Por Raquel Maldonado
Com o intuito de expandir o consumo de cerveja do segmento Premium no país, a Ambev acaba de trazer ao Brasil a belga Stella Artois. Apreciada em mais de 80 países, entre eles, Canadá, Estados Unidos, Espanha e Holanda, sua receita foi elaborada pelo mestre-cervejeiro, Gabriel Galembeck, que passou os últimos meses entre São Paulo e Leuven, na Bélgica, para assegurar o mesmo sabor aos consumidores brasileiros.Além disso, a marca trouxe da Bélgica, o mestre-cervejeiro, Rudy Beckers para deixar os estabelecimentos aptos para comercializar a cerveja. Pois segundo Tom Verhaegen, diretor de Stella Artois para a América Latina, há todo um ritual no momento de tirar o chope, isso para preservar a qualidade do produto.
Importado, também da terra da cerveja, é o cálice para servi-la. Segundo os responsáveis pelo lançamento do produto no Brasil, ele é primordial na hora de apreciar a cerveja, pois também faz parte do ritual.
Com o teor alcoólico mais elevado, 5.2%, é perceptível um amargor mais acentuado, porém de menor duração. Mesmo não sendo uma cerveja para ser apreciada, especialmente, no inverno, seu lançamento nessa época se deu, por uma estratégia de marketing. "Durante o verão é registrado 25% da venda total de cerveja durante o ano inteiro. Além do clima favorável, todas as marcas estão concentradas para vender. Decidimos introduzir o produto agora, pois até o verão a marca já será conhecida do público brasileiro e será mais fácil competir com as demais.
Em um primeiro momento, apenas Rubaiyat, Figueira Rubaiyat, Baretto, Porto Luna, Original, Na Mata, Cânter e Bourbon Street estão aptos a servirem a nova cerveja.
Atualizado em 1 Dez 2011.