Foto: Divulgação |
Estava navegando pela internet à procura de novidades e eis que, depois de algum tempo, bati de frente com um site estranho, que trazia uma logomarca diferente: três letras dentro de uma televisão com algumas bolas formando uma espécie de ligação. Mas o que me chamou mais a atenção foram as letras XDJ's dentro dos quadros. Então resolvi correr atrás de alguma informação a respeito daquilo.
Depois de alguns dias pesquisando, quase sem nenhuma novidade, consegui chegar por acaso a uma pessoa que me explicou um pouco do que seria o XDJ's. De acordo com ela, com que correspondi por e-mail, esta logomarca faz parte de um novo projeto de música eletrônica bastante curioso, mas diferente de tudo o que conhecemos.
Quando digo tudo, digo com propriedade, porque depois de ler o que ele escreveu, procurei em vários canais na internet e não achei nada parecido.
Pois bem, XDJ's no site, é escrito, na verdade, X DJ's (com a letra X separada do restante), com todas lidas em inglês. Porém, o projeto é totalmente brasileiro. Até aí, parece que não há surpresas, mas isso é só o começo, porque, de acordo com as informações que consegui, é um projeto com três Top DJs conhecidos, tocando juntos e "ao mesmo tempo".
Eu perguntei se eles tocam juntos da mesma forma que Chemical Brothers, 2 Many DJs ou com performances do tipo DMC. A resposta foi direta "Não, nada disso".
São três Top DJs conhecidos, que tocam ao mesmo tempo, como se fosse um set de DJ mesmo, com versões exclusivas, diferentes, de forma dinâmica e com equipamentos que se chamam Xponents. Neste caso, ainda não me pareceu nada de mais, sendo que em muitas batalhas de DJs isso já acontece. Mas fui surpreendido com as novidades que consegui com esta fonte por e-mail:
- os DJs tocam com todos os canais abertos, interagem entre si e com a pista. Enquanto um toca, os outros dois participam de outras formas;
- usando computadores, eles prometem também mixar vídeos com áudios sem mudar o sistema ou usar outros equipamentos. O que me deixou mais impressionado e curioso aconteceu quando perguntei quem eram estes DJs que fariam todo este trabalho.
Além disso, no e-mail estava escrito: "Você provavelmente sabe quem são eles, já deve ter conversado ou tocado com eles, vai futuramente falar ou tocar com eles novamente, mas nunca saberá que eles são os X DJ's".
Fiquei P... da vida com essa resposta, mas depois entrei na alma da coisa, pois eles querem divulgar algo diferente, que nunca foi mostrado. Então, qual seria a graça de fazer isso e todos os conhecerem. Mais ou menos como o Mr. M, dedurava as mágicas. Mas se ele mostrasse seu rosto, acabaria o mistério e ele não poderia mais usar isso.
A pessoa que falou comigo por e-mail disse que os DJs (mulheres ou homens) definiram uma roupa específica que não mostrará muito do corpo deles. Um dos motivos para isso é mostrar que o público vai para as baladas eletrônicas mesmo sem um rosto bonito, um corpo bombado ou um artista famoso. Eles querem mostrar a essência da música eletrônica como ela é. Nisso estou de pleno acordo, desde que não se tornem palhaços com coisas estranhas e coloridas.
A primeira vista parece que isso não vai acontecer só pela escolha das cores preta e branca. Sou DJ há quase 20 anos e nunca vi nada parecido com o que farão e estou muito interessado em saber mais sobre esta ideia inovadora.
Caso queira saber mais sobre eles, clique aqui e veja o que encontrei. Não há muitas informações, mas parece que este projeto promete ser muito interessante.
Leia as colunas anteriores do DJ Fabio Reder:
Precoces
E-Music X E-Music
Muito mais emoção
Quem é o colunista: DJ há 18 anos, produtor musical há três anos, divulgador de musicas para rádios desde 1997.
O que faz: DJ, produtor de música eletrônica e empresário do ramo de Rádio.
Pecado gastronômico: Lasanha e Pavê de Sonho de Valsa.
Melhor lugar do Brasil: Meu estúdio de produção musical.
O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Musica eletrônica e diversos outros estilos que contenham letras bacanas e melodias.
Fale com ele: [email protected] ou acesse o site do colunista!
Atualizado em 6 Set 2011.