A profissão de DJ normalmente encanta as pessoas e tem chamado muita atenção, principalmente, de crianças e adolescentes que aproveitam as férias para fazer um curso desse segmento. No último sábado, tive a prova concreta disso.
O DJ Ricardo Panda, residente do Lucena Bar, convidou os alunos da escola e-djs - localizada no centro de São Paulo - Caio Segundo e Fabio Debiazzi, ambos de 14 anos, para fazer uma participação de destaque na cabine de som da casa.
Caio, que já tem um pouco de experiência em matinês, tocou por quase uma hora e fez a pista dançar sem parar com suas mixagens perfeitas e de ótima qualidade, na base do progressive house, além das mais tocadas do electro house, com direito a efeitos e equalização muito bem colocadas nos momentos exatos de cada música.
O Lucena Bar é uma casa grande, diversificada e bem frequentada na zona norte de São Paulo. Com duas pistas, a primeira com ritmos brasileiros e a outra, mais ao fundo, com música eletrônica, costuma estar sempre lotada aos sábados. "Ainda não tinha visto menores de idade tocando e ainda tão talentosos como estes novos DJs", relata o experiente DJ residente da casa.
Realmente, eu fiquei muito impressionada e feliz por ver que existem jovens se dedicando tanto à arte da discotecagem e ainda mandando tão bem. Já para o novo DJ Fabio Debiazzi, foi sua primeira experiência. Um pouco nervoso, ele pôde dar uma "palhinha" e sentir como é comandar uma pista de dança.
Vinicio Debiazzi, pai do Fábio, me contou que seu filho é muito introvertido e, por isso, o incentivou a fazer o curso de DJ, pois é algo de que o menino gosta muito e o fará lidar com o público. O pai, agora, começa a levá-lo para os eventos e percebe que está melhorando bastante - além de muito feliz com uma possível (e muito provável) carreira de sucesso.
Estes dois novos DJs já foram convidados a participar de programas de TV para mostrar seu talento, contar sua história e incentivar outras crianças e adolescentes a aproveitar seu tempo ocioso com uma arte que agrade. Afinal, isso é muito importante para o jovem: descobrir um dom e se ocupar com uma atividade gostosa!
Leia as colunas anteriores da DJ Lisa Bueno:
Pioneer HDJ-500
Hercules 4-MX - eu aprovo!
Todo mundo quer ser DJ
Quem é a colunista: DJ Lisa Bueno, 28 anos, especialista em música eletrônica e hip hop.
O que faz: DJ e produtora executiva da e-djs. DJ residente do stand-up comedy Senta pra Rir, com Diogo Portugal.
Pecado gastronômico: Pizza.
Melhor lugar do Brasil: Onde tenha um par de toca-discos.
O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Jazz.
Fale com ela: [email protected].
Atualizado em 9 Set 2011.