Quando o assunto é dramaturgia e televisão brasileira, Fernanda Montenegro é referência. Com uma trajetória belíssima e colecionando papéis inesquecíveis, esteve em títulos como "Guerra dos Sexos", "O Dono do Mundo", "Zazá", "Um Doce de Mãe" e muitos outros.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 12 novelas e séries com Fernanda Montenegro que vale a pena ver (ou rever). Confira:
Doce de Mãe
Dona Picucha (Fernanda Montenegro) tem 85 anos, é viúva e auxiliada por Zaida (Mirna Spritzer) há 27 anos. Sempre bem-humorada, apaixonada por samba e pela cozinha, a doce Picucha reúne os filhos - Silvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Suzana (Mariana Lima) e Fernando (Matheus Nachtergaele) - para anunciar que Zaida vai se casar e deixar o emprego. A prole se preocupa, mas a senhora aproveita a oportunidade única de encontrar a liberdade.
Belíssima
Belíssima começa a sua história na Grécia, quando Pedro (Henri Castelli) e Vitória (Cláudia Abreu) estão nos preparativos para o casamento. Ele é neto de Bia Falcão (Fernanda Montenegro), uma mulher ardilosa e muito determinada, que é contra o casamento. A neta mais velha de Bia é Júlia (Gloria Pires). Ela é dona e administradora da fabrica de roupas íntimas Belíssima, que herdou da mãe já falecida. Calma e reservada, ela é muito criticada pela avó. Na Grécia, Pedro e Vitória moram com a filha Sabina (Marina Ruy Barbosa), Tadeu (Thiago Martins), irmão de Vitoria, e Nikos Petrakis (Tony Ramos), padrinho de Sabina. Ele é apaixonado por Júlia. Quando Vitoria se vê obrigada a mudar para o Brasil, ele a acompanha.
Guerra dos Sexos
Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran) são primos e tiveram um breve romance durante a sua juventude. Mas, quando cresceram, a paixão se transformou em ódio mortal. Mas, quando eles pensam que não irão precisar mais aturar um ao outro, o destino lhes prega uma peça: um tio milionário morre e deixa para os dois uma herança de valor incalculável. Mas eles só poderão colocar as mãos no dinheiro com uma condição: eles precisarão morar na mesma casa, trabalhar na mesma empresa e aprenderem a conviver no mesmo ambiente.
O Dono do Mundo
Márcia (Malu Mader) é uma doce jovem, inocente que fica noiva de seu namorado Walter (Tadeu Aguiar), que se conheceram na adolescência e ficaram namorando durante alguns anos. No dia de seu casamento, o famoso Felipe Barreto (Antonio Fagundes), um bem sucedido cirurgião plástico, casado com Stella (Gloria Pires), chefe de Walter, aposta com um amigo que levará Márcia para cama antes do marido. Para cumprir seu plano, ele presenteia o casal com uma viagem de lua de mel ao Canadá, e vai junto alegando ser uma viajem de negócios. Ele consegue afastar Walter durante alguns minutos e seduz Márcia, que acaba indo pra cama com ele. Walter flagra os dois juntos e, desesperado de raiva, sai de carro e acaba sofrendo um acidente fatal. Pouco tempo depois, Márcia descobre que está grávida, e conta a Felipe que espera um filho seu. Revoltado, ele diz a ela que aquela noite não passou de uma aposta, e que é melhor para todos que ela faça um aborto. Logo após, ela perde o bebê, e, furiosa, decide se vingar, contando com a ajuda de Olga Portela (Fernanda Montenegro), uma cafetina de luxo.
A Dona do Pedaço
Nascida e criada no interior do Espírito Santo, Maria da Paz (Juliana Paes) vem de uma família de justiceiros profissionais, os Ramirez. Após se apaixonar por Amadeu (Marcos Palmeira), herdeiro dos Matheus, clã rival nos negócios familiares, a moça percebe que o que vive é um amor proibido. No dia dos casamento dos dois, Amadeu leva um tiro e Maria é obrigada a fugir para São Paulo, com medo de ser morta pela família do noivo como forma de vingança. Grávida de seu amado e pensando que ele não resistiu, a jovem chega a capital e começa a fazer bolos para se sustentar na casa de Tia Marlene (Suely Franco). Vinte anos se passaram, e Maria da Paz se tornou proprietária de uma bem-sucedida rede de confeitarias e vive com a filha, Josiane (Agatha Moreira), uma jovem ingrata que tem vergonha da mãe e cobiça sua fortuna. Para roubar o dinheiro de Maria, Jo, como prefere ser chamada, elabora um plano com Régis (Reynaldo Gianecchini) para que ele e a mãe se casem.
