Por Marcus Oliveira
No meio da galera o sucesso é inevitável. Basta limão, sal e é só mandar para dentro. Cada vez mais presente em bares, baladas e no copo dos brasileiros, a tequila é sensação quando o assunto é curtir. Os adeptos da bebida de origem mexicana, muitas vezes, nem imaginam a origem do elixir, que nasceu do encontro do processo de destilação introduzido pelos espanhóis na época colonial, somado a uma planta muito antiga das terras mexicanas: o agave azul.
Assim como outras bebidas de origem estrangeira, por aqui a tequila ganhou novas misturas e os estabelecimentos passaram a investir pesado no drinque. Preparamos um roteiro para você saborear a 'marvada' mexicana tradicional ou em formas elaboradas. E para quem quiser se arriscar como barman, veja dicas de receitas cedidas por uma tradicional marca da bebida. Divirta-se!
São Paulo
Localizada em Moema, o Los 3 Amigos, tem decoração inspirada em ícones pop do México, e traz cactos, caveiras em alusão ao Dia dos Mortos e os clássicos sombreiros nas paredes. A tequila é a grande atração da casa, que conta com 25 rótulos em sua carta, dentre os quais Don Julio, 3 Generaciones, 1800 e Cazadores. No Grazie a Dio a galera pode curtir uma programação musical variada com ritmos latinos, que vão de samba-rock, black music e samba de raiz, e para acompanhar, há diversas opções de tequila disponíveis na casa.
O Obá recebe, entre 29 de julho e 8 de agosto, o chef mexicano Ricardo Muñoz Zurita. O especialista irá preparar um menu com quatro temas tradicionais da culinária de seu país e trará 20 rótulos de tequilas especiais. No andar de cima da casa funciona um bar, onde os clientes podem provar coquetéis, acompanhados de petiscos.
Uma variedade de tequilas figura o menu do Don Pancho. O espaço surgiu da saudade que o proprietário Valero, também chef do estabelecimento, sentia de sua terra natal e das receitas do restaurante da família, na cidade de Monterrey. Em um misto de bar e galeria de design em néon, o Volt (foto) oferece drinques com bebidas exclusivas a base de uma mistura de xaropes, frutas frescas e, claro, a tequila.
No Peppers Bar a exclusiva margarita frozen (feita a base de tequila), as cervejas Dos Equis e Corona, ambas do México, além das nacionais, são os drinques mais pedidos. As quintas e sábados acontecem shows de bandas que tocam clássicos do rock e música nacional e, às sextas-feiras, um show de mágica diverte a galera.
Para quem pretende virar um shot de tequila com a galera e não abre mão de uma boa pista de dança, o Xcaret e o Conexión Caribe são boas pedidas. As casas investem em diferentes tipos da bebida mexicana e em estilos ecléticos de música, porém dedicam algumas noites aos ritmos latinos. Na primeira, personal dancers ajudam a galera que não sabe requebrar a fazer bonito na pista. Já a outra opção, dispõe de salsa e merengue, além de servir um legítimo jantar típico.
Rio de Janeiro
Localizado na capital carioca, a carta de drinques do bar Carismático conta com uma criação própria da casa, que leva o nome de kamikaze (R$ 18,90) e reúne vodca, rum, tequila, Cointreau, sucos de limão e de lima. O espaço investe na culinária japonesa e aposta também em um cardápio de petiscos caprichado.
No Blue Agave a tequila é o carro chefe. A casa conta com uma variedade de tipos da bebida e dispões de opções tradicionais e até drinques como o Blue Agave Marguerita (foto) composto por tequila, sour mix e curaçao blue. Idealizado por dois jovens chefs norte-americanos, o local foi inaugurado em 2009 e oferece também gastronomia mexicana.
Belo Horizonte
Com clima aconchegante, velas nas mesas e música ambiente tocada por DJs, a Oficina D'Ideias está quase sempre cheia e serve como ponto de encontro para quem pretende fazer um esquenta antes da balada, ou mesmo para quem quer se divertir com os amigos durante a noite. Entre shots e petiscos, o destaque do menu leva o nome da casa e mistura tequila, licor de pequi, suco de abacaxi, xarope de morango e sorvete de creme (R$ 10,70).
Brasília
O Genaro Jazz Burguer Café mistura gastronomia e música em um ambiente aconchegante e bem decorado. O bar oferece bebidas, como drinques e caipirinhas especiais, e inclui a tequila em cerca de quatro opções, como, por exemplo, no Long Island Ice Tea composto por vodca, tequila, gin, bacardi ouro, cointreau, limão e coca cola. Em seu subsolo a casa dispõe de um espaço inspirado nos speakeasies - bares clandestinos que funcionavam nos Estados Unidos. Para chegar ao local é preciso descer um lance de escada, onde pufes e mesinhas iluminadas por velas recebem o público nas noites de sexta e sábado, regados ao som de muito jazz.
Curitiba
Na capital paranaense o Zapata Mexican Bar (foto) é uma opção para quem não dispensa um bom shot. Com 16 tipos da bebida e performance de tequileiros, o local é decorado com pinturas que homenageiam o revolucionário mexicano Emiliano Zapata, com decks, flores coloridas e muita música. No menu, opções variadas com mais de 30 pratos mexicanos.
Porto Alegre
Para os fãs de tequila, o Pueblo Casa Mexicana é uma boa pedida. A casa oferece 30 rótulos da bebida, como a importada Herradura Selección Suprema, produzida em edição limitada, e doses da tequila da Casa Cuervo. O espaço dispõe também de drinques feitos a base do elixir mexicano, como as margaritas, e para petiscar de entrada, oferece os famosos pasteis jalapeños.
Confira algumas receitas feitas com tequila, cedidas pela Jose Cuervo!
#ficaadica
Para quem pretende comprar uma garrafa, preste atenção: - De acordo com o regulamento do governo mexicano, uma autêntica tequila deve conter, no mínimo, 51% de seus açucares provenientes da planta agave azul tequilana weber - que necessita de 10 a 8 anos para alcançar sua maturidade - e encontrada na região de Tequila, no México; - ter 100% de ingredientes naturais; - apresentar na embalagem "Hecho in México"; - possuir no rótulo o código NOM; - ser duplamente destilada. |
Atualizado em 1 Dez 2011.