O Conversa Fiada é uma ótima opção para tomar um chopp com os amigos
Berço da boemia carioca e reduto de artistas, a Lapa exibe um belíssimo sincretismo cultural e musical em um dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro. Apesar da diversidade da região, o que chama mesmo atenção são os charmosos casarões e pequenos botequins que revelam toda a poesia da cidade.
Em um espaço com três andares, interligado por um antigo elevador panorâmico, o Rio Scenarium conta com programação impecável de shows com os principais expoentes da música popular brasileira. Outro casarão histórico que faz sucesso é o Estrela da Lapa, que traz além do estilo brasileiríssimo, bandas de rock, blues e até black music.
Mas se você quer mesmo é ouvir um bom samba, o Carioca da Gema é um dos mais tradicionais. O Bar do Ernesto é a boa pedida para quem procura um botequim e o Lapa 40º, se a ideia é um ambiente multifacetado, que reúne mesas de sinuca, som ao vivo e gafieira.
Saindo da Lapa e indo para a badalada Copacabana, o Mariuzinn reúne gente bonita arrumadinha em busca de paquera, e a Fosfobox, o público GLS em uma das pistas mais animadas do bairro. Se o destino for Ipanema, dois bons lugares para saborear um bom chopp é o Conversa Fiada e o Astor, que faz jus à fama criada pela filial em São Paulo.
No Leblon, o Bar da Praia carrega a boa reputação das baladas de hotéis, com direito a uma vista deslumbrante e um clima que remete a Búzios. Para dançar ao som de pop-rock, a dica é o Melt, que fica em uma das quadras mais movimentadas do bairro. Já a tradicional casa de funk carioca é o Castelo das Pedras, que fica na zona oeste do Rio.
Atualizado em 6 Set 2011.