No coração da Bahia, abrangendo as cidades de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Mucugê e Ibiroca está a Chapada Diamantina, reduto de belezas naturais e atrativos culturais. O cenário é composto por planícies, vegetação da Mata Atlântica, como caatinga e cerrado, grutas, cavernas, desfiladeiros, cânions, rios e cachoeiras.
A flora local contabiliza mais de 50 tipos de bromélias, orquídeas e trepadeiras, enquanto a fauna conta com animais como o tamanduá-bandeira, porco-espinho, tatu-canastra, capivaras, gatos selvagens, além de passados e cobras.
No século 19, a região, que foi habitada por índios Maracás, tornou-se famosa pela descoberta do ouro e de diamantes em 1844 no Rio Mucugê, por bandeirantes e exploradas. Na década de 80, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina, responsável por proteger o patrimônio natural.
Hoje, a Chapada recebe turistas por atrações como a cidade de Lençóis, que tem como cartão-postal o morro do Pai Inácio, com 1200m de altura, de onde se é possível ter uma vista panorâmica, e também a Cachoeira da Fumaça, com 380m de queda, a maior do Brasil. A região abriga ainda comunidades místicas, como no Vale do Capão.
Mapa do local
Parque Nacional da Chapada Diamantina
Lençóis, -, 41204-075
Telefone 3332-2229
Atualizado em 20 Jul 2012.