Foto: Divulgação |
Um dos DJs mais importantes que há é o DJ que abre a festa, a pista ou o evento para a atração principal. Porém, muitos não querem esta responsabilidade por entenderem que não são quem o público aguarda para a noite. Isso é até compreensivo, mas não existe uma atração principal que nunca tenha feito um Warm Up no início de sua carreira.
Explicando: um Warm Up, ou esquenta, bem feito é o sucesso de um evento, é a escolha certa de quem abre e o que tocará até a apresentação principal. Tudo isso é fundamental para o desempenho do restante do evento e também para a aceitação do público. É o mesmo que acontece em shows grandes, em que há uma banda que abre e depois vem a principal.
Quem faz o Warm Up deve ter o feeling para saber o que aquele público está fazendo ali e prepará-lo para receber a atração principal. Um bom planejamento faz toda a diferença neste momento, caso contrário, não fica legal colocar um Warm Up de um DJ de Trance, sendo que depois vem um DJ de Black Music e vice-versa. Isso não dá o resultado esperado, apesar de, às vezes, o público corresponder, mas o ideal seria tentar atingir a perfeição com estilos que sejam inteiramente de acordo com a atração principal.
Hoje, já há DJs especializados somente em fazer aberturas para atrações principais, sejam
DJs ou bandas. Esses profissionais não possuem segmentos e se encaixam em qualquer situação para fazer o esquenta para a galera que aguarda o momento principal.
Esta é mais uma opção dos DJs que, na maioria das vezes, não podem ficar até tarde tocando, porque trabalharam durante o dia em outros empregos e precisam acordar cedo.
O desempenho de um DJ que faz o Warm Up é diretamente ligado ao seu conhecimento e deve estar atento a tudo o que acontece em cada música que ele coloca, pois o início de todo evento é a parte mais delicada da festa. É preciso animar a galera e, dependendo do que se toca, na pista pode representar cansaço, desânimo e um público irritado e quando a atração principal se apresenta, não entra com a pista fervendo e entusiasmada.
É tudo uma questão psicológica. Enquanto o DJ do Warm Up muitas vezes faz um set de
improvisos, a atração principal já chega com um set ensaiado. Diferença básica entre as duas partes. Ambos têm o seu valor e são muito importantes para o sucesso de um evento, portanto, devem ser escolhidos e planejados com muita atenção.
O DJ do Warm Up pode ser o fogo que ascende o pavio para uma apresentação principal de muito sucesso, mas também pode ser a água que molha o mesmo pavio.
Leia as colunas anteriores do DJ Fabio Reder:
Os X DJ`s
Precoces
E-Music X E-Music
Quem é o colunista: DJ há 18 anos, produtor musical há três anos, divulgador de musicas para rádios desde 1997.
O que faz: DJ, produtor de música eletrônica e empresário do ramo de Rádio.
Pecado gastronômico: Lasanha e Pavê de Sonho de Valsa.
Melhor lugar do Brasil: Meu estúdio de produção musical.
O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Musica eletrônica e diversos outros estilos que contenham letras bacanas e melodias.
Fale com ele: [email protected] ou acesse o site do colunista!
Atualizado em 12 Set 2011.