Guia da Semana

O ano de 2015 mal começou, mas desde janeiro já surgiram tantas músicas ótimas, que fica difícil resistir e não fazer uma lista com as melhores do ano até agora.

+ Saiba tudo sobre shows gringos na página especial do ObaOba
+ 10 itens indispensáveis para levar a festivais de música
+ Shows internacionais no Brasil em 2015

Lapidando do rap ao pop e do rock ao eletrônico, o ObaOba listou as canções mais marcantes que foram lançadas - ou simplesmente estouraram - neste ano. Tem para todos os gostos, o único critério é fazer você curtir. Confira e aguarde as novidades:

Mark Ronson ft. Bruno Mars - "Uptown Funk"

A canção mais tocada neste ano não poderia ficar de fora. A dançante e empolgante "Uptown Funk", de Mark Ronson com Bruno Mars, que está presente no álbum Uptown Special, está no topo das paradas em quase todos países. A faixa escrita por Ronson, Jeff, Bhasker, Mars e Philip já teve mais de 500 milhões de visualizações no YouTube e esse número não para de crescer a cada dia.

Maroon 5 - "Sugar"

A banda Maroon 5, do vocalista Adam Levine, é outra que também emplacou neste ano com o hit "Sugar", presente no álbum V, de 2014. Boa parte do sucesso da canção se deve ao refrão chiclete e ao clipe dirigido por David Dobkin, que viralizou na internet e mostra a banda invadindo festas de casamentos em Los Angeles.

Ellie Goulding - "Love Me Like You Do"

A canção de maior sucesso da cantora Ellie Goulding, "Love Me Like You Do", lançada em janeiro, também merece um lugar na lista. O synthpop moderninho da inglesa ganhou um lugar de destaque nas rádios mundiais com muito mérito.

Rihanna ft. Kanye West & Paul McCartney - "FourFiveSeconds"

A parceria marcante entre três dos maiores hitmakers do mundo não poderia ficar de fora. O público recebeu muito bem a canção criada pela cantora barbadense Rihanna, Paul McCartney e Kanye West. Também lançada em janeiro de 2015, "FourFiveSeconds" tem uma pegada cativante de pop com soul e country.

Big Sean ft. Drake - "Blessings"

O rapper Big Sean ganhou ainda mais moral na cena do hip hop com a faixa "Blessings", feita em parceria com Drake e Kanye West, e produzida por Vinylz. A canção está presente no terceiro álbum de inéditas do cantor, Dark Sky Paradise, que chegou ao mercado no dia 24 de fevereiro.

George Ezra - "Budapest"

Um caso de sucesso atrasado é a canção "Budapest", do cantor britânico George Ezra, feita em parceria com Joel Pott. A faixa, presente no álbum Wanted on Voyage, foi criada em 2013, mas só conseguiu atingir o topo das paradas mundiais neste ano. Com uma mistura de folk, blues e rock, a música - infelizmente - ainda não conseguiu emplacar no Brasil.

Sia - "Elastic Heart"

Lançada no início do ano, a faixa "Elastic Heart" da cantora Sia também chamou atenção dos ouvintes. Porém, a canção caiu no gosto popular ao ser alavancada pelo seu ótimo e polêmico clipe, que mostra uma luta na jaula entre o ator Shia LaBeouf e a dançarina Maddie Ziegler, de apenas 12 anos.

Kendrick Lamar - "King Kunta"

O rapper Kendrick Lamar é dono de um dos melhores álbuns do ano, To Pimp A Butterfly, e como não poderia deixar de ser, também emplacou um sucesso. Depois do hit "i", a canção "King Kunta" foi a escolhida por ele e pelo público para ser o carro-chefe desse ótimo trabalho.

Jack Ü ft. Justin Bieber - "Where Are Ü Now"

O duo Jack Ü, formado pelos produtores Diplo e Skrillex, lançou em fevereiro a badalada "Where Are Ü Now", que conta com a participação especial do cantor canadense Justin Bieber. A música fez sucesso desde o primeiro dia e está presente no novo EP dos artistas, intitulado Skrillex & Diplo present Jack Ü, disponível no SoundCloud.

Kanye West ft. Paul McCarteney - "Only One"

Outra parceria entre Kanye West e Paul McCartney que merece destaque é a canção "Only One". Lançada no primeiro dia do ano, a faixa é uma balada ao piano em que o rapper homenageia sua filha, North West, cantando a partir da perspectiva de sua mãe, que faleceu sem conhecer a neta.

Mumford & Sons - "Believe"

Os músicos do Mumford & Sons voltaram a ativa neste ano com o ótimo single "Believe". A canção, que fez sucesso desde as primeiras semanas, é o carro-chefe do terceiro disco da carreira da banda inglesa, intitulado Wilder Mind, que sucede o aclamado Babel, de 2012.

