Os Top DJs agitam as pistas do mundo e fazem a alegria da galera. Com estilos bem particulares, eles criam tendências e chamam atenção não só de quem se joga na balada, mas também de importantes artistas, o que resulta em grandes parcerias.
Para tanto, os DJs garantem que é preciso estar ligado nas novidades musicais para manter-se atualizado e consolidar trabalhos com alta aceitação do público.
Quer saber mais sobre os mestres das pistas? Então confira abaixo a lista dos 10 principais DJs do mundo e as características que os levaram ao topo.
1. Armin Van Buuren
O holandês ganhou o título em 2010 e ficou muito feliz. “Inacreditável, cara”, disse à revista DJ Mag, especializada no ramo. Sua especialidade é a trance music – ele é considerado a maior autoridade do gênero no mundo. O DJ também toca muito bem o estilo progressive, sempre com um toque de house. Surgiu na cena mundial em 2001, quando ficou em 27º na eleição da mesma revista. Pouco tempo depois, estava no topo da lista.
2. David Guetta
Ganhador do prêmio Grammy, o francês, que também é produtor musical, tem no house seu estilo preferido. Seu trabalho é bem conhecido por participar da composição musical de várias bandas e cantores, como Chris Willis, Cozi Costi, Kelly Rowland, Akon e Will.i.am. Foi ele quem produziu I Gotta Feeling do Black Eyed Peas, que foi sucesso no mundo todo. “Passo todos os dias produzindo músicas e, na maioria das noites, eu as toco”, diz.
3. Tiësto
Ele foi o primeiro DJ a tocar na abertura de uma Olimpíada – isso aconteceu nos jogos de Atenas, em 2004. O holandês Tijs Michiel Verwest já ganhou o título de melhor DJ da revista por três anos seguidos, entre 2002 e 2004. Em se tratando de estilo, ele mudou da pegada trance para se especializar no house em 2009, no lançamento do seu novo CD, Kaleidoscope. “Não gostava mais de tocar trance, passou a soar a mesma coisa para mim. Estou ainda aprendendo e experimentando o house”, explica.
4. Deadmau5
O canadense Joel Zimmerman, especialista em house e electro house, sempre toca com uma máscara que lembra o personagem Mickey Mouse – não à toa, ele também é chamado de Dead Mouse. O DJ, além de encarar as pistas, também virou personagem do game DJ Hero 2, com a música Ghosts ‘n’ Stuff. E um detalhe chama a atenção: ele é tímido. “Nunca vou me acostumar com isso, especialmente quando eu estou rodeado pelos meus ultratalentosos parceiros”, conta.
5. Above & Beyond
Eles são, na verdade, um trio de DJs e produtores musicais, cuja especialidade é o trance. Os ingleses Tony McGuinness e Jono Grant, junto com o finlandês Paavo Olavi Siljamäki já remixaram músicas para Madonna, Britney Spears e Dido. Além das mixagens, eles também se dedicam às composições. “Gostamos de pensar que somos, antes de mais nadas, compositores”, diz Paavo.
6. Paul Van Dyk
O alemão começou a produzir seus sets ainda no começo dos anos 90, usando velhas vitrolas, e com seus primeiros remixes cativou vários cantores – já produziu músicas de Inspiral Carpets, Sven Väth, Curve e New Order. “Amamos o que fazemos e cada música que lançamos. É assim que ficamos atualizados. Nossas antenas estão em alerta o tempo todo”, contou.
7. Gareth Emery
Ele é um dos especialistas em mixar trance com progressive. O inglês lançou seu primeiro CD em 2010 e, desde então, seu som está cada vez mais conhecido, resultado de trabalho duro e muita atenção ao que rola no meio musical. “Antes, eu tinha quatro ou cinco músicas nas quais eu trabalhava por cinco meses. Mas percebi que elas não estariam atualizadas, por isso tive que trabalhar muito para produzi-las em menos tempo”, diz.
8. Markus Schulz
Sua especialidade é o trance, e o alemão já remixou músicas de Depeche Mode, Madonna, Everything But The Girl, Jewel, Oceanlab, Gabriel & Dresden, Télépopmusik, Fat Boy Slim, Miro, Book of Love, e Blue Amazon. E ele trabalha duro: já chegou a tocar três vezes em 24 horas. Mas não se arrepende de ter escolhido a carreira de DJ. “É para isso que eu vim para esse planeta. Antes, eu me perguntava como teria sido se eu tivesse estudado Direito. Hoje eu não faço mais isso”, diz.
9. Ferry Corsten
O holandês é um DJ muito requisitado para tocar nas casas do mundo todo e gosta de misturar gêneros, como electro com techno, e seus favoritos trance e o house. “House é uma música mais quente e tem aquela pegada de festa. O trance é mais melódico, então é muito bom quando esses dois gêneros se encontram: eles criam espaço para todo mundo”, explica.
10. Axwell
Também conhecido como Axel Hedfors, o sueco já produziu remixes para Madonna, Moby, Nelly Furtado, Bob Sinclar, Pharrell, Usher, Deep Dish, Roger Sanchez, The Temper Trap e Eric Prydz. Seu single “One” despontou nas paradas em 2010 e até hoje faz muito sucesso. “Chega a ser amedrontador, de uma forma boa, ver como esse hit cresceu, e tocar na noite e ver a pista toda agitada”, diz.
Atualizado em 25 Out 2011.