Guia da Semana

Indispensável para brindar ocasiões que remetem às emoções, os copos carregam o papel de fazer bem aos olhos e ao paladar. Com variações no tamanho, formato, espessura, são fabricados sob medida para determinada bebida que será nele servido.

Segundo o livro Copos de Bar & Mesa, de Edmundo Furtado, o desenvolvimento de formatos e dimensões adequados às bebidas é recente e começou a ser praticado pelo europeus. O autor ressalta, no entanto, que os americanos foram os responsáveis pelo aprimoramento da arte da coquetelaria, criando diferentes tipos de copos.

O tema é extenso. Há diversos modelos, dos mais simples aos mais sofisticados. Para vinhos há uma variedade de mais de seis tipos de taças, que mudam se o tipo for seco, tinto, branco ou rosé. O Guia da Semana selecionou copos para beber cerveja, coquetéis tradicionais, como martíni e margarita, e destilados, como uísque.

Cervejas
A escolha do melhor copo para beber cerveja é composta pela qualidade da bebida, temperatura e colarinho. Entre os tipos mais comuns estão a caldeireta (tumbler em Londres e old-fashioned em Nova York), a flute (ou flauta), estreita na base e de borda aberta, a tulipa, preferência nacional, produzida com vidro muito fino e o hannover, de haste e bojo estreitos, fazendo com que a espuma dure por mais tempo. As canecas de chope, chamadas de Steiner ou Mug, possuem diversos formatos e tamanhos. As gigantescas são garantidas em festivais.

Coquetéis
Sofisticada, a taça de coquetel (cocktail glass) é usada para servir bebidas geladas. As variações possuem sempre haste longa e shape (corpo ou contorno) aberto na borda, evitando que o calor humano entre em contato com a bebida. O copo também é chamado de Dry Martini, por ser ideal (e clássico) para servir a bebida. Há também para o coquetel Margarita, principalmente se for frozen.

Destilados
O Highball é longo e estreito, tradicional para preparar bebidas destiladas ou coquetéis refrescantes com bastante gelo e adicionando-se água, soda, tônica ou suco. Com tamanhos variados e usado em mais de 70% dos coquetéis segundo o International Bartender's Guide, o copo Old Fashioned é um clássico, usado para servir uísque puro ou com cubos. O nome vem do coquetel homônimo (decorado com frutas para dissimular o conteúdo de alto teor alcóolico). Já o On the Rocks, também chamado de Double Old-fashioned, tem formato mais apropriado para bebidas com gelo.

Atualizado em 1 Dez 2011.