Por Humberto Baraldi
Divulgação |
Os primeiros passos do blues apareceram no fim do século 19, no Mississippi, sul dos Estados Unidos. Os tais hits tinham diferentes formas estruturais até então conhecidas. Foi nesta ocasião que o músico W. C. Handt divulgou o ritmo, tornando-o respeitável. Este artista, compositor e orquestrador foi a chave para a popularidade do blues, conhecido como "Father of the blues", "O pai do blues" em português.
Por volta de 1920, o gênero americano tornou-se um elemento de destaque da música popular dos EUA. Com o desenvolvimento da indústria discográfica, houve um crescimento da popularidade de cantores e guitarristas de country-blues como Blind Lemon Jefferson, Bling Blake, Son House, Robert Johnson, Charley Patton e Mississippi John Hurt. Cantoras também ficaram famosas, destacando-se: Mamie Smith, Gertrude "Ma" Rainey, Bessie Smith e Victoria Spivey.
Nos anos 40 e 50, a urbanização e o uso de amplificação sonora criaram o blues elétrico, muito popular em cidades como Chicago e Detroit, e os melhores exemplos são artistas como Howlin´ Wolf, Muddy Waters e John Lee Hooker. Alguns especialistas consideram esta vertente musical uma das influências do surgimento do rock and roll.
O apelo do blues continuou forte nas décadas seguintes. Artistas como Eric Clapton, Janis Joplin e Jimi Hendrix, influenciados tanto pelos primeiros bluesmen como pelos mais recentes, levaram o blues a uma audiência cada vez mais nova.
Ninguém tem dúvida de que John Lee Hooker (foto acima), B.B. King, Muddy Waters e Taj Mahal são os maiores nomes do estilo. No cinema, o filme The blues brothers foi também muito importante para ajudar o blues urbano no século 20. A música aparece também nos lugares mais surpreendentes. O tema da série televisiva Batman trazia blues, da mesma forma, muitos clássicos do Jazz, como Now´s the time de Charlie Parker, usou o blues instrumental. A primeira grande estrela da country music, Jimmie Rodgers, era também um intérprete do gênero.
Atualizado em 6 Set 2011.