paulo

Um dos destaques de botecos chiques de São Paulo é o Astor. Sua decoração remete à década de 50 e sua marca é o longo balcão com a grande chopeira de metal, de onde se tira o famoso chope com colarinho espesso, servido na casa.

O Bar D´A Rua oferece um ambiente tradicional e despojado, o que atrai ainda mais os seus clientes para um happy hour. Preservando a identidade de botequim paulista, o estabelecimento oferece típicos petiscos, como a porção de pastéis de bacalhau com cebola dourada, preparados pela chef Adriana Cymes.

Situado na esquina mais famosa de São Paulo: Av. Ipiranga com a Av. São João, o tradicionalismo Bar Brahma ainda é o ponto de encontros para o happy hour de muitos executivos que trabalham na região e dos paulistanos que amam o centro. Para acompanhar os bate-papos, a sugestão é o gelado chope Brahma.

Para quem gosta de um bom boteco, o Veloso Bar é a opção certa. A decoração descontraída foca na temática do futebol e deixa os clientes à vontade para degustarem os chopes acompanhados da famosa coxinha de frango. A fila de espera chega a ser longa, principalmente nos dias com horário de verão.

Rio de Janeiro

O chef César Mattos é quem comanda a cozinha do Boteco VIP e oferece várias iguarias, como o bolinho de feijão branco e o filé mignon grelhado com guarnição para acompanhar o chope ou a caipirinha.

A filial do Flamengo da Cervejaria Devassa é bastante tradicional na capital fluminense por ter sido a pioneira. O chope com espuma farta e cremosa atrai inúmeras pessoas para esticar com amigos, após o trabalho. A chopeira da casa veio da Bélgica e os garçons são treinados com esmero para atender os clientes da melhor maneira.

O botequim carioca, Carlitos, possui mais de uma década de tradição e de qualidade em seus serviços. A casa oferece o que há de melhor na culinária típica e que casa perfeitamente com chope ou cerveja. Na filial da Lapa, ainda é possível admirar dois símbolos da cidade: os Arcos da Lapa e o Circo Voador.

Porto Alegre

Happy hour animado, em Porto Alegre, é no Boris. Em um típico casarão em frente ao Parque da Redenção, o bar conta com show da banda Boris Jazz Band nas noites de terças e sextas-feiras. O chef Pepe Laytano é o responsável pelo menu de petiscos, que acompanham a cerveja.

O bar Parangolé é uma opção alternativa, mas com gastronomia diferenciada e que agrada os gaúchos. Durante a semana, as pessoas se reúnem para um happy hour embalado por músicas ao vivo, com ritmos variados, como chorinho, bolero, samba e MPB. A casa ainda oferece cervejas artesanais e rótulos internacionais, como Stella Artois e Zillertal.

Foto Divulgação

O Carlitos representa o típico boteco carioca, que não precisa nada mais do que bons petiscos e cerveja bem gelada para atrair a clientela

Curitiba

Inspirado nos botequins cariocas, o Hora Extra Bar atrai um público que preza por uma combinação perfeita: petiscos apetitosos, cerveja e boa música. Todas as noites há uma banda diferente que tocam clássicos da MPB.

O Bar do Pudim preserva ares tradicionais desde sua inauguração em 1968 e ainda conta com uma estufa de salgados sobre o balcão. As empadas de frango e de palmito, o bolinho de siri e o croquete de camarão formam uma boa parceria com cerveja para um bate-papo entre amigos.

Brasília

Os três ambientes do Armazém do Ferreira lembram os botequins do Rio de Janeiro da década de 50. A casa oferece um ambiente descontraído e aconchegando aos seus clientes, que se deliciam com o chope cremoso, os mais de 40 petiscos diferenciados e a opção da mesa de frios. Os pratos mais pedidos para o happy hour são a linguiça de formiga e a calabresa com ervas finas.

Espaço amplo e arejado são as características do Bar Monumental. O carro-chefe da casa é o chope, que é proveniente de uma chopeira manual e o barril fica dentro de uma câmara frigorífica. Para beliscar, as linguiças mineiras e a picanha grelhada fatiada são os destaques.

Salvador

Levados pela boemia do bairro Rio Vermelho, os clientes mais animados do Boteco do França podem estender até mais tarde o happy hour, pois a casa fica sempre aberta até o dia clarear. Há uma área interna climatizada e também existem mesas ao ar livre, que são convidativas para essa época de calor.

Localizado no píer do restaurante Trapiche da Adelaide, o Bar da Ponta conta com uma vista inspiradora para a Baía de Todos os Santos e é um dos pontos mais concorridos para o happy hour. Um dos petiscos mais procurados para acompanhar o chope ou a cerveja é o Arrumadinho Trapiche, que é preparado com feijão fradinho, farofa, salada à vinagrete, coentro e carne de sol.

Atualizado em 6 Set 2011.