Se Baco, deus do vinho, fizesse uma visita a São Paulo, certamente ficaria embriagado de felicidade com a iniciativa de Egidio Silvestri e Marcelo Toledo. Os dois sócios inauguraram, em dezembro de 2008, a WinePro, que abre as portas com a missão de ser o espaço de vinhos mais completo da capital paulista, abrigando uma loja, bar, salas de aulas e spa vinoterápico.
O local
Instalado na Avenida Cidade Jardim, o lugar foi idealizado para happy-hours mais sofisticados, sendo dominado por empresários e outros engravatados das classes A e B. Em vez da cervejinha depois do trabalho, estes bon-vivants vêm preferindo as taças de vinho servidas por sommeliers. Por essa razão, toda a equipe da WinePro é composta por funcionários com amplo conhecimento de vinhos, que podem orientar o cliente na escolha da garrafa.
São cerca de 450 rótulos, entre chilenos, espanhóis, argentinos, portugueses, italianos, franceses, australianos e californianos, com preços que variam entre R$ 35,00 e R$ 400,00. Algumas opções mais exclusivas chegam a custar até R$ 25 mil. Qualquer um deles pode ser degustado tanto nas aconchegantes poltronas da enoteca ou no conforto do lar, sem nenhuma diferença de preço.
Aulas
Para aguçar a curiosidade do iniciante ou ampliar o conhecimento sobre vinhos, a WinePro oferece uma série de palestras e cursos esporádicos. Apesar delas não serem profissionalizantes, dão uma boa idéia do modo correto para apreciar a bebida, mesmo para os completamente leigos no assunto.
As aulas são embasadas por um forte viés acadêmico, assinado por Lillo Sesto, diretor da Universidade de Enologia de Mendoza, na Agentina, autor do conteúdo dos módulos e da metodologia de ensino, inspirada nos mesmos moldes encontrados na universidade.
"Já temos muitas solicitações de palestras e cursos. A idéia é atender especialmente aquela pessoa que ainda não toma vinho. Faço palestras há dez anos, mas sentia falta de uma credibilidade internacional, por isso procurei o Lillo Sesto", afirma Egidio Silvestri, que além da WinePro, carrega no currículo a promoção de marcas como Diageo, Expand e Impexpo.
Relaxamento
A maioria das pessoas (e dos enófilos) ainda desconhece os benefícios da vinoterapia, uma nova forma de relaxamento utilizando vinhos. No caso do spa da WinePro, a prioridade é tirar os clientes do estresse. Para isso, o local disponibilizará, em breve, massagens com óleos produzidos a base de uva e banhos de imersão em vinhos como Lambrusco, Sauvignon e Merlot.
Expansão
Para quem não é de São Paulo e quer conhecer o local, pode ficar tranqüilo. Os sócios afirmam que o empreendimento trata-se de um projeto ambicioso, que em breve, deve estar presente nas principais capitais brasileiras. Para isso, eles devem investir cerca de R$ 40 milhões nos próximos três anos, na inauguração de 15 lojas, em seis estados diferentes. "Já temos os investidores, mas vou manter o sigilo dos lugares para não dar dicas para a concorrência", completa Silvestri.
Serviço:
WinePro
Telefone: (11) 2609-2822
Atualizado em 6 Set 2011.