Zazá
Marisa Dumont (Fernanda Montenegro), mais conhecida como Zazá, é uma rica mulher com muito senso de humor e uma personalidade forte. É filha de Santos Dumont, o pai da aviação, e é mãe de 7 filhos, todos com as iniciais dos nomes remetendo a escala musical Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. São eles Dorival (Cecil Thiré), o mais velho, Renata (Fafy Siqueira), uma jovem simpática que sonha em ser chefe de cozinha, mesmo sendo um desastre, Milton (Antonio Calloni), um cineasta fracassado, Fabiana (Julia Lemmertz), que estudou engenharia só para agradar a mãe, Solano (Alexandre Borges), o mais preguiçoso dos filhos, Lavínia (Vanessa Lóes) e Silvia (Rachel Ripani), a caçula da família que é jogadora de futebol. Certo dia, ao sobrevoar em seu avião, Zazá vê nuvens em formato de anjos, e é aí que tem a ideia de buscar anjos para que cuidem de seus filhos.
Babilônia
Amigas de infância, as vidas de Beatriz (Glória Pires) e Inês (Adriana Esteves) levaram rumos completamente diferentes, principalmente depois que a primeira enriqueceu rapidamente ao dar um golpe do báu. Tomada pela inveja, Inês passa a chantagear a ex-amiga ao fazer fotos de Beatriz com um amante. Mas ela vira o jogo, matando o homem e colocando a culpa na inimiga. Enquanto isso, Regina (Camila Pitanga) a pobre e honesta filha do homem do homem assassinado procura por justiça e acaba se apaixonando por Vinicius (Thiago Fragoso), que está em outro nível social. Por fim, a trama ainda vai mostrar a história de amor de duas mulheres, vividas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg.
As Filhas da Mãe
"As Filhas da Mãe" conta a história da família de Lulu de Luxemburgo (Fernanda Torres). Casada com Fausto (Cláudio Lins / Francisco Cuoco), ela foi chantageada na década de 1960 e obrigada a abandonar o país. Anos depois, em 2011, quando Fausto desaparece misteriosamente, ela retorna para o Brasil a fim de reconstruir a vida e descobrir o que aconteceu com o empresário. Ela, então, reencontra as filhas - Tatiana (Andréa Beltrão), Alessandra (Bete Coelho) e a transexual Ramona (Cláudia Raia), que cresceram achando que a mãe havia morrido. Com o reencontro, todas passam a disputar a herança da família, o resort Jardim do Éden, deixado por Fausto.
Hoje é Dia de Maria
Maria (Carolina Oliveira) é uma humilde menina que, após ver sua família de dissolver, passar a sofrer com os maus tratos da Madrasta (Fernanda Montenegro). Maria foge de casa em busca das franjas do mar, e acaba fazendo uma longa viagem dentro dos contos populares brasileiros. Ela conhece vários personagens, faz amigos e é amparada por Nossa Senhora da Conceição. Um dia, Maria desafia o demônio Asmodeu (Stênio Garcia) em defesa de um amigo, e o demônio acaba lhe tirando um dos presentes mais bonitos que se pode ter.
Passione
Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), antes de se casar com seu marido Eugênio (Mauro Mendonça), engravidou de outro homem. Eugênio, dono da Metalúrgica Gouveia, maior rede de fabricação de bicicletas do Brasil, aceita a situação de Bete e resolve casar-se com ela mesmo assim. Mas, quando a criança nasce, Eugênio engana Bete dizendo que seu filho está morto, quando, na verdade, ele mandou a bebê para viver na Itália. Bete supera a morte do filho e constrói uma bela família com seu esposo. Muitos anos se passam e Eugênio adoece e uma enfermeira é contratada para ajuda-lo, Clara (Mariana Ximenes), que sempre teve segundas intensões sobre a família Gouveia. A saúde dele piora, e, em seu leito de morte, Eugênio decide contar à Bete que seu filho está vivo e que ele está na Itália. A partir daí, Bete luta para encontrar o filho perdido, mas terá que tomar cuidado com Clara, que soube do segredo e não medirá esforços para conseguir o que ela quer.
As Brasileiras
A série acompanha vinte e duas histórias sobre vinte e duas mulheres diferentes ao redor do Brasil. Cada história se passa em um estado diferente, mostrando a diversidade cultural e social das mulheres do país, e todas independentes entre si.
O Outro Lado do Paraíso
Quando o assunto é amor, Clara (Bianca Bin) ainda tem muito o que aprender. Vivendo com o avô Josafá (Lima Duarte) nas terras de Jalapão, Tocantins, ela vê sua vida mudar ao conhecer o simpático Gael (Sergio Guizé), que logo irá se revelar seu grande amor. Mas o que Clara não imaginava é que esse relacionamento amoroso iria levá-la do céu ao inferno. Vítima do comportamento do marido, ela se dispõe a perdoar todos os atos dele por causa dos conselhos de sua sogra, a ambiciosa Sophia (Marieta Severo). No entanto, o que Sophia realmente deseja é se livrar de sua nora para que ela possa desfrutar das terras pertencentes à família da moça. É aí que ela põe em prática seu plano de conseguir internar a esposa do seu filho em uma clínica psiquiátrica. A jovem passa, então, dez anos na clínica, mas quando decide dar uma reviravolta em sua vida, fará de tudo para que justiça seja feita.
Atualizado em 23 Out 2019.