Guia da Semana

Foto: Divulgação/Water Republic


Escrevi, alguns meses, atrás sobre o projeto inovador e muito interessante em que três DJs tocavam ao mesmo tempo em aparelhos diferentes, ligados a uma mesa de som com todos os canais abertos. Ele foi lançado no meio do ano de 2010, divulgado sem grandes intenções na internet e, depois disso, a curiosidade só aumentou. Eu mesmo fiquei curioso em saber o que era, até pela extrema dificuldade em conseguir uma resposta de email de alguém ligado ao projeto.

De lá pra cá, o Projeto X DJs cresceu bastante, se organizou e, agora, responde e-mails, participa de redes sociais e dá algumas informações às pessoas curiosas como eu, mesmo que sejam poucas.

Depois do projeto ser acolhido pela Water Republic Corp, uma das mais importantes e conhecidas empresas agenciadoras de artistas no segmento de música eletrônica de todo o país, ele passou por mudanças significativas na sua imagem, nas músicas que tocam e, principalmente, chegaram mais perto do público.

Os caras até fizeram versões próprias de hits famosos, como a música que lançou Adele e, recentemente, produziram uma versão muito boa da nova track do Coldplay, estourada em toda a Europa e com aceitação muito boa na internet.

Todos estes passos, até agora, parecem que renderam resultados, apesar da dificuldade que deve ser para vender três DJs sem rosto em um momento em que a imagem é mais importante que o talento. Isso é mérito da Water Republic que acreditou no projeto e, agora, pode colher os frutos ou se lamentar com mais um desses projetos meteóricos.

Como todos devem saber, DJ não trabalha, tem "projetos", e este é mais um, diferente como vemos, mas que pode ser também mais uma daquelas "bolas na trave". O fato é que os caras já vão começar na era Water Republic, tocando na Coke Luche, em Mauá (São Paulo), conforme divulgado por Marcelo Dangot, responsável pela Water
Republic, em seu Twitter e Facebook.

Pelo que parece, os integrantes do projeto estão se preparando há meses e a Water deve acreditar muito nos caras para "cozinhar" a ideia por tanto tempo. De acordo com Dangot, o X DJs é tão bom que será um dos carros-chefes da agência no final de 2011 e em todo o ano de 2012.

Vendo pelo lado da inovação, a ideia do Projeto X DJs é muito boa. Falta saber se os caras estão aí pra fazer volume na safra de DJs que brotam do chão ou se eles realmente cumprem o que prometem e arregaçam nas apresentações quando estão juntos.

Quando estão separados, são DJs como quaisquer outros, tocam em megafestas, eventos e festas pequenas como qualquer profissional que vive da música. De acordo com Elisete Ferreira, assessora de imprensa do projeto, os DJs querem dessa maneira, para que as pessoas não confundam imagem com talento. Eles pretendem mostrar suas qualidades mais do que seus rostos e, para isso, devem contar com um esquema todo especial para não falarem e não correrem o risco de serem descobertos, acrescenta Elisete.

Ainda de acordo com outras informações da agência Water, o projeto deve contar com mais uma data neste mês de setembro em uma da melhores casas do interior de São Paulo, que, por uma jogada de marketing, não teve seu nome divulgado. Porém, pelo jeito que foi respondido, esta festa deve ser muito importante e aguardada.

Criou-se uma expectativa muito grande em torno desta festa, gerando comentários com elogios e outros que fazem brincadeiras - estas últimas ainda sem sentido, pela falta de material dos caras para sabermos se eles são ou não os famosos fakes. Eu vou continuar acompanhando para saber qual é a deles, como funciona todo este teatro e se eles sabem realmente o que fazem. Dia 4 de setembro, na Coke Luche em Mauá, o Projeto X DJs se apresenta, de olho na outra festa do mês e planejando novidades para as outras apresentações.

Leia as colunas anteriores do DJ Fabio Reder:

Música eletrônica e o Brasil

Ser DJ hoje

Chega o dia da Parada Gay

Quem é o colunista: DJ há 18 anos, produtor musical há três anos, divulgador de músicas para rádios desde 1997.

O que faz: DJ, produtor de música eletrônica e empresário do ramo de rádio.

Pecado gastronômico: Lasanha e pavê de Sonho de Valsa.

Melhor lugar do Brasil: Meu estúdio de produção musical.

O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Música eletrônica e diversos outros estilos que contenham letras bacanas e melodias.

Fale com ele: [email protected] ou acesse o site do colunista.

Atualizado em 10 Abr 2012.