Mufasa é o pai de Simba, mas em "Mufasa: O Rei Leão" vemos o futuro rei ainda como um filhote. No filme, o jovem leão passa por uma tragédia que o afasta de sua família e de seu lar. É nesse momento que seu caminho se cruza com o de outro filhote de leão.
Taka é um leão que pertence a uma estimada linhagem real. É um filhote generoso e solidário que encontra em Mufasa o irmão que nunca teve.
O sábio xamã Rafiki narra a nova história de origem de Mufasa para Kiara, a única neta do rei e filha de Simba e Nala. Com sua risada inconfundível, o babuíno estabelece desde o início um vínculo especial com Mufasa, que durará a vida inteira.
Timão, um suricato espirituoso, e Pumba, um hilário javali, são amigos e confidentes de Simba. Com o tempo, essa emblemática dupla também forja uma amizade com Kiara.
Inteligente, atenciosa e curiosa, a jovem Kiara faz parte da família real das Terras do Reino ao lado de seus pais, Simba e Nala. Quando Nala desaparece e Simba parte em sua busca, Kiara é deixada aos cuidados de Rafiki, Timão e Pumba.
Zazu é um calau-de-bico-amarelo que se torna o “braço direito” de Mufasa. Ele faz parte da guarda real de outro rei e também foi responsável por cuidar de Sarabi – rainha consorte de Mufasa e mãe de Simba – quando ela era um filhote.
Corajosa, inteligente e segura de si, Sarabi tem tudo o que é preciso para se tornar rainha amanhã. Porém, ainda filhote, ela sofre a perda de seu grupo para um grupo de leões errantes, um evento que a faz perceber a importância de unir forças diante de adversidades.
É um leão cruel e perverso que lidera um bando empenhado em ajudá-lo a conquistar o trono a qualquer custo. Kiros e seus seguidores deixam angústia e dor por onde passam.
Dirigido por Barry Jenkins, 'Mufasa: O Rei Leão' estreia no dia 19 de dezembro nos cinemas de todo o Brasil, trazendo às telonas a jornada de Mufasa desde sua infância até se tornar rei.