Nesses três meses que passei na Europa, aproveitei principalmente para pesquisar novidades em equipamentos e softwares, já que não costumo comprar discos, porque estou tocando com o Serato e uso mais músicas em mp3. Dos equipamentos, vale destacar o Traktor, que é semelhante ao Serato, mas com efeitos internos muito diferentes e bons. Com ele, você tem a possibilidade de tocar com quatro decks, tanto que os mais importantes nomes da música eletrônica o estão usando. Tive a oportunidade de conhecer também controladores como Akai mpd32, Faderfox Dx2... Enfim, tanta coisa que fica fácil nos perdermos nas lojas!
Outra coisa boa da Europa é que você conhece e tem contato mais facilmente com DJs e produtores. Eu trouxe de lá muitas faixas promos, novidades que ainda não foram disponibilizadas para compra. Vou listar aqui as que eu mais gostei e as que estão fazendo mais sucesso pela região:
Preach - Joomla (Original mix): é uma volta do Preach ao "techno", já é super bem falada por gente como Sander van Doorn e Armin van Buuren.
Laurent Garnier - The Man With The Red Face (Bryan Kearney & Barry Connell´s Ressential Remix)
The Selph - Designer Beaver (Uto Karen Remi): vai sair no selo Suara, tocada por Dubfire, Garnier e muitos outros.
Wehbba - Lenga Lenga: que, em breve, vai ser lançada pelo selo Shadow Fax.
Marko Nastic - Grad Bogov: vai sair no Recon Warriors, que está em processo de gravação de vocais pelo Green Velvet.
Essas são minhas preferidas, é difícil listar tudo, mas fica a dica, para quando elas estiverem disponíveis por aqui.
Por fim, conheci dois DJs, com os quais aprendi muito nesses três meses: o Preach, que dispensa comentários, e o DJ Michael Poliak, que é um top da República Tcheca. Eles têm um estúdio na cidade de Breclav. Lá, pude sentir mais de perto o ritmo de um estúdio profissional, de artistas de peso internacional e também pude observar o diferente modo de trabalho de cada um, que com certeza influenciou o modo com que eu estou trabalhando atualmente.
As festas
A minha primeira festa da tour foi na República Tcheca. Fiz o warm-up oficial do Creamfields, uma das festas mais tradicionais do mundo e que acontece em diversos países. Fui headliner da festa, que contou com importantes atrações da Europa Central.
Pouco tempo depois aconteceu o próprio Creamfields, o DJ Wehbba, que é meu namorado, tocou e eu fui com ele. Foi uma grande festa, apesar do estrago que a tempestade causou. Pude conhecer grandes nomes como Markantonio, Michel Del Rey, Funk D a voyd, Sebastian Leger. Outra festa que gostei muito também foi a Hi-Fi Bubbles. É uma festa que acontece freqüentemente em Brno. Por lá já passaram grandes nomes da música eletrônica, como Wehbba, Preach, Ian Void e Peppelino.
Mas, de todas elas, a que toquei com o Wehbba foi a melhor. Imagine seis horas de set no club M47, na Hungria, por onde já passaram Chris Liebing, Marko Nastic, Valentino Kanzyani, Marco Bailey e DJ Rush!
Em uma das minhas viagens na tour, tive a oportunidade de conhecer melhor os DJs cujas produções sempre fazem parte do meu set, como Vestax e Valentino Kanzyani. Eles estavam fazendo uma festa no club Ambassada, o club mais importante da Eslovênia. Simplesmente maravilhoso!
Tive a oportunidade de ir a grandes lojas direcionadas a DJs, entre elas a Friendly House, em Viena, e a Dance Planet, em Portugal. No site desta, www.danceplanet.com.pt, tem um chart meu que está disponível para a compra.
Foi uma grande tour, uma grande experiência pra mim. Em janeiro, pretendo voltar para a Europa para uma nova tour que espero ser tão boa quanto essa!
Quem é a colunista: Ana Lidia Miranda (DJ Anali), 23 anos, moro em São Paulo, comecei a trabalhar como DJ quando tinha 14 anos e estou nesse ramo até hoje.
O que faz: DJ e produtora musical
Pecado gastronômico: Comida japonesa, eu sempre saio do restaurante passando mal!!
Melhor lugar do Brasil: Dos que eu já conheci, Natal.
Fale com ela: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.