Por Gabriela Sampaio
Chope e cerveja são sinônimos de bem-estar, de calor e de amigos reunidos em volta de uma mesa de bar. De tão relaxantes, cervejas e chopes deveriam acompanhar a recomendação de não serem bebidos com seriedade. A bebida inspira descontração e bom papo.
Mestres nos quesitos acima, nossos vizinhos do Rio de Janeiro criaram em 2002 uma cerveja que rapidamente se tornou cult na Cidade Maravilhosa, a Devassa. No rótulo, uma mulher nua e, digamos, "oferecida". O slogan: "Um tesão de cerveja".
A idéia dos empresários Cello Macedo, Marcelo do Rio, Tito Livio Macedo e Joca Muller era ir contra o universo de garotas-propaganda gostosas, que infestam a publicidade dita "cervejística". Queriam chegar a um conceito de bebida espirituosa, sarrista e, claro, literalmente gostosa.
Ruiva, loira e negra - isto é, Pale Ale, Pilsen e Dark Ale - e nas versões chope e long-neck, a Devassa começou a ser vendida em botequins homônimos no Leblon e na Barra da Tijuca, enquanto era fabricada em pequenas quantidades no interior do estado do Rio. Em 2004 a Devassa ganhou uma turbinada... em sua produção, com uma nova fábrica capaz de produzir até 350 mil litros por mês.
A Devassa Loira é o que seu inventores gostam de chamar de Tropical Lager. Feita com maltes selecionados, é leve, refrescante e tem um sabor muito mais apurado do que o das Pilsens comuns. O corpo da cerveja muda com sua "cor de cabelo", assim, a Devassa Ruiva (feita com maltes importados) é mais encorpada e cremosa. A Devassa Negra, por sua vez, é igualmente cremosa, mas tem paladar marcante, amargor moderado e aroma de café.
O toque feminino da Devassa não fica só por conta das beldades que estampam seu rótulo. Responsável por todo o processo de fabricação - do cozimento do malte ao engarrafamento - está Kátia Jorge, primeira mestre-cervejeira do País. "É quase um trabalho de mãe, e de certa forma até um resgate de antigas tradições, em que as mulheres eram as responsáveis pela elaboração da cerveja. É preciso degustar o tempo todo, cuidar mesmo com o máximo zelo de todas as etapas", explica.
A Devassa não é mais novidade no Rio e hoje pode ser encontrada em 170 pontos de venda no estado, além de quatro novas franquias do bar Devassa na cidade e um serviço de entrega de chope como manda o figurino. Nem mesmo os gringos foram poupados: são enviadas 1000 caixas por mês para serem vendidas em 8 pubs em Londres e a cerveja foi citada como uma das "promessas" dentre as bebidas brasileiras pelo Sunday Times.
São Paulo, no entanto, ainda não tinha a tal cerveja até há pouco tempo, quando o Boa Bistrô e Bem-Estar passou a vendê-la. A Devassa tem ainda planos para "viciar" o público paulista na sua cerveja: até o final do ano pretendem abrir uma filial dos seus famosos bares na cidade.
Serviço
Devassa
www.devassa.com.br
Gabriela Sampaio é repórter do site Taste, empresa parceira do Guia da Semana. Visite: www.taste.com.br
Atualizado em 6 Set 2011.