Guia da Semana

Foto: Getty Images

O fim de ano está chegando e você quer dar aquela festa em casa? Para ajudar, o Guia da Semana conversou com quem entende do assunto. O empresário Bruno Chateaubriand é anfitrião, ao lado de André Ramos, de uma das maiores festas de Réveillon do Rio de Janeiro. O apartamento em que moram, no tradicional Edifício Chopin, em Copacabana, é famoso pelos eventos com requinte na decoração e riqueza de detalhes, e que contam com a presença da alta sociedade carioca. Aliás, Bruno está prestes a lançar o livro Festas Chiques e Baratas, em abril de 2009 (claro, com festa!).

Para uma festa chamativa em casa, a primeira dica a se fazer é escolher um tema. "Festas com tema são as melhores! As pessoas entram no clima antes mesmo da festa começar", diz Bruno. Depois, na hora de convidar as pessoas, convide cerca de 20% a mais da capacidade da casa, entendendo que as algumas pessoas já têm compromissos e não comparecerão.

Os preparativos de música, comida e segurança dependerão do tamanho da sua casa. Uma festa para mais de 100 pessoas deverá ter um DJ, comida de bufê e alguns seguranças contratados. "Segurança, só em festa grande. Afinal, fica meio intimidador você dar de cara com um ´armário´ na porta da sua casa", afirma Bruno.

Os seguranças não são somente para os convidados, mas também para a sua casa. Mesmo que a sua festa tenha muito mais amigos do que desconhecidos, é importante primar por alguns detalhes. "Tire objetos pequenos e deixe sempre o convidado à vontade. Não se deve colocar aquela taça que sua bisavó deu de presente, pois se ela quebrar você vai pagar o mico de chorar", ensina Bruno.

E a "depredação" involuntária da sua casa pode começar justamente no abuso do álcool. O empresário explica que o melhor a se fazer não é evitar as bebidas alcoólicas, e sim evitar de misturá-las. Ele, por exemplo, só dá duas opções de bebidas a seus convidados, champanhe e uísque (principalmente aos mais velhos). "Mas festa tem cara de borbulhas de champanhe", diz, cheio de classe, um dos anfitriões mais famosos do Rio.

Muitos dizem que a tática de convidar até os vizinhos mais chatos para sua festa evita as reclamações de moradores. Para Bruno, o convite não se trata de tática, mas sim uma questão de educação e respeito com os vizinhos, que também fazem parte de uma grande família.

No livro, uma das estratégias mais curiosas é uma para pegar bisbilhoteiros. Encha o seu armário do banheiro com bolas de gude. Assim, quando um convidado tentar abrir a porta do armário para fuxicar o que há dentro, as bolas de gude caem, fazendo um grande barulho e "entregando" o curioso. "Essa brincadeira faz parte da festa. Mas o resto você vai ler no livro, com muitas gafes, é claro", diverte-se Bruno.

Bruno Chateaubriand

Foto: Arquivo Pessoal

Aos 33 anos, Bruno Chateaubriand tem uma empresa de eventos e outra de consultoria de imagem ligada ao mercado comercial. Formado em jornalismo, foi repórter de Amaury Jr. e do programa "Viva a Noite", do SBT. Atualmente escreve para três revistas nacionais: Go Where, Inesquecível Casamento e Sim. Quando perguntado sobre sua volta ao jornalismo, ele não dá pistas: "Volto em breve e você vai saber...".

Bruno foi atleta e seis vezes campeão brasileiro de ginástica. "Continuo a praticar no Flamengo três vezes por semana. Fico de cabeça para baixo sempre que posso". Também já foi empresário dos irmãos Daniela e Diego Hypolito, dos quais continua amigo. Sua paixão pela leitura é conhecida. Vendo que sua coleção só aumentava, teve a idéia de sortear os livros em seu blog, para dividi-los com quem tenha interesse.

Em janeiro de 2008, concedeu entrevista à revista Veja, muito repercutida, na qual falou do seu homossexualismo e de preconceito. Ele mora com seu parceiro, o empresário André Ramos, há mais de dez anos. "Não me arrependo de nada do que disse ali, essa mesma entrevista só me trouxe bons frutos".

Curiosidades de Bruno Chateau
? Bruno tem parentesco com o grande empresário das comunicações Assis Chateaubriand. "O meu nome todo é Bruno Chateaubriand Diniz Weissmann. Meu bisavô Chateaubriand Bandeira de Melo era tio do Assis Chateaubriand, primo em primeiro grau da minha avó materna".

? O programa Pânico na TV, da Rede TV!, já "invadiu" algumas das festas de Bruno. Mas o empresário diz não desgostar dos humoristas: "Fazem parte da facção do humor trash, é o trabalho deles, uma audiência baseada na humilhação alheia. Mas gosto deles como pessoas, sem a câmera ligada. Acho o Christian Pior o melhor deles no momento".

? E quais são as festas inesquecíveis do especialista em festas? "Meus 30 anos e meu último Réveillon".

? Bruno Chateaubriand é uma pessoa hedonista? "De forma alguma, apesar de classificar o carioca o povo mais hedonista do mundo... Com essa praia quem não quer uma vida de prazeres?".

? Em 2008, Bruno aceitou um convite para ser jurado do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro na categoria "Alegoria e Adereços". A nota 9,2 causou muitos protestos de um diretor da Mocidade, que o agrediu verbalmente por meio da imprensa. Na época, Bruno disse que nunca mais seria julgador.

"Não fui desrespeitado, apenas acho impossível julgar a paixão de um povo e os recursos para o julgamento são muito relativos. Como se julga uma alegoria pela metade? Você só vê o lado direito. E o esquerdo, como fica? Aliás, acho que as notas deveriam ser divulgadas na hora do desfile, assim a agremiação poderia entrar com um recurso e imagens poderiam ser utilizadas para tal justificativa", analisa hoje.

Atualizado em 6 Set 2011.