Guia da Semana

Em Belo Horizonte

Vinnil Cultura
e Bar
Fica na Savassi um dos bares mais recomendados para a apreciação de drinques em geral e ouvir boa música. Instalado num casarão dos anos 1940, o Vinnil abusa dos velhos bolachões e de fotos de grandes nomes da música popular brasileira na decoração. Entre os drinques da casa de Marcus Barroso, o Dry martini tem saída garantida entre as 14 opções.

Divulgação

O clássico dos clássicos: o Dry martini

Em Curitiba

Jokers
Não há brigas entre pints de chopp e martinis nesse café pub curitibano. "Pela procura dos clássicos, resolvemos trabalhar com uma carta ampla de drinques", diz Leonardo Madeira do Amaral, que por um bom tempo foi barman e hoje está na gerência da casa. Ele também destaca que os martinis, por serem drinques secos, funcionam como ótimos aperitivos, ideais para abrir o apetite. Nesse mês estreou a nova criação, o Malagueta, feito com cachaça, suco de limão, grenadine e pimenta malagueta, com borda crustada com açúcar e decorada com o bago da pimenta. Já o Dry martini e o Manhattan não saem da lista.

Em Salvador

Mahi Mahi



Já pensou em degustar clássicos como Sex on the beach, Sunset Frozen, e Água Viva (vinho branco, rum e Curaçao Blue) em alto mar? Isso é possível no Mahi Mahi, bar do hotel Sol Vitória Marina. A localização é um programa à parte. Instalado num pier, é necessário descer por teleférico, escada ou pegar uma lancha para se chegar. Mesmo com duas piscinas e tobo-água, Monique Costa, gerente de Alimentos e Bebida do grupo, garante que o clima é de azaração. "É um ponto super badalado, e na alta temporada, sempre chamamos DJs para animar o espaço". Importante: Só funciona até o cair da noite.

Em Florianópolis

John Bull Cafe
A casa é uma das filiais da John Bull Pub, de Curitiba. Na Ilha, é o John Bull Café que apresenta um carta com opções diversas, concentrada principalmente nos clássicos como Whisky Sour, Dry Martini, Daiquiri e Cosmopolitan. O decor fica por conta de guitarras e cartazes de ídolos do rock internacional.

Para se aventurar por conta própria

Adiantando sabores que pretende explorar no At Nine Cocktails, Talita Simões apresenta a receita de um dos drinques exclusivos, o Ketel Tisy, com vodca, capim-santo (ou capim-limão) e um toque de wasabi. É só descolar a taça em ipsilon e deliciar-se com o martini.

Ketel Tisy


50 ml de vodca
30 ml de suco de limão siciliano
20 ml de licor Lemon Grass
15 ml de xarope de açúcar (ou 1 colher de chá de açúcar)
6 folhas de capim-santo cortadas ao meio
10 cubos de gelo
Um toque (a ponta de uma colher de café) de wasabi

Junte os ingredientes na coqueteleira e agite em movimento constante (aproximadamente 10 shakeradas).

Coe duplamente na taça de martini previamente gelada.

Para decorar, utilize uma folha de capim-santo com a ponta cortada em tirinhas emborcada na taça.

Atualizado em 1 Dez 2011.