Por Gabriela Agustini
![](http://www.guiadasemana.com.br/photos/event/orishas4.jpg)
Apostando na mesma mistura que o consagrou em 2000, quando A Lo Cubano foi lançado, o Orishas apresenta nesta semana El Kilo, o terceiro álbum do trio, em shows no Rio, Curitiba e São Paulo. O nome do disco faz referência ao apelido local dos centavos da moeda cubana, mostrando que apesar de não mais habitarem a ilha de Fidel, os rappers ainda a mantém como principal referência. "Tivemos que sair de Cuba para podermos ter mais acesso ao mundo", explica o vocalista Róldan, em entrevista coletiva realizada nesta semana.
![](http://www.guiadasemana.com.br/photos/event/orishas1.jpg)
Os outros integrantes, Youtel e Ruzzo, também estão morando na Europa, em Madri e Milão, respectivamente. A distância, no entanto, além de não dificultar a carreira do grupo, que se encontra constantemente, acrescenta novos elementos ao trabalho dos artistas."Antes conhecíamos apenas a realidade de Cuba, já que nascemos e crescemos lá. Hoje já temos uma maior noção de mundo, e isso acaba se refletindo na nossa música", explica Youtel.
![](http://www.guiadasemana.com.br/photos/event/orishas-disco.jpg)
Mas, se o estilo musical permanece semelhante ao dos outros discos, as letras se universalizaram um pouco mais. "Nos primeiros trabalhos falávamos de Cuba e do que vivíamos por lá. Agora que mudamos, a realidade é outra e esse disco mostra um pouco dos problemas europeus. Nossas músicas resumem nossas vivências.", explica Ruzzo.
![](http://www.guiadasemana.com.br/photos/event/orishas3.jpg)
Quanto ao show dessa semana, os cubanos garantem que além de um som de qualidade, o público poderá conferir uma apresentação com muita paixão e vontade. "Fazemos cada show como se fosse o último", conta Youtel. As apresentações se basearão no último CD da banda, mas não deixarão de fora os hits dos discos anteriores, A Lo Cubano e Emigrante.
Veja informações sobre os shows do Orishas em São Paulo , no Rio e em Curitiba
Atualizado em 6 Set 2011.