No Brasil são consumidas, em média, 1,5 milhão de unidades de pizza
No dia 10 de julho é celebrado o Dia da Pizza! Elas são a saída para uma sexta-feira à noite, que você não quer nem pensar em olhar para o fogão ou quando acorda com aquela ressaca e vê um único pedaço na geladeira e manda para dentro, mesmo gelada. No país, são consumidas, em média, 1,5 milhão de unidades ao dia. O estado de São Paulo é o grande responsável por essa marca e somente na capital são devoradas cerca de 800 mil, de acordo com o levantamento realizado pela ECD Food Service, empresa especializada em pesquisas para o mercado gastronômico.
E para comemorar a data, nada melhor que saborear a iguaria. Redondas, recheadas, doces, congeladas, mistas e, hoje em dia, até mesmo fritas, opções não faltam para os admiradores do disco apetitoso. Para ajudar na escolha, preparamos um roteiro de espaços que, além da redonda mais famosa do mundo, oferecem também drinques, música e algo além do prato preferido das Tartarugas Ninja.
São Paulo
Foto: Divulgação
Como a capital que mais consome a delícia, a cidade possui diversas opções de pizza bar. Localizada no bairro Jardins, o Art´n´Pizza (foto) divide as redondas com um ambiente de entretenimento construído em seu andar superior, com mesas de sinuca e jogos eletrônicos. As receitas levam nomes de grandes personalidades, e um dos destaques é a Picasso Especial, feita com mussarela de búfala, tomate seco, manjericão e azeitonas pretas.
Já a Casa Pizza, um sobrado dos anos 50, é separado por cômodos como quartos, sala e até banheiro. As receitas foram elaboradas pela consultora gastronômica Ana Soares, e ganham destaque delícias como a Caprese Mineira, queijo minas, tomate ao forno, pinole e pesto de manjericão, e a Polpetinha de carne e mussarela.
O La Gloria Pizza Bar, em Moema, oferece à clientela um clima descontraído. O espaço possui uma adega climatizada e um bar com diversas opções de drinques. No menu, variedades de pizzas, sanduíches em massa de pizza e outras receitas produzidas pelo chef Paulo Rogério, como a Brie, à base de molho de tomate, peito de peru, brie e aspargos.
Com duas unidades, uma no Alto da Lapa e a outra em Alphaville, o Soggiorno possui muita tradição. A primeira, inaugurada há mais de duas décadas, ganha destaque pelos sabores de pizzas diferenciados. A casa possui um ambiente agradável e ideal para relaxar e curtir uma boa música. A outra unidade oferece serviço de mesinhas na calçada e não abre mão da proximidade com o cliente. A grande vedete do momento é a Divina, feita com mussarela, agrião e queijo brie e a Tropical, preparada com abacaxi em cubos e gorgonzola.
O Empório 167 Pizza-Bar foge do tradicional padrão de pizzaria e é ideal para as famosas happy hours. Com decoração temática e clima de bar, o cardápio abriga opções que vão da La Coccutchella, queijo brie com agrião, ricota especial, abobrinha assada no alho e azeite salteada com mussarela de búfala, até a Empório, palmito, bacon, alcaparras, requeijão cremoso, parmesão e pimentões.
Rio de Janeiro
Na capital carioca, a redonda também tem seu espaço. O Santa Saideira, localizado no entorno do Largo das Neves, por exemplo, alia o clima de bar com música ao vivo, cerveja gelada e petiscos, aos sabores de pizzas feitas na pedra, como a de rúcula com tomate seco e a margherita.
A Pizarria Guanabara oferece expediente madrugada adentro. Os frequentadores comparecem tanto para fazer um esquenta e comer a redonda e tomar um chope antes da badalação ou após a festa, quando bate aquela fome. Os sabores mais tradicionais, como mussarela e calabresa, são servidos em fatias e a receita que leva o nome da casa vem com aliche, presunto, calabresa, champignon e cebola.
