Desde os primórdios da cena eletrônica, as mulheres nunca ganharam muito espaço entre os DJs mais conceituados mundialmente. Mas isso não quer dizer que não existam bons nomes femininos, mulheres que são tão boas quanto os homens na hora de produzir hits e sets monstruosos.
+ Saiba tudo sobre shows gringos na página especial do ObaOba
+ 10 itens indispensáveis para levar a festivais de música
+ Shows internacionais no Brasil em 2016
Quem sai perdendo por culpa do preconceito que existe nesse meio é o público, que, muitas vezes, deixa de conhecer produtoras incríveis pela falta de visibilidade. Mas o ObaOba é super contra o sexismo e te ajuda a conhecer um pouco mais do girl power por trás do cenário eletrônico:
Mija
Mija vai do deep house até o future bass e faz parte da gravadora OWSLA, renomada label do também DJ Skrillex. A artista já se apresentou no Ultra e no Sunset Music Festival. Seus últimos trabalhos envolvem a animada "Better", produzida com a participação de Vindata.
Alison Wonderland
Além de produtora, a artista ainda escreve e canta várias de suas músicas. O estilo dela vai do trap até o bass, e até o momento, Alison já trabalhou com AWE, Slumberjack e Wayne Coyne - vocalista da banda The Flaming Lips. Em relação aos grandes festivais ao redor do mundo, a DJ já se apresentou no renomado Ultra Music Festival. "I Want U" e "Run" são algumas das faixas mais aclamadas de Alison.
Anna Lunoe
Lollapalooza, Coachella e Hard Summer são apenas alguns dos festivais onde Lunoe já se apresentou. Natural da Austrália, a produtora, cantora e DJ também faz parte da OWSLA. "I Met You" e "Stomper" estão entre as mais ouvidas da artista, sobre seu estilo, ele vai do tropical house, trip hop e nu disco. E tem mais, Anna foi a primeira mulher a se apresentar no palco principal do festival EDC.
DJ Anna
A brasileira Anna está entre os nomes mais conhecidos no cenário feminino de música techno. Ela já tocou em grandes festivais, como o Lollapalooza, e passou por cidades como Dubai, China, França e Inglaterra. Mesmo não sendo tão reconhecida nacionalmente, a artista só cresce no cenário internacional. Seu último single, "Sandstorm", mostra muito do seu talento para a música.
NERVO
As irmãs Miriam e Olivia Nervo formam um dos duos mais conceituados dentro do cenário eletrônico quando o assunto é girl power. Um dos hits mais conhecidos da dupla é a música "We're All No One", além do hino do festival Tomorrowland, "The Way We See The World", que foi produzido em parceria com outros DJs.
TOKiMONSTA
Jennifer Lee, mais conhecida como TOKiMONSTA, é um dos nomes que vem ganhando destaque no cenário que mistura eletrônico e hip hop. A produtora atua como residente em Los Angeles e se formou pela conceituada Red Bull Music Academy. Além de já ter trabalhado com o Flying Lotus, a artista também lançou faixas pela gravadora Ultra.
LOUISAHHH
Louisa Pillot é um dos nomes de destaque dentro do cenário feminino de música techno. "Ego", "In My Veins" e "Change" são boas músicas que se destacam entre as dezenas já produzidas pela artista. Atualmente, Louisa se concentra em tocar na Europa, inclusive suas turnês acontecem por lá.
Ellen Allien
Inspirada pela cultura alemã, a música de Ellen vai do techno ao eletro e ainda faz uso de muitos elementos experimentais. Com faixas que cultuam o lado minimalista da música, a artista gosta de apostar em batidas mais abstratas para animar o público. "Sun The Rain" e "Our Utopie" são os hits mais bombados da produtora.
Magda
A artista está a mais de 20 anos no cenário musical e se tornou um dos nomes de maior destaque dentro da música eletrônica alternativa. Com muito techno e minimal house, a DJ abusa de elementos da cena ungerground em seus sets. Seu último álbum lançado, "From The Fallen Page", reúne boas faixas produzidas por Magda.
Por Juliane Romanini
Atualizado em 2 Ago 2016.