Guia da Semana

A 32ª Mostra Internacional de São Paulo, que acontece entre 17 e 30 de outubro, será marcada por uma homenagem ao cineasta sueco Ingmar Bergman. Haverá uma retrospectiva com filmes raros do diretor, além de uma exposição fotográfica e o relançamento de sua autobiografia. O cineasta japonês Kihachi Okamoto, que influenciou Quentin Tarantino e Jim Jarmusch, também terá destaque no evento.

Na abertura da mostra será exibido o longa Terra Vermelha, de Marco Bechis, uma produção ítalo-brasileira que retrata a violenta disputa por terras entre índios guaranis e fazendeiros no Mato Grosso do Sul. Embora a programação completa ainda não tenha sido divulgada, é certo que filmes de sucesso do Festival do Rio também venham para São Paulo, como Queime Depois de Ler, dos irmãos Joel e Ethan Coen; O Silêncio de Lorna, de Luc e Jean-Pierre Dardenne; Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen; Katyn, de Andrzej Wajda; além dos brasileiros Feliz Natal, do Selton Mello; Última Parada 174, de Bruno Barreto; e A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele.

Será realizada uma exibição especial da série Berlin Alexanderplatz, de Rainer Werner Fassbinder, com duração total de 15 horas. A edição deste ano também terá um workshop de direção com o argentino Pablo Trapero, autor de Família Rodante e Leonera, seu longa mais recente, que participa da mostra. Para o encerramento, está programado um show com a atriz e cantora portuguesa Maria de Medeiros, que apresentará canções de seu disco, A Little More Blue, em que interpreta composições de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil.

Para conferir todas as salas e horários, acesse o site oficial da Mostra de Cinema de São Paulo.

Atualizado em 6 Set 2011.