Guia da Semana

Foto: Divulgação

O Espaço Villa Lobos foi recém-inaugurado e recebe a edição que comemora os 20 anos do club Ministry of Sound

O agito na capital paulista tem nome no dia 12 de agosto. O club noturno sediado em Londres Ministry of Sound comemora 20 anos de tradição e se firma ainda mais como um dos principais selos de música eletrônica do mundo. E no Brasil, uma festa celebra suas duas décadas com um megaevento no Espaço Villa Lobos.

A expectativa é que mais de 150 mil baladeiros prestigiem as festas que ocorrem ao redor do planeta em 2011, totalizando mais de 1.2 milhão de pessoas que curtiram, seja no club londrino, ou em uma das festas da Label no mundo. A fórmula de sucesso é composta por um line-up de peso e uma infraestrutura de deixar os baladeiros de plantão com o queixo caído.

O local do evento é o recém-inaugurado Espaço Villa Lobos e oferece quase dois mil metros quadrados para a galera se jogar. Além disso, a festa conta com um palco 360º de cinco metros de altura, três de diâmetro e 15 de comprimento, no formato de "bolo de LED", que terá ainda três passarelas com iluminações projetadas, decoração exclusiva, projeções virtuais interativas e performances de mágicos e artistas circenses.

Para a edição de São Paulo, no comando dos picapes, quatro atrações de grande porte chamam atenção: o DJ alemão Francesco Diaz, a cantora inglesa Cozi Costi (vocal do David Gueta), o DJ irlandês Shane Kehoe, o DJ brasileiro Paulo Boghosian e a dupla performática Hit2Gether, formada pelos multi-instrumentistas Rey Vercosa e Troy Feliz.

Line-up

O Guia da Semana se antecipou e bateu um papo com duas das principais atrações do evento: o irlandês Shane Kehoe, que atua no cenário internacional há mais de 15 anos, residente de selos consagrados e famoso por dividir os picapes com nomes como Moby, Deep Dish, Erick Morillo e Sander Kleinemberg; e o representante nacional do line-up, Paulo Boghosian, um dos grandes expoentes da house music no Brasil. Confira!

Shane Kehoe

Foto: Reprodução Myspace


Guia da Semana: O que espera do Ministry os Sound aqui no Brasil?
Shane Kehoe: A Ministry of Sound vai para o Brasil há muito tempo. As festas em São Paulo sempre foram incríveis porque os brasileiros entendem a música eletrônica. Toda vez que toquei no país sempre foi uma ótima experiência e não vejo a hora de tocar em São Paulo.

Guia da Semana: O que te motivou a iniciar na carreira de DJ?
Shane: Eu sou DJ desde 1994, praticamente há 18 anos. O que me motivou foi a primeira vez que eu vi um DJ tocando. Tinha 14 anos e fiquei maravilhado com a música, a atmosfera, a fumaça e os lasers. Na época, tratava-se de um novo tipo de festa, com ambiente diferente que iniciou uma nova fase da musica na Europa.

Guia da Semana: Você é considerado uma referência no gênero. Como faz para se manter antenado às novidades do mundo da música?
Shane: Eu acredito que quando se é DJ por tanto tempo acaba aprendendo cada vez mais sobre o ambiente em que atuamos. Eu me atualizo lendo todas as revistas e sites de música e nesse ramo acaba-se fazendo muitos amigos e sempre nos reunimos e discutimos sobre o cenário. Nesses momentos, eu aproveito para mostrar o material que estou bolando para eles me falarem o que acham.

Guia da Semana: O que não pode faltar no seu set?
Shane: Olha, depende do evento e do público. Eu escolho as músicas de acordo com o perfil das pessoas que estarão presentes. Se for algo mais tranquilo, eu toco músicas que se encaixam nesse perfil. Mas se for um warm-up, eu coloco um som mais agitado, ideal para o que as pessoas no local estão procurando.

Guia da Semana: Acredita que as redes sociais e as tecnologias ajudam os DJs?
Shane: Nossa, eu acho que as redes sociais e a tecnologias ferramentas fantásticas. São canais de comunicação incríveis para nós DJs, pois é uma maneira inacreditável de compartilhar o material com os fãs. Ajuda a sabermos o que preparar, já que essas ferramentas facilitam a interação com as pessoas.

Paulo Boghosian

Foto: Reprodução Myspace


Guia da Semana: Preparou algo diferente para o Ministry os Sound?
Paulo Boghosian: Estou há quase dois meses na Europa ouvindo os mais diferentes sons por todo o continente. Chego ao Brasil um dia antes da festa e, com certeza, essa vibe europeia vai me influenciar, o que eu acho ótimo! Além disso, a Ministry of Sound é um club muito especial para mim. Desde o início, da minha carreira frequentei em Londres e esse club esteve presente na minha evolução.

Guia da Semana: Quais foram suas influências para começar a tocar?
Paulo: Foram várias. Quando comecei tinha um movimento funky house muito forte, vindo principalmente de Londres. Nomes como David Morales, Masters at Work, Sandy Rivera e Erick Morillo me influenciaram muito no início. Além disso, eu era vidrado no Danny Tenaglia e nos sets longos da dupla Sasha&Digweed. Fui transitando pelas vertentes do house, encontrando meu estilo e buscando elementos interessantes de cada gênero.

Guia da Semana: O que você escuta quando não está trabalhando?
Paulo: Escuto muito deep house, chill out, e bandas alternativas como The XX, Sia, Gorillaz e Radiohead. Sempre algo suave, porque ajuda a relaxar na vida caótica paulistana.

Guia da Semana: Que tipo de som nunca figura em seu set?
Paulo: Não toco nada do tipo Sweedish House Mafia, Black Eyed Peas, David Guetta, etc. Por um lado, respeito o fato de eles trazerem muita gente que nunca tinha gostado de musica eletrônica para as pistas. Por outro lado, acredito que esse som foge um pouco do house e entra em uma onda mais pop, de rádio. Pessoalmente, prefiro sons mais interessantes e menos óbvios.

Guia da Semana: Como enxerga o mercado da música eletrônica para os brasileiros hoje, ao redor do mundo?
Paulo: O mercado de música eletrônica como um todo tem excesso de oferta. Há uma quantidade absurda de DJs tentando se firmar na cena e está cada vez mais difícil para um novo artista obter destaque e sucesso. Os brasileiros sofrem com isso, porque a maioria deles é relativamente nova. Porém, acho que já vimos uma grande evolução e temos alguns artistas com bastante destaque internacional, como Gui Boratto, Meme, Wehbba, Marky, entre outros.

Serviço:
Local: Espaço Villa Lobos - São Paulo/SP
Endereço: Av. Gonçalo Madeira, 209 - Jaguaré
Data: 12 de agosto de 2011
Horário: Sexta, 21h.
Preço: R$ 70,00 a R$ 300,00.
Site oficial: www.mosbrasil.com

Atualizado em 1 Dez 2011.