Em ambos os lados de uma pequena rua estão 15 casas em fita. A construção da parcela com maior antigüidade data do início do século 20. A arquitetura simples, desprovida de elementos arquitetônicos significativos, revela sua forma de ocupação original, popular, destinada a servir de fonte de renda na forma de aluguéis.
A parcela mais atual data aproximadamente de 1930 e adequou-se perfeitamente àquela existente. Trata-se de um espaço urbano típico de muitas de nossas cidades antigas, de estreitas ruas para onde se abrem portas a janelas de casas de pé-direito alto e platibandas.
Até a metade do século 19 e fim da Guerra dos Farrapos, esta região da Cidade Baixa era um subúrbio com aspectos de zona rural, à mercê de constantes enchentes provocadas pelo Arroio Dilúvio. Conhecida também como zona de refúgio de escravos, sua evolução se fez a partir da instalação de uma olaria nas imediações. Cronistas da época citam como aspectos pitorescos o carnaval que movimentava as ruas deste bairro. Entre os blocos mais conhecidos destacava-se o Bloco dos Venezianos.
Mapa do local
Travessa Venezianos
Rua Joaquim Nabuco, s/nº,
90050-340
Atualizado em 30 Abr 2012.