Guia da Semana

A Copa do Mundo já está batendo na nossa porta e você já sabe tudo sobre as seleções participantes. Mas vem cá, musicalmente falando, você conhece os grandes nomes dos países participantes do evento?

+ Fique por dentro das curiosidades da Copa do Mundo no nosso canal especial
+ Ouça cinco músicas inesquecíveis sobre futebol
+ Veja os cinco melhores filmes sobre futebol

Bem, então veja abaixo o que tem de bom na Croácia, no México, em Camarões e, claro, no Brasil, os representantes do Grupo A.

Grupo A

Brasil

A Copa é aqui e nós estamos acostumados a ouvir tudo o que vem da nossa terra. Dos clássicos aos modernos, passando pelos cults e pelo brega, a música brasileira é uma das mais reconhecidas no mundo pela mescla de ritmos e influências africanas e europeias. E como somos cabeça de chave do Grupo A da Copa, a nossa dica é para que você conheça melhor o trabalho de Jorge Ben, um dos maiores representantes da MPB. Carioca, Jorge é um dos maiores nomes da música brasileira.

A música certa para ouvir em clima de Copa é:

Croácia

Helen Merrill nasceu em Nova York, mas por ser filha de imigrantes croatas, é considerada uma das maiores vozes do país do leste europeu. Originalmente batizada de Jelena Ana Milcetic, a cantora, especialista no jazz vocal, tem fama mundial e conta com mais de 15 álbuns gravados ­– grande parte em inglês.

México

Sim existem diversos artistas mexicanos que poderiam estar nesta lista, o que nos deixa profundamente chateados, mas a nossa escolha ficou com a banda Café Tacvba. Querida pelos indies, a banda toca o seu rock alternativo com suas letras em espanhol desde 1989. Presentes em diversas trilhas de filmes mexicanos, o grupo já colaborou com nomes como Incubus, David Byrne, Beck e outros.

Camarões

Talvez você já tenha ouvido uma canção do Manu Dibango, um dos maiores nomes do afrobeat e da música camaronesa. É o responsável pela canção “Soul Makossa”, que contém o famoso verso “mamako, mamasa, maka makossa”, reutilizado por Michael Jackson em “Wanna Be Startin’ Something”. Aos 80 anos, Manu conta com mais de 20 álbuns lançados e sucessos mundiais. “New Bell” é outro deles.

Por Rodrigo Guarizo

Atualizado em 1 Abr 2014.