A Maria-Fumaça se tornou objeto de atração, oferecendo passeios aos sábados, domingos e feriados. Ela percorre um trecho de um quilômetro dentro da área do Museu Ferroviário. Além disso, o visitante pode conhecer o Museu Castelinho, o Museu Funicular (preserva o sistema de tração da ferrovia e outras peças), o Antigo Mercado, o Clube União Lyra Serrano (que recebe atividades culturais e sociais), o relógio da estação e o campo de futebol, onde Charles Miller jogou a primeira partida do esporte no Brasil, em 1894.
Para quem gosta de contato com a natureza, Paranapiacaba também oferece opções. Lá, está o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, criado em 2003, que preserva recursos naturais da Mata Atlântica. A área de quase 4 milhões de metros quadrados abriga cedros, bromélias e orquídeas. Na fauna, há sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outras espécies. É possível, ainda, realizar trilhas abertas com visitas controladas por monitores, além de participar de um circuito de arborismo. O parque fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.
Como chegar:
De carro: Seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Daí pegar a SP 122 até Paranapiacaba.
De ônibus: Saídas a cada 40 minutos do Terminal Rodoviário de Santo André (Tersa), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires - fone: 4828-1019).
Foto: Divulgação PMSA
Mapa do local
Vila de Paranapiacaba
Situada a pouco mais de 50 km da capital paulista
Alto da Serra do Mar,, 04824-090
Alto da Serra do Mar,, 04824-090
Telefone (11) 4433-0643
Atualizado em 27 Jul 2012.