Se a novela é boa, merece ser vista mais de uma vez, né?! Para a sorte dos noveleiros de plantão, a Rede Globo voltou a exibir algumas tramas de sucesso, como “Fina Estampa” e “Totalmente Demais”. Já o Canal Viva segue reprisando folhetins como "O Clone" e “Chocolate com Pimenta”.
Confira 8 novelas antigas para rever na TV:
MALHAÇÃO 2008 - CANAL VIVA
Apesar das diferenças entre Angelina (Sophie Charlotte), uma menina batalhadora, e Gustavo (Rafael Almeida), que pertence a um universo muito particular, os dois se apaixonam em uma festa e, para surpresa, se reencontram no colégio. Diante da fusão do tradicional colégio Ernesto Ribeiro e do moderno Múltipla Escolha os alunos precisam aprender a conviver com novos colegas, pluralidade que levanta questões sobre as diferenças entre culturas, pontos de vista e expectativas. A bolsista Angelina enfrenta a arrogância de Débora (Nathalia Dill), uma aluna mimada que é apaixonada por Gustavo e se une às amigas Chiara (Mariah Rocha) e Yasmin (Mariana Rios) para provocá-la em diversas situações.
CHOCOLATE COM PIMENTA - CANAL VIVA
Nos anos 20, a caipirinha Ana Francisca (Mariana Ximenes) se apaixona por Danilo (Murilo Benício), moço rico que aposta conquistá-la e termina encantado por ela. Sem que ele saiba da gravidez de Ana, o casal é separado pelas artimanhas de Olga (Priscila Fantin) e Bárbara (Lilia Cabral). Ludovico (Ary Fontoura), dono da fábrica de chocolates onde ela trabalha como faxineira, fica comovido e casa-se com Ana em uma relação meramente fraternal. Os dois passam a viver em Buenos Aires, onde ela se torna uma mulher refinada. Já viúva, regressa para Ventura decidida a se vingar daqueles que a ridicularizaram, tornando-se alvo do ódio de Jezebel (Elizabeth Savalla). Ana ainda ama Danilo e é correspondida, mas nenhum dos dois admite. O núcleo caipira confere humor à trama.
O CLONE - CANAL VIVA
No Marrocos, a muçulmana Jade (Giovanna Antonelli) e o brasileiro Lucas (Murilo Benício) se entregam a um romance proibido e inesquecível. O destino de todos muda com um trágico acidente sofrido por Diogo (Murilo Benício), irmão gêmeo de Lucas. A morte do afilhado confere ao cientista Albieri (Juca de Oliveira) a coragem para concretizar a experiência da clonagem humana e a partir das células de Lucas cria o primeiro clone humano, que se chamará Léo (Murilo Benício). A experiência levanta uma discussão ética travada ao longo da história. Em outro núcleo, os personagens Mel (Débora Falabella), Nando (Thiago Fragoso) e Lobato (Osmar Prado), abordam a dependência química com depoimentos reais sobre o assunto.
BREGA E CHIQUE - CANAL VIVA
Ambientada em São Paulo, a trama tem Rosemere da Silva (Glória Menezes) e Rafaela Alvaray (Marília Pêra) como personagens centrais. De universos opostos, as duas têm suas histórias cruzadas por causa de Herbert Alvaray (Jorge Dória), empresário paulista, casado com ambas. Sua família oficial é formada por Rafaela e os filhos Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins). Rafaela é rica, cheia de manias e futilidades. A segunda família de Herbert, onde é conhecido pelo nome Mário Francis, é formada por Rosemere e Márcia (Fabiane Mendonça), filha dos dois. Rosemere é pobre e brega. Batalhadora, mantém a casa e os filhos com dificuldades – além de Márcia, é mãe de Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete). Rosemere ainda ajuda o pai, Lourival (Fabio Sabag). A novela começa quando Herbert, para escapar da falência, simula a própria morte e foge do país, abandonando sua família legítima. Preocupado com Rosemere, ele deixa uma boa quantia em dólares para que ela e a filha possam se sustentar. Endividada e sem nenhuma fonte de renda, Rafaela se vê obrigada a mudar-se com a família para um bairro mais simples. Por coincidência, vai morar na mesma vila onde Rosemere vive com a filha. Rafaela e Rosemere não sabem da existência do mesmo homem na vida das duas e, por ironia do destino, acabam se tornando amigas.
