Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira

Veloso Bar, em São Paulo, é famoso pelas porções e pela cerveja sempre trincando

Noite quente, mesinhas na calçada, roda de amigos e cerveja bem gelada. Com a chegada das altas temperaturas do verão, não há nada melhor do que apreciar a bebida predileta dos brasileiros nos tradicionais botecos. Além do clima de descontração, esses locais oferecem as melhores opções da santa cevada e ainda contam com petiscos especiais para acompanhar. Saiba onde encontrar esses deliciosos pontos de encontro dos cervejeiros de plantão.

São Paulo

Veloso

Este famoso bar da Vila Mariana possui decoração simples e estilo de botequim. Além do ambiente alegre e da "cerva" sempre gelada, a casa ficou conhecida por causa dos petiscos do cardápio. A cremosa coxinha de frango e a porção de pastel de quatro sabores são os grandes destaques do local. Quem quiser adoçar o paladar pode apostar nos mini-churros.

Frangó

Instalado em um imóvel antigo da Freguesia do Ó, o bar possui um dos maiores acervos de cerveja da cidade, com mais de 300 rótulos. Há também seis opções de chope. Para acompanhar, o frango grelhado temperado com especiarias é uma das especialidades da casa, além da coxinha de frango com catupiry, que atrai clientes de diversas regiões da cidade.

Bar do Giba

Para consultar o cardápio, basta olhar as paredes: lousas espalhadas pelo local informam as especialidades da casa. Entre os destaques, estão a picanha fatiada e a porção de pastéis. Para beber, há Original, Bohemia, Serramalte e Brahma de 600 ml. Aos sábados, as calçadas ficam cheias de clientes que desejam apreciar a cerveja acompanhada por uma feijoada completa.

O Famoso Bar do Justo

Como o próprio nome já indica, o famoso Bar do Justo é um dos pontos mais conhecidos do bairro Santana. Com mesas na calçada e paredes decoradas com fotos de celebridades, o local tem clima de descontração e aconchego. Para acompanhar a cerveja gelada, há uma caprichada tábua de picanha fatiada, servida com pimentões e batatas, e o Sousplat De Vol-au-vent, além de outros petiscos.

Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Porção de bolinhos do Aconchego Carioca

Aconchego Carioca

Localizado na Praça da Bandeira, o bar é especializado em cervejas diferenciadas - com mais de 150 opções - e em quitutes criativos, como o bolinho de feijoada. Há também as versões de feijão-branco recheado de rabada e de grão-de-bico com bacalhau. Entre as requisitadas "loiras geladas", Heineken, Colorado Demoiselle e a aromática alemã Weihenstephaner são os destaques.

Joaquina

Inspirado nos períodos colonial e imperial, o bar é decorado com quadros que retratam escravos e senhores de engenho de forma bem-humorada. A boa pedida do cardápio é a porção de pastéis feitos de massa de angu, com recheios variados. Aqueles que preferem cerveja em garrafa encontram as marcas Original, Bohemia e Brahma Extra. Há também chope Brahma tirado em caldeiretas de 350 ml.

Bar Urca

A vista para alguns dos principais cartões-postais da cidade - a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor - já faz do local uma atração à parte. Para completar o clima, as cervejas e os tira-gostos são servidos em uma mureta que foi transformada em balcão. O quibe de peixe, o bolinho de bacalhau, a empada de queijo estão entre as opções do cardápio. Para molhar a garganta, há cervejas Original, Bohemia e Brahma Extra de garrafa.

Petisco da Vila

O boteco é uma das referências da juventude boêmia do bairro de Noel Rosa. A casa tem 40 anos de história e é palco de diversas confraternizações cariocas. No cardápio de petiscos, as estrelas são os grelhados feitos na brasa e o frango à passarinho. Há também um bufê de tira-gostos e pratos quentes. Para acompanhar, o local oferece garrafas de Skol, Brahma, Original e Bohemia, além do chope Brahma.

Belo Horizonte

Mercearia Lili

Cerveja gelada, carisma dos garçons e bons petiscos. Estas são as características que fazem da Mercearia Lili um reduto dos botequeiros mineiros. Durante o dia, o local de 60 anos de tradição torna-se uma tranquila mercearia, onde os mais diversos artigos são vendidos. À noite, os atrativos são as porções e as cervejas. A costela de cabrito acompanhada de batata frita ou mandioca cozida é uma das estrelas do cardápio. Para beber, há nove marcas de cerveja em garrafa.

Bar do Antônio

Conhecido também como pé-de-cana, o bar costuma encher a calçada da Rua Flórida, no bairro Sion, com mesinhas e clientes. O filé ao molho de caldo de carne e taioba, servido ao com batatas recheadas com queijo e bacon, e os bolinhos de linguiça e carne-seca são algumas das opções do farto cardápio. As bebidas ficam por conta de cinco tipos de cervejas de garrafa e chope Brahma.

Antonius Bar e Petisqueira

Depois de passar por uma reforma, o espaço ficou com o ambiente ainda mais agradável, pois ganhou novo piso e recebeu melhorias no teto e nos banheiros. Para refrescar, há cervejas Original e Bohemia em garrafa. Para beliscar, a pedida é a porção de salsichas de vitelo recheadas de queijo e acompanhadas por batata cozida com maionese.


Porto Alegre

Foto: Divulgação

Van Gogh é um dos pontos de encontro dos botequeiros de Porto Alegre

Van Gogh

Considerado um grande ponto de encontro dos boêmios da cidade, o Van Gogh fica aberto até as 7 horas da manhã, de segunda a domingo. O ambiente típico de botequim atrai artistas, jornalistas, universitários e baladeiros que procuram uma saideira. Para beber, há cervejas Polar, Skol, Bohemia e Original de garrafa, além de chope Brahma. Quem tiver com bastante fome pode pedir um prato feito, como o filé à parmegiana, que acompanha batata frita e arroz.

Armazém Água de Beber

O grande diferencial do Armazém é a variedade de cervejas artesanais fabricadas no interior do Rio Grande do Sul e em outras regiões brasileiras, como a Barley e a Prost Bier. Para fazer companhia à bebida, a sugestão é a linguiça calabresa picada e refogada com molho de tomate, cebola e alho. Outro destaque é o frango ao molho de malzbier e o leitão bêbado, assado por 12 horas na cerveja.

Salvador

Boteco do França

O bar fica em uma viela do Rio Vermelho e é considerado um dos points do bairro. O clima de boemia dá o charme às calçadas do local, que estão sempre lotadas. A clássica "loira gelada" de garrafa é a queridinha da clientela. Para petiscar, há diversas porções, como a de charque desfiado com purê de abóbora e a de bolinhos de aipim. O local também conta com um ambiente climatizado, onde são servidas refeições.

O Quintal

Como o nome já sugere, o Quintal funciona nos fundos de um casarão e tem mesas ao ar livre. A casa tem uma atmosfera charmosa e aconchegante, ideal para quem quer curtir uma noite quente com os amigos. Uma mangueira centenária é o cenário do boteco, que oferece cerveja de garrafa e petiscos feitos com a culinária regional, como o requeijão na brasa e o arrumadinho de camarão seco.

Atualizado em 1 Dez 2011.