Björk - "Lionsong"

Os fãs da cantora islandesa Björk também foram à loucura neste ano com o lançamento do álbum, Vulnicura. Fugindo sempre dos padrões, a artista teve os holofotes para ela ao soltar a faixa "Lionsong".

O.T. Genasis - "CoCo"

O rapper O.T. Genasis fez sucesso neste ano e no 'Hot 100 Billboard' com a pesada "CoCo". A canção, além de um clipe polêmico, conta com uma letra absurda e chamou atenção ao ganhar uma dezena de remixes feitos por DJs de todo o mundo.

Common & John Legend - "Glory"

Os cantores John Legend e Common estouraram com a ótima "Glory", canção que promove a trilha sonora do filme Selma. Para quem não sabe, o longa-metragem conta a história do líder Martin Luther King em busca da igualdade nos anos 60, durante a marcha de Selma a Montgomery, no estado do Alabama. A canção ganhou ainda mais destaque após ser apresentada ao vivo no Grammy Awards.

Hot Chip - "Need You Now"

O Hot Chip voltou a fazer barulho com a faixa "Need Yoy Now", presente no álbum Why Make Sense?, previsto para o dia 18 de maio. A faixa traz uma mistura dançante de música eletrônica, house e pop, enquanto o vídeo mostra o vocalista Alexis Taylor perseguindo a si mesmo através do tempo.

Florence + The Machine - "What Kind Of Man"

O grupo Florence + the Machine agraciou os fãs com o single "What Kind Of Man", carro-chefe do terceiro álbum de estúdio deles, intitulado How Big, How Blue, How Beautiful, marcado para o dia 1º de junho. A canção é marcada pela excelente potência e capacidade sonora da vocalista Florence Welch.

Major Lazer & DJ Snake ft. MØ - "Lean On"

O projeto Major Lazer, olha o Diplo novamente aí, cativou os ouvintes com "Lean On", canção feita em parceria com a cantora dinamarquesa MØ e o DJ Snake. A faixa é simplesmente íncrivel e mostra a capacidade dos produtores de misturar moombahton, dancehall, trap e electropop numa única música, além de ser extremamente dançante. Vide o clipe.

Alabama Shakes - "Don't Wanna Fight"

O Alabama Shakes, da excelente vocalista Brittany Howard, é responsável pela ótima "Don't Wann Fight", faixa que traz uma mistura de rock com soul, marcada por baixo e bateria. A canção está presente em Sound & Color, o novo álbum da banda previsto para 21 de abril.

Muse - "Psycho"

O trio britânico Muse mandou muito bem durante o ano com "Psycho", música de trabalho do novo álbum, Drones. A canção mostra uma pegada diferente dos músicos, que aparentemente investiram num rock mais orgânico.

Tame Impala - "Let It Happen"

Os australianos do Tame Impala lançaram neste ano a primeira faixa do terceiro álbum do grupo. Intitulada "Let It Happen", a canção de 7m50s foi disponibilizada para download gratuito. E claro, os fãs amaram!

Snoop Dogg ft. Charlie Wilson - "Peaches N Cream"

Depois de se aventurar pelo mundo do reggae, o rapper Snoop Dogg voltou ao estilo que o consagrou ao lançar a faixa "Peaches N Cream", que conta com a produção de Pharrell Williams e vocais de Charlie Wilson. A faixa está presente no álbum Bush, que está previsto para ser lançado em formatos digitais no dia 12 de maio.

Faith No More - "Superhero"

Os norte-americanos do Faith No More lançaram em março a ótima "Superhero". A canção traz as características típicas do quinteto: vocal gritado, riffs pesados e muita melodia, para a alegria do vocalista Mike Patton. A faixa está presente em Sol Invictus, o primeiro álbum deles desde 1997.

Death Cab For Cutie - "Black Sun"

A banda estadunidense Death Cab For Cutie voltou a fazer sucesso com a faixa "Black Sun", primeiro single do álbum Kintsugi, que saiu em março. A canção também ganhou um clipe bem divertido, que já tem mais de um milhão de views.

St. Vincent - "Bad Believer"

A cantora norte-americana St. Vincent, que foi um dos destaques do Lollapalooza Brasil, também agradou os fás com sua nova canção, "Bad Believer". Presente na reedição de luxo de seu quarto álbum, que contou com cinco novas músicas de Anne Clark, a faixa é uma loucura muito boa.

Years & Years - "King"

O trio londrino Years & Years, formado por Mikey Goldsworthy, Emre Turkmen e Olly Alexander, entrou para os charts mundiais com o single "King". A canção é uma mistura dançante de synthpop com house, que fez muita gente esquecer a mancada deles no MECA Festival, quando cancelaram a vinda ao país.

Kygo - Firestone ft. Conrad Sewell

O DJ norueguês Kygo fez sucesso mundial com sua parceria com Conrad Sewell, intitulada "Firestone". A faixa é a primeira amostra do trabalho do produtor, que atualmente roda o mundo por festivais de EDM, após assinar com o selo da Ultra Music.

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 30 Abr 2015.