O São Nunca Botequim aposta na tradição do chope carioca e na pizza crocante de forno à lenha. A programação do bar conta com samba de roda e DJs convidados e os sabores variam entre doce e salgado, como a Pasqualina, molho de tomate especial do chef, mussarela, palmito, bacon, provolone, parmesão, catupiry, palmito e orégano e a de massa crocante coberta com chocolate e folhas levemente aquecidas.
Belo Horizonte
Foto: Divulgação
Os mineiros também não abrem mão da iguaria e as opções ficam por conta do Oss Umami Lounge (foto) e o Speciali Pizza Bar. O primeiro é um mix de entretenimento e gastronomia, que reúne culinária japonesa, café, pizzaria, shows e música eletrônica. Para acompanhar os pratos, há uma seleta carta vinhos e cervejas, nacionais e importadas. Já o Speciali Pizza Bar serve seus pratos em dois ambientes: o interno, com decoração italiana; e o externo, muito procurado por turmas de amigos, principalmente na happy hour. Entre os destaques do cardápio, estão a pizzas de abobrinha e a de tomate seco, de massas finas e crocantes.
Brasília
Com duas unidades, a Valentina Pizzaria possui mais de 50 sabores, entre salgadas e doces, feitas com massa fina, tipo paulistana, em versões que vão das tradicionais a inusitadas, como a Obelix (com linguiça de javali) e a Popeye (espinafre refogado com queijo de cabra). Enquanto espera a pizza, o cliente confere uma vasta opção de entradas, além de vinhos, uísques e coquetéis, além do exclusivo chope Sol com temperatura abaixo de zero.
Clássica na região, a antiga pizzaria Fornalha atualmente se transformou no Simpsons, e passou a oferecer os serviços de bar e restaurante. Destaque no cardápio, as 40 opções de pizzas fazem sucesso entre os clientes, em especial a que leva linguiça e pimenta-de-cheiro, chamada Mineirinha. Para beber, a casa dispõe de cerveja, refrigerantes, sucos e vinhos.
Salvador
Localizado no antigo Pizza di Baggio, o Armazém Baggio está totalmente reformulado e oferece chope cremoso tirado diretamente do barril. No cardápio, refeições, tira-gostos e mais de 30 sabores de pizza. Já O Butiquinn, localizado no Holiday Inn Salvador, mistura a tradição da cozinha internacional e mediterrânea com sabores tipicamente brasileiros. Os drinques exclusivos são batizados com nomes de atrações turísticas da capital e as pizzas do cardápio são todas elaboradas com mussarela de búfala.
Curitiba
Foto: Divulgação
O Avenida Paulista Pizza Bar (foto) é a opção para os curitibanos fãs da iguaria. Com arquitetura que remete às pequenas cidades da Itália do início do século 20, oferece visão privilegiada do enorme forno central, para que os frequentadores assistam ao preparo das redondas. Entre os mais de 30 sabores, o destaque é a exclusiva Rosas, que mistura pétalas importadas a sorvete de creme e farofa crocante.
Misto de bar e pizzaria, o Piola é outra opção na capital. Entre os sabores mais pedidos, a Sernia combina molho italiano, mussarela, rúcula, cogumelo shimeji e grana padano (queijo italiano), além das mais de 50 opções.
Porto Alegre
Fixado no Centro da capital, o Anticuario Resto Bar possui um ambiente externo, onde é possível saborear petiscos acompanhado de cervejas uruguaias e nacionais, vinhos e uísques importados. O cardápio abrangente inclui tábua de frios, filés à milanesa, empanadas, beirutes, claro, diferentes tipos de pizzas crocantes.
Floripa
Inaugurado em 2008, o Artesano Pizza Bar é ideal para saborear tipos exóticos e tradicionais ou experimentar aperitivos acompanhados de chope. Os sabores mais pedidos são: Alface Americana, molho Artesano, feito com tomates frescos, mussarela, alface americana, tomate, mussarela de búfala e pesto de azeitonas pretas chilena; e o Chimichurri, molho Artesano, mussarela, tomate, tempero típico argentino, orégano e azeitonas pretas. O espaço também promove shows de jazz e chorinho.
Atualizado em 1 Dez 2011.