Mesmo aqueles que não simpatizam com o ritmo, dificilmente, conseguem ficar parados ao ouvir as batidas do samba-rock, estilo musical que mistura movimentos do rock and roll com passos do samba de gafieira. Como não poderia ser diferente, essa junção bem abrasileirada resultou em um ritmo convidativo e dançante que hoje domina diversas casas noturnas em todo país.
O gênero nasceu por volta dos anos 70 e popularizou-se por meio de festivais que aconteciam periferias de São Paulo e do Rio de Janeiro. Entre os artistas, Jorge Ben destaca-se como um dos grandes precursores do estilo que já foi chamado de sambalanço, swing e rock samba. Hoje, artistas internacionais também são adeptos desse gênero, como é o caso da cantora Brenda Lee.
Confira quais são os lugares onde o samba-rock é a grande estrela e rodopie a noite inteira!
São Paulo
Grazie a dio
O bar e restaurante Grazie a dio é uma das referências do bairro Vila Madalena quando o assunto é samba-rock. Toda noite, há uma atração musical ao vivo diferenciada, mas as tradicionais domingueiras de samba-rock são o destaque. Geralmente, aos domingos, a banda SambaSonics conduz a galera com um som contagiante. Para saciar a fome, há pratos da culinária mediterrânea, como o penne Grazie, feito com molho à base de tomate, tiras de filé mignon, azeitonas pretas e berinjela.
Foto: Divulgação
Antiga casa de espetáculos, Teatro Mars tornou-se um reduto paulistano de amantes de samba-rock
Teatro Mars
Com uma concepção arquitetônica diferenciada, o Teatro Mars foi palco de peças de sucesso na década de 90, como o único espetáculo de teatro já dirigido por Hector Babenco, Fool for Love, de Sam Sheppard, com Edson Celulari, Xuxa Lopes e Antonio Caloni no elenco. Hoje, o imenso espaço no Bixiga abriga uma balada samba-rock frequentada por dançarinos, professores e entusiastas do ritmo, que giram a noite toda ao lado do palco.
Diquinta
Conhecida por promover muita ferveção nas noites de quinta-feira, a casa é uma boa opção para quem quer curtir samba-rock até a alta madrugada. De quinta a sábado, os DJs residentes Chicão e Tadeu costumam fazer o galpão na vIla Leopoldina ferver ao som de samba-rock, MPB, samba, funk, soul e black. Para embalar o clima, o Diquinta conta com um ambiente agradável e uma decoração descolada, que fazem com que o amplo espaço do Diquinta fique mais acolhedor.
Rio de Janeiro
Casa Rosa
Considerada um ponto histórico do Bairro das Laranjeiras, a Casa Rosa é hoje um movimentado centro de estudo e divulgação da cultura brasileira. Nos finais de semana, o espaço oferece diversas atrações musicais, como grupos de samba-rock, forró, MPB, chorinho e música regional. Além disso, todo domingo, o centro cultural promove o Projeto Raízes, uma roda de samba super badalada acompanhada por feijoada. Depois, DJs assumem a pista com muito samba-rock e black music.
Bom Sujeito
A proposta do Bom Sujeito é levar a tradição do samba e o clima da boemia à Barra da Tijuca por meio de uma rica programação musical ao vivo, que às vezes traz atrações de samba-rock. Instalado num casarão que remete às antigas casas da Cidade do Samba, o bar tem em suas paredes quadros das maiores personalidades da história do ritmo. Do partido alto ao samba de raiz, do chorinho ao maxixe, o palco da casa privilegia, antes de tudo, os ritmos brasileiros.
Rio Scenarium
Quem quer dançar a noite toda encontra no Rio Scenarium o lugar certo. Misto de antiquário e casa de shows, o local é voltado às vertentes do samba e do forró. Localizado no centro histórico do Rio, o Pavilhão da Cultura, como é chamado, recebe, cerca de duas mil pessoas nos finais de semana. Além do agito e das atrações musicais de alta qualidade, o espaço é uma festa para os olhos. Ao entrar no prédio, o visitante encontra objetos inusitados: cadeiras de várias décadas, registradoras antigas e uma pharmácia homeopática da década de 30.
Belo Horizonte
Oficina D´Idéias
De terça a sábado, DJs comandam o som da casa e animam os freqüentadores com samba-rock, MPB, jazz, bossa, black e pop. O lugar foi projetado para ser um escritório de decoração e, por isso, conta com paredes de cores e obras nas paredes. Para embalar a noite, o cardápio oferece o frango ao gergelim com geleia de pimenta e filé-mignon com molho barbecue. Para beber, a sugestão é o drinque Oficina D´Idéias, que mistura tequila, licor de pequi, suco de abacaxi, xarope de morango e sorvete de creme.
Porto Alegre
Foto: Site Oficial
No Bongô, em Porto Alegre, há samba-rock ao vivo toda quinta
Bongô Bar
Toda quinta, o Bongô Bar reserva a noite só para o samba-rock ao vivo. A decoração do local embala o clima dançante, já que é toda voltada para o universo da música. No cardápio, há pratos variados pratos, com destaque para o sanduíche Bangô (pão ciabata, frango, abacate e bacon, acompanhado de salada de alface, tomate e cebola roxa grelhada). Para beber, há cervejas nacionais e importadas, uísques, cachaças, vinhos de diferentes nacionalidades, entre outras opções.
Pé Palito
Antigo antiquário, o Pé Palito hoje é uma casa noturna conhecida dos fãs de sambar-rock. A seleção musical é feita pelo DJ Fred, que também toca samba, forró, bossa nova, black nacional, entre outros ritmos brasileiros. Além disso, toda quinta rola som ao vivo para animar a galera. O ambiente da casa é agradável e a decoração exibe grafites nas paredes e móveis antigos.
Nega Frida
Instalado em um prédio histórico com ambientação rústica decorada por obras de arte, o Nega Frida atrai jovens que querem curtir samba-rock a noite toda. A programação musical também conta com outros ritmos, como elétro-samba, rock, MPB e black music. Em relação à parte gastronômica, a casa também não deixa a desejar. Os destaques do cardápio são os sanduíches abertos e tábua de frios. Para acompanhar, há cervejas, uísques, caipirinhas e energéticos.
Atualizado em 10 Abr 2012.