Na última terça-feira (29), o público finalmente conheceu os 21 participantes da 3ª temporada do MasterChef Brasil. Ao todo são 10 mulheres e 11 homens na disputa pelo troféu de MasterChef, R$ 150 mil e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris.
Avaliados em duas etapas, os cozinheiros amadores tiveram que mostrar técnica e habilidade ao fazer a mise em place (cortar cenouras, separar claras das gemas e limpar frutos do mar), além de usar a criatividade para preparar uma receita com carne moída.
Na próxima terça, dia 5 de abril, os 11 homens e as 10 mulheres vão enfrentar o primeiro desafio do programa: preparar um prato apenas com os ingredientes da famosa Caixa Misteriosa.
Conheça os 21 participantes da 3ª temporada do MasterChef Brasil:
Victor Branco
Publicitário, Victor nasceu em Salvador, na Bahia. Começou a cozinhar quando foi morar sozinho em São Paulo, seis anos atrás. Sua tia Bel, irmã da sua mãe, é a grande inspiração devido aos pratos gostosos e variados.
Thaiana Wosniak
Advogada e locutora, ela nasceu em Guarapuava, interior do Paraná. Aprendeu a cozinhar ainda criança, mas passou a se interessar de verdade pelo mundo da gastronomia quando se mudou para São Paulo e ficou sem trabalho. Suas principais inspirações são as comidas feitas por sua avó e sua mãe, sempre recheadas de carinho.
Rodrigo Domingues (Tenente)
Tenente aprendeu a cozinhar com sua mãe sua avó, quando tinha 13 anos. Gosta de fazer pratos com ingredientes simples e regionais, sendo adepto da cozinha mais rústica.
Raquel Novais
Tem 32 anos e é empresária. Aprendeu a cozinhar quando criança, em Belo Horizonte, na casa de seus avós. Cuidava da horta, fazia doces de compota e ajudava a preparar os almoços de domingo quando a família toda se reunia. Vê no chef Claude Troigros uma grande inspiração, porque ele combina técnicas e receitas clássicas com ingredientes brasileiros e tenta sempre optar por produtores locais.
Paula Salles
A produtora cultural carioca tem 33 anos. Desde criança esteve no meio das panelas. Se inspira nas chefs Paola Carosella e Carla Pernambuco, além de artistas como Frida Kahlo e Tarsila do Amaral.
Nuno Codeço
O diretor financeiro nasceu em Lisboa, Portugal, e atualmente mora em São Paulo. Sua inspiração na cozinha vem de sua mãe, devido à boa lembrança das reuniões familiares em torno da mesa. Aventurou-se em meio às panelas ainda criança, fazendo sobremesas, mas aprendeu mesmo a cozinhar quando passou a morar sozinho no Brasil.
Lee Fu Kuang
O médico e pesquisador nasceu em Taiwan, uma ilha que faz parte da República da China. Aos 11 anos de idade, veio para o Brasil com a sua família e aprendeu a cozinhar com as vizinhas do local em que morava. Atualmente com 56 anos, ele está realizando um sonho ao participar do MasterChef Brasil, onde quer mostrar a influência dos alimentos na saúde.
Rodrigo Silva
Policial militar do Rio de Janeiro, ele vê a cozinha e a pesca como seus principais hobbies. Aprendeu a mexer no fogão ainda na sua adolescência e se inspira muito no chef Rolland Villard, responsável pelo restaurante Le Pre Catelan em Copacabana.
Gabriella Palinkas
Tem 26 anos, é engenheira química e mora no litoral de São Paulo. Entrou no mundo da culinária, ainda criança, aos 7 anos. Inspirou-se muito em sua mãe e atualmente aprende os segredos das panelas com sua sogra.
Gleice Simão
A estudante nasceu e mora em São Paulo. Começou a cozinhar ainda quando pequena, fazendo suas refeições diárias, e percebeu que tinha talento para a panela. Alex Atala, Rodrigo Oliveira e Kátia Barbosa são alguns dos chefs que a inspiram devido às suas cozinhas regionais, que valorizam a gastronomia brasileira.
Aluísio Nahime
Tem 32 anos, nasceu no interior de São Paulo, no pequeno município de Cajuru. Começou a se aventurar no mundo da gastronomia quando se mudou para a Espanha e ligava para sua mãe, Dona Beth, para cozinhar as comidinhas que lhe faziam falta na terra estrangeira. Atualmente, se inspira nas mulheres de sua família e na comida feita com amor.
Leonardo Young
O empresário nasceu e mora em São Paulo. Começou a cozinhar quando criança, quando ajudava seus pais a prepararem almoços e jantares em casa.
Guilherme Joventino
O diretor comercial nasceu em Belo Horizonte e atualmente mora em Santana de Parnaíba, São Paulo. Seus pais são a sua grande inspiração no mundo da cozinha, devido ao carinho e a dedicação que colocavam em cada prato.
Fernando Bianchi
O analista de controladoria tem 31 anos e mora em São Paulo. Começou a se aventurar em meio às panelas aos 15 anos, quando preparou uma tainha recheada. Desde criança acompanha sua mãe no preparo dos pratos e se inspira nela para fazer criações deliciosas.
Luriana Toledo
Tem 27 anos, é fisioterapeuta e mora em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Gosta de cozinhar para os parentes e seus amigos, sempre ouvindo uma boa música. Começou a se aventurar no meio das panelas ao auxiliar sua mãe no preparo dos pratos para os almoços de família. Desde que foi morar sozinha há quatro anos, passou se dedicar mais ainda ao mundo da gastronomia.
Livia Cathiard
A produtora nasceu e mora no Rio de Janeiro. Começou a cozinhar ainda pequena, acompanhando a sua avó. Depois, aprendeu alguns truques e segredos com seu padrasto.
Hellen Cruz
A publicitária nasceu e mora em Osasco. Começou a cozinhar quando tinha apenas 7 anos, quando acompanhava sua mãe a preparar os pratos de casa. Gosta de cozinhar para a família e amigos, que sempre a estimulam a testar e experimentar novas receitas.
Pedro Lima
Começou a cozinhar em 2012, quando passou a morar sozinho, meses antes de se casar. Uma de suas grandes inspirações é o chef Massimo Bottura, que costuma ir contra a cultura vigente na gastronomia e inovar.
Fábio Nunes
Tem 30 anos e nasceu no interior do Rio Grande do Sul. Começou a cozinhar aos 16 anos, quando saiu de casa para estudar. Seus ídolos são o chef Jamie Oliver, pela culinária sem frescura e com muito respeito aos sabores, e o piloto Ayrton Senna, devido ao seu esforço e sua concentração.
Vanesa Vagnotti
Professora de dança do ventre, Vanessa nasceu em Vitória, no Espírito Santo, mas atualmente mora no Balneário Piçarras, em Santa Catarina. Começou a cozinhar por volta dos 11 anos, quando se aventurava entre as panelas de sua avó materna. Sua inspiração na gastronomia são seus ancestrais, que sempre cozinharam.
Bruna Chaves
A professora de 29 anos mora em Nova Lima, região metropolitana de Minas Gerais. Começou a se interessar pelo mundo da gastronomia depois de se casar. Adora experimentar sabores novos, pratos diferentes e ingredientes exóticos.
Por A.
Atualizado em 30 Mar 2016.