Uma rave se caracteriza por ser um grande evento, com música o tempo todo e que consegue reunir milhares de pessoas de várias tribos. Uma rave indiana não seria diferente: o Mantra Yoga Festival, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, na Fazenda Nova Gokula, em Pindamonhangaba (160 km de São Paulo), segue a mesma cartilha - mas, no lugar do som bate-estaca, são os mantras e as danças tradicionais que dão o tom.
"A grande atração é ter 24 horas ininterruptas de música ao vivo, com mais de 30 grupos, que vão se revezando", conta Onival de Souza, organizador do festival. Tudo começa na entrada da fazenda. Um grupo de monitores mostra os pontos turísticos da fazenda que, segundo Souza, é um pedaço da Índia no Brasil. Assim que o passeio termina, os visitantes vão para o templo, onde rolam as apresentações. "São todos shows com entoação de mantras. As pessoas chegam ao templo e são orientadas sobre qual o tipo de mantra está sendo cantado", conta.
É o que ele chama de mantraterapia, para a meditação dos praticantes - ou não - de ioga. Os cânticos tradicionais indianos trazem seus instrumentos típicos, como o harmônio, uma espécie de acordeão tocado no solo, e a mridanga, um tambor que é tocado dos dois lados. No Mantra Yoga Festival, o show ainda conta com a participação de guitarras, contrabaixos e saxofones - uma mistura que dá muito certo. "É a junção de todas as culturas", diz Souza.
Fora do templo, há apresentações de danças típicas indianas, que acontecem em paralelo com os mantras. E, como nem só de mantras vivem os praticantes, a alimentação está garantida. A praça de alimentação oferece refeições completas, lanches, pizza e até sorvete - tudo, claro, dentro da filosofia lacto-vegetariana.
E é essa a ideia: reunir pessoas diferentes, com crenças e criações diversas, para fazer novos amigos e interagir com a natureza que, na fazenda, é deslumbrante. "A Nova Gokula é uma Área de Preservação Ambiental (APA), então tem muito verde, rio com águas cristalinas... um ambiente muito pacífico". Uma festa para entrar em sintonia com você mesmo e ainda abastecer as energias.
Fazenda Nova Gokula
Rua Bhakti Marga, 28, Estrada do Ribeirão Grande, Pindamonhangaba
(11) 9863.6551
Dias: 21 e 22 de maio
Horários: das 11h30 de sábado às 11h30 de domingo
Entrada: R$ 10 (o preço não inclui a hospedagem nem a alimentação)
Como chegar:
Saindo de São Paulo, pegue a rodovia Presidente Dutra e siga até o km 99, em Pindamonhangaba. Siga em direção ao centro da cidade por cerca de quatro quilômetros até encontrar as placas que indicam o caminho até Campos do Jordão. Você passará na ponte sobre o Rio Paraíba. Cerca de um quilômetro depois da ponte, vire à direita e continue pela Estrada Municipal Jesus Antonio de Miranda. Vá até o fim do trecho com asfalto, que termina em outra ponte. Por essa estrada, ande mais dois quilômetros até ver as placas que indicam a entrada da fazenda.
Atualizado em 6 Set 2011.