Aproveitando a estreia de O Sétimo Guardião, o Guia da Semana decidiu relembrar um pouco da trajetória de Aguinaldo Silva. O autor renomado já conquistou até um Emmy por seu trabalho com Império, além de já ter criado diversos personagens marcantes, histórias consagradas e lugares icônicos. Agora, ele promete conquistar o público com sua nova novela de realismo mágico no horário nobre da Globo.
Confira as melhores novelas de Aguinaldo Silva, desde Roque Santeiro, em 1985, até Império, em 2014:
Roque Santeiro | 1985
A primeira novela da lista foi um sucesso na década de 1980. José Wilker, como Roque Santeiro, era o protagonista e, junto a ele, estavam nomes como Regina Duarte, Yoná Magalhães, Ary Fontoura e muito mais. A história se passava na cidade fictícia de Asa Branca, que tinha como herói e lenda o jovem coroinha Roque Santeiro, que 17 anos antes havia morrido tentando defender os habitantes da cidade dos capangas de Navalhada (Oswaldo Loureiro). A cidade lucrou e prosperou ao redor da lenda de Roque - o problema é que ele não estava morto e decide voltar para a cidade, o que abala tudo sobre o que ela se construiu nos últimos anos, e muitos vão lutar para que a verdade não seja revelada.
Tieta | 1989
Livremente inspirada no romance de Jorge Amando, Tieta do Agreste, essa novela foi um sucesso de audiência. A trama companha Tieta, interpretada por Cláudia Ohana, que é expulsa de casa por seu pai, incentivado pela irmã invejosa, e decide ir para São Paulo fugindo do conservadorismo de Santana do Agreste. Mais de vinte anos depois, Tieta volta para Santana do Agreste, agora interpretada por Betty Faria, rica e poderosa, decidida a se vingar de sua família.
Fera Ferida | 1993
A novela foi livremente inspirada em diversos romances e contos da obra de Lima Barreto. Assim como O Sétimo Guardião, essa trama de Aguinaldo Silva foi de realismo fantástico e abordava temas como vingança e cobiça. A novela se passou na cidade de Tubiacanga e acompanhou Feliciano Júnior (Edson Celulari), que queria vingar a morte de sua mãe e seu pai, ex-prefeito da cidade que morrera 15 anos antes assassinado pelos próprios habitantes do local, mas acaba se apaixonando por Linda Inês (Giulia Gam).
Suave Veneno | 1999
A novela de 1999 acompanhou o plano de vingança de Clarice Ribeiro (Patrícia França), filha bastarda de Waldomiro Cerqueira (José Wilker). O homem atropela a jovem Inês (Glória Pires), que supostamente perde a memória, e decide leva-la para casa e cuidar dela, despertando a ira de sura mulher, Eleonor (Irena Ravache), e suas três filhas, que vão fazer de tudo para se livrar de Inês, que na verdade estava a serviço de Clarice. Waldomiro realmente perde tudo, Clarice morre e Inês se torna Lavínia, por quem Waldomiro não vai desistir de lutar.
Senhora do Destino | 2004
Quem não se lembra da terrível Nazaré? A vilã entrou para o hall de maiores megeras da história da televisão brasileira e não à toa: roubou a filha de Maria do Carmo e fingiu ser mãe da menina para conseguir segurar o amante. A escada da casa de Nazaré e sua tesoura viraram ícones da teledramaturgia brasileira e seu trágico suicídio na cachoeira Paulo Afonso jamais será esquecido. O elenco da novela trouxe no núcleo protagonista Susana Vieira, Renata Sorrah e Carolina Dieckmann.
Duas Caras | 2007
Outra novela que ficará para sempre lembrada por sua vilã: Silvia, interpretada por Aline Moraes. A trama foi protagonizada por Marjorie Estiano como Maria Paula. Iludida, a jovem se casou com Marconi Ferrazo (Dalton Vigh), que fugiu com todo seu dinheiro. Anos depois, decidida a executar sua vingança, Maria Paula se muda para o Rio de Janeiro para confrontar o homem. Porém, Marconi, agora, conta com a ajuda de sua nova mulher, Silvia.
Fina Estampa | 2011
Fina Estampa acompanhou a emocionante trajetória de Griselda (Lilia Cabral), que, de família muito pobre, criou seus filhos sozinha e se tornou mecânica para sustentar a família, o que a fez ganhar o apelido Pereirão. Tudo muda quando ela vence na loteria e se torna uma mulher rica e poderosa. O papel de antagonista foi dado à Chritstiane Torloni, a terrível Teresa Cristina, que acaba perdendo o marido para Griselda, sempre acompanhada de seu fiel mordomo, Crô (Marcelo Serrado).
Império | 2014
A novela que concedeu a Aguinaldo Silva e Rogério Gomes o Emmy Internacional de melhor telenovela precisava estar na lista. Protagonizada por Alexandre Nero, Lília Cabral, Marina Ruy Barbosa, Leandra Leal e muito mais, a trama girava em torno do império construído ao redor do negócio de joias e esmeraldas de José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero), o Comendador, que via diversas pessoas lutando para roubar ou destruir tudo o que era seu.
Atualizado em 13 Nov 2018.