Os peixes são deliciosas opções práticas para uma refeição especial. Além de saborosos, eles assam rápido e compõem pratos pra lá de surpreendentes. Sem falar que aceitam diversos tipos de acompanhamentos.
Assim, para te ajudar no preparo de um delicioso peixe assado, o Guia da Semana reuniu 8 dicas que vão te ajudar bastante no processo. Confira a seguir e aproveite:
Não exagere na gordura
O peixe contém óleos naturais, então você não precisa adicionar gordura ou óleo antes de assar, se não quiser. Mas se preferir acrescentar este ingrediente, não exagere. O ideal é passar uma pequena quantidade de manteiga ou óleo sobre o peixe antes de assá-lo.
Descongele corretamente
Você precisa garantir que o peixe seja descongelado adequadamente para obter os melhores resultados de sua receita. O peixe congelado tem o mesmo valor nutricional que o peixe fresco e fica no freezer por semanas ou até meses. Para descongelar o peixe, deixe-o nas prateleiras inferiores da geladeira por 8 a 12 horas. Nada de usar o microondas, viu?
Atenção ao tempo
Peixe costuma assar rápido no forno, por isso é importante respeitar o tempo de preparo de cada receita. Muitas receitas de peixe exigem que ele seja preparado no forno. Contudo, as pessoas tendem a se preocupar com o ressecamento dos peixes. Se você deixar o peixe no forno por alguns minutos a mais do que o proposto, isso pode significar a diferença entre um pedaço de peixe úmido e de outro um pouco seco.
Escolhendo o peixe
Ao comprar um peixe, verifique se os olhos estão claros, brilhantes e levemente salientes e que as brânquias rosa ou vermelhas. Se os olhos estiverem afundados, nublados ou rosados e as brânquias cinza, o peixe não está bom.
Marinada
Dependendo do tipo de receita de peixe assado que você está fazendo, marine os filés com sal e limão antes de cozinhar para obter uma carne mais firme, um sabor fresco e facilitar o manuseio. Você também pode mergulhar o peixe na água com vinagre antes de assá-lo para torná-lo mais doce, macio e manter sua forma melhor. Vinhos brancos, frutas como limão e laranjas e temperos como lemon-pepper, tomilho e pimenta também combinam muito com marinadas.
Enformando
Para impedir que o peixe grude na assadeira, coloque-o em uma cama de cebola, aipo ou legumes. Isso faz com que o peixe fique inteiro ao removê-lo da assadeira - além de proporcionar um sabor extra. Além disso, também pode-se apostar no papel manteiga.
Quanto tempo?
A regra geral do cozimento de peixe é assá-lo por 10 minutos em fogo médio para cada centímetro de sua espessura.
Papel alumínio
O papel alumínio é um importante aliado do preparo do peixe assado. Ao embrulhá-lo, o peixe assa de dentro para fora, ficando suculento e molhadinho, além de crocante por fora.
Atualizado em 17 Fev 2021.