ÊTA MUNDO BOM! - REDE GLOBO
“Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra meiorá”. Esse é o lema de Candinho (Sergio Guizé), o moço bonito que guia a história de Êta Mundo Bom!. O destino insiste em pregar peças, mas com seu jeito otimista de ser, ele encara o dia a dia com humildade, generosidade e bom humor. A novela se passa no final dos anos 40 e tem no conto “Candido ou o Otimismo”, de Volatire, e no filme “Candinho”, estrelado por Amácio Mazzaropi, suas principais fontes de inspiração.
NOVO MUNDO - REDE GLOBO
Há quase 200 anos, uma travessia grandiosa do Atlântico trouxe a arquiduquesa austríaca Leopoldina (Leticia Colin) ao Brasil para se tornar a esposa de Dom Pedro I (Caio Castro) e personagem fundamental no processo de independência do país. Nesta mesma viagem, dois jovens se apaixonam e despertam para o Brasil que encontram. Na trama, o romance ficcional entre a professora de português Anna Milmann (Isabelle Drummond) e o ator Joaquim Martinho (Chay Suede) se entrelaça à luta do Brasil pela construção de uma nação independente. 'Novo Mundo' é uma aventura romântica ambientada no Brasil do início do século XIX, entre 1817 e 1822.
.Anna é uma escritora inglesa que tem a missão de acompanhar Leopoldina e ensinar a nova língua para a futura princesa. Joaquim é um atrevido ator de commedia dell’arte, que embarcou no navio por acaso e se tornará o herói desta história por ter como principal missão na vida o bem comum. Ao cruzarem seus destinos, terão que lutar contra muitos obstáculos para ficarem juntos. No seu encalço, o oficial inglês Thomas Johnson (Gabriel Braga Nunes), que vê em Anna o melhor cartão de visitas para suas ambições. O casal se envolverá intensamente nos acontecimentos que culminam na separação do Brasil de Portugal, ao lado de Dom Pedro I e Leopoldina, em um período em que o Brasil já havia deixado de ser colônia para ser um Reino unido a Portugal.
TOTALMENTE DEMAIS - REDE GLOBO
Como em um conto de fadas moderno, ‘Totalmente Demais’ conta a história de Eliza (Marina Ruy Barbosa), que foge do interior do Rio de Janeiro e passa a viver nas ruas da capital carioca. Com ajuda de Jonatas (Felipe Simas) ela passa a vender flores em restaurantes e bares do centro. Assim eles constroem uma bela amizade e um amor genuíno. Até que o caminho da garota cruza com o de Arthur (Fábio Assunção), que acredita que ela possa se tornar a vencedora do concurso Garota Totalmente Demais, criado pela revista de Carolina (Juliana Paes). Além da relação profissional, Arthur e Carolina tem um caso desde a adolescência e a diretora da revista não vai sossegar enquanto não engravidar do sedutor, mas vai enxergar em Eliza um obstáculo.
FINA ESTAMPA - REDE GLOBO
Ambientada na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, a novela propõe uma discussão sobre a questão da aparência e do caráter, questionando o que vale mais nos dias de hoje. A história conta o drama da portuguesa Griselda Pereira (Lília Cabral), uma mulher simples e sem vaidades, que sustenta a família fazendo pequenos reparos domésticos na vizinhança. Chamada de Pereirão por seus trejeitos masculinos, a “faz-tudo” sofre discriminação até do próprio filho, José Antenor (Caio Castro). Ela também é mãe de Amália (Sophie Charlotte) e Quinzé (Malvino Salvador). Depois de anos fazendo suas apostas, a sorte de Griselda muda e ela ganha na loteria. Assim, esta mulher que também é capaz de despertar paixões, passa a sentir as mudanças que o dinheiro provoca em sua vida.
Por Amanda Matos
Atualizado em 3 Jun 2020.