Foto: Getty Images |
Na coluna da semana passada eu falei que o underground está na moda. Isso não é nenhuma novidade. De tempos em tempos tudo aquilo que está longe dos olhos da mídia, vem à tona e se populariza. Ou não. Afinal, nem tudo que circula na imprensa acaba sendo aceito pelas pessoas e acaba virando piada interna de jornalista. A recusa em aceitar o que é mainstream faz parte de um comportamento que busca ser diferente, exclusivo. E o que isso tem a ver com a noite, com as baladas? Tudo a ver.
Na minha opinião, existem dois tipos de comportamento na balada: aquele das pessoas que vão atrás das outras, seja na hora de escolher o lugar para sair até a roupa que vai usar, e, as pessoas que tentam agir diferente - e que acabam agindo igual a um monte de gente. Esses que querem ser diferentes, sempre existiram. Porém, com a popularização da internet ficou cada dia mais difícil fazer coisas exclusivas. Afinal, tudo está disponível para todos que procuram pelas informações. Sabe aquele boteco que só você e seus amigos iam? Já era. Está num blog sobre bares da cidade. O conceito de clubinho privê é outro que sumiu do mapa. Sem nem abrir as portas, algumas baladas já são hype somente porque foram citadas em algum influente entre o "povo da noite".
Quando eu comecei a sair para as baladas, a principal maneira de ficar sabendo dos lugares era pela indicação de amigos. Estou falando de lugares que não eram conhecidos de grande parte das pessoas. Hoje, qualquer muquifo tem um site e a divulgação é amplificada. Não sou saudosista, mas me parecia muito mais charmoso quando as baladas não eram tão divulgadas. Era como se somente as pessoas que tinham a ver com o lugar freqüentavam a balada. Não havia tantos aventureiros. Pode parecer preconceituoso, mas era legal ter um clubinho prive, para curtir somente com seus amigos. Que tempo bom, que não volta nunca mais.
Quem é o colunista: Eu? Eu sou o Luiz Pattoli.
O que faz: Jornalista, andarilho e editor do www.churrascogrego.com.br
Pecado gastronômico: Vindo com saúde, eu traço.
Melhor lugar do Brasil: O estádio da Rua Javari.
Fale com ele: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.