Guia da Semana

Por Douglas Brito e Raquel Maldonado



Parque do Peão em Barretos 2004, principal cidade do rodeio no país

O country ainda é novo no Brasil, mas já começa a fazer parte do gosto de muitos brasileiros, que aderiram ao estilo. É cada vez mais comum ver grupos de pessoas vestidas de modo semelhante, dançando, passos ensaiados, nas pistas dos bailes, boates e festas de peões espalhadas por todo o país. Lá, eles mostram que brasileiro, além de samba, também adora bota, fivela, um bom chapéu e calça justa.

Essa onda de música e dança country nasceu no início do século 19, em cidades do sul dos Estados Unidos. Na época, os imigrantes da Inglaterra que não encontravam trabalho partiam para o oeste em busca de terra e ouro. Viajavam a cavalo, em grupos, montando acampamento nas paradas dos trajetos longos e cansativos. Nessas paradas, todos se reuniam em torno de fogueiras, cantavam e dançavam ao som de violões, banjos, bandolins e rabecas.

A nova novela da Rede Globo, América, veio reforçar o interesse do brasileiro nesse, que não é somente um gênero musical, mas como dizem os adeptos, é um estilo de vida.

Para você, que é um apaixonado pelo mundo dos cawboys ou apenas quer conhecê-lo, o Guia da Semana preparou um roteiro com as melhores festas para se divertir na noite country e os principais rodeios do circuito 2005.

A festa já está escolhida, mas não adianta chegar lá vestido e se comportando de qualquer maneira. Por isso, nós elaboramos um guia com lugares para comprar e dicas de como se vestir. Clique aqui!

Atualizado em 6 Set 2011.