Guia da Semana

Por Carmen Moreira




Depois de arrastar uma multidão pelas ruas de São Paulo, a Parada do Orgulho GLBT chega ao Rio para sua 10ª edição no domingo, dia 26. O Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual (www.arco-iris.org.br), ONG responsável pela realização do evento, programou várias novidades para este ano, mas a principal será a mudança na direção da Parada do Orgulho Rio: a concentração será a partir das 13 horas no Posto 06 (em frente ao Hotel Softel) e o desfile seguirá até o Posto 1 (perto do Hotel Meridien). O show de encerramento será na Praia do Leme. De acordo com o presidente do grupo Arco-Íris, Cláudio Nascimento, essa mudança foi necessária para atender o tamanho do evento. Em 2004 foram 600 mil pessoas. Para 2005, a expectativa é de superar esse número e reunir muito mais gente. O novo itinerário da Parada do Orgulho GLBT-Rio será melhor em termos operacionais, facilitando o acesso ao local do show.

A praia de Copacabana vai receber muita música, descontração e mensagens de apoio à promoção dos direitos humanos da população GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). Ao todo, o evento terá vários trios elétricos, muitos deles reunindo autoridades, artistas, personalidades, ativistas de todo o Brasil e convidados internacionais - como os integrantes do Coral Gay de Tucson (EUA), que estarão na cidade para apresentação na abertura da Programação Oficial da Parada. Outra atração cultural de destaque será o show de encerramento com Nando Reis & Os Infernais que, devido a mudança no sentido da Parada, vai acontecer na Praia do Leme próximo ao Hotel Meridien.

Considerada hoje a segunda maior Parada GLBT da América Latina, a Parada do Orgulho GLBT-Rio está associada à organização, liberdade, alegria, direitos humanos, justiça social e pacifismo. Depois do Reveillon e Carnaval carioca, a Parada do Orgulho GLBT-Rio é o maior evento promovido na cidade e conta com o apoio de diversos setores da sociedade, classe artística, instituições culturais, ONG, movimentos sociais, Governos Federal e Municipal.

Segundo Cláudio Nascimento, a Parada do Orgulho GLBT-Rio estará organizada dentro do tema O direito de amar quem quiser - União Civil Já, defendendo a aprovação do projeto de Lei 1.151, de 1995, que institui a União Civil para pessoas do mesmo sexo e a importância do projeto de Lei 5.003, de 2001, que reconhece como crime a discriminação contra Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros. A campanha da Parada do Orgulho-Rio pretende ainda destacar a importância da efetivação do princípio de Estado Laico - onde o Estado e seus governantes devem administrar ações e políticas para toda a sociedade sem discriminações, desvinculando-se de setores religiosos.

Atualizado em 6 Set 2011.