Faça chuva ou faça sol, a Rua 25 de Março está sempre lotada. Tradicional quando o assunto é compra barata, o local, que oferece artigos decorativos, passando por bijuterias, calçados, óculos, roupas, tecidos, utensílios domésticos, guarda-chuvas, equipamentos eletrônicos e muitas bugigangas.
O Bar Brahma do Centro era reduto de intelectuais, músicos e políticos nas décadas de 50 e 60. O bar foi resgatado em 2001 pelos empresários Álvaro Aoas e Luis Marcelo, e hoje aposta temporadas fixas de nomes da velha-guarda do samba ou MPB em seu salão principal.
São cerca de 1500 apresentações por ano. Entre elas, destaque para artistas como Cauby Peixoto, Demônios da Garoa, Mariana Belém e Elza Soares. Para beber, escolha entre as boas caipirinhas e o chopp Brahma.
A região da rua Augusta sempre teve e sempre terá uma das noites mais vivas da cidade de São Paulo. Seus bares e casas noturnas recebem gente de todos os estilos e é abrigo para qualquer um que queira curtir as melhores baladas e bons momentos no happy hour.
Sugestões: Caos, Ibotirama, Igrejinha, Violeta Bar, Bar Augusta 472, Exquisito, Tex, The Pub, Dona Teresa...
O Bixiga é um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo. Situado na região da Bela Vista e colonizado por italianos, o bairro é famoso por sua gastronomia e cultura. Para quem aprecia a culinária italiana e a boa gastronomia, a região é sempre uma boa pedida para almoços e jantares em suas mais diversas cantinas.
Sugestões: C... Que sabe, Villa Tavola, Mamma Celeste, Gran Roma, Cantina Montechiaro.
Se existe um lugar em São Paulo que ama festejar o carnaval, esse lugar é a Vila Madalena. Com uma programação completa, conta com dezenas de bloquinhos de rua com opções para adultos e crianças. Vale a pena curtir um Carnaval na cidade.
Há 25 anos, o Centro de Tradições Nordestinas cumpre a missão de abraçar e acolher sotaques, cores e sabores da região mais arretada do Brasil, na maior cidade nordestina fora do Nordeste: São Paulo.
Endereço: Rua Jacofer, 615 - Bairro do Limão
Também conhecida como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, a Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista e é um dos cartões-postais de São Paulo. O casarão foi projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1929) - o mais importante arquiteto do período áureo da economia cafeeira de São Paulo.
A Casa abriga uma biblioteca com aproximadamente 35 mil volumes da coleção do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos. Além dessas e outras obras, o centro oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura. Também abriga a primeira biblioteca do país especializada em poesia e uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.
A Casa do Saber é um centro de debates e disseminação do conhecimento em São Paulo, que oferece acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores. Em um ambiente extra-acadêmico, a Casa do Saber oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas áreas de artes plásticas, ciências sociais, cinema, filosofia, história, música e psicologia, reunindo renomados professores e conferencistas.
Endereço: Rua Dr Mario Ferraz, 414
O CCBB é um dos lugares mais fantásticos de São Paulo. O prédio, belíssimo e localizado no charmoso centro da cidade, foi construído em 1901 e funcionou como banco até 1996. Em 2001, abriu as portas como centro cultural e, desde então, nos oferece mostras e peças incríveis.
Com salas confortáveis, boa localização e uma lojinha de deixar qualquer cinéfilo apaixonado, o Espaço Itaú de Cinema Augusta é um refúgio para quem procura o equilíbrio entre uma boa programação (com uma combinação de filmes alternativos e populares) e um espaço agradável, mais aberto à rua.
Assistir a um ensaio na quadra da Rosas, como ficou popularmente conhecida, é uma daquelas sensações que nos arrepiam dos pés até a cabeça. Até quem não é muito fã de carnaval consegue enxergar a arte e a beleza do trabalho em equipe e envolver-se com a música.
Endereço: R. Cel. Euclídes Machado, 1066 - Jardim das Gracas
Para muitas pessoas, ir ao estádio assistir uma partida do seu time de futebol é programa sagrado. Entretanto, um dos estádios de São Paulo possuem um atrativo que vai além do campo e, sem dúvidas, deixa qualquer jogo ainda mais gostoso.
Tradição lusitana, os bolinhos de bacalhau da Portuguesa são sucesso em todas as partidas e fazem parte do ritual de muitos que visitam o local. Instalado na parte interna do Canindé, o restaurante funciona há três décadas e, apesar de possuir outros tipos de alimentos, o carro-chefe são os bolinhos.
Endereço: Rua Comendador Nestor Pereira, 33
O Edifício Martinelli foi o primeiro arranha-céu de São Paulo, feito em concreto armado em estilo neoclássico, com 30 andares e 130 metros de altura. Pertencia a Giuseppe Martinelli, empresário ítalo-brasileiro que fez fortuna no país. Ao longo dos anos, o prédio agregou em suas 1.267 dependências o Cine Rosário, salões, restaurantes, cassinos e o sofisticado Hotel São Bento. O abandono fez com que o edifício se tornasse um grande cortiço. Após ser tombado como patrimônio histórico, o local agora abriga secretarias municipais; para os visitantes, está disponível o terraço e sua vista panorâmica.
*Existem períodos em que a visita é suspensa. Antes de programar sua visita, verifique se está aberto (11) 3104-2477.
O espaço na Rua Fradique Coutinho funciona como cinema de rua desde 1962 quando nasceu o Cine Fiammetta e ficou com este nome por mais de 30 anos. Em 1989, transformou-se na Sala Cinemateca e exibia filmes clássicos e raros que fizeram a cabeça de muito cinéfilo. A partir dos anos 2000, passou a ter outros nomes até ganhar o atual, Cinesala, em 2015. Intimista e ainda com ar dos anos 60, disponibiliza camas para quem quer assistir a programação de forma ainda mais aconchegante. A visita é obrigatória (e apaixonante) para todos que amam cinema.
Quem disse que a diversão de subir uma parede é só para crianças? Programar-se para fazer uma escalada indoor acompanhado, seja pelos amigos, namorado ou até pelos instrutores do local, é simplesmente uma delícia. A Casa de Pedra foi inaugurada em 1998 e possui paredes de até 14 metros de altura. Com opções para toda a família, o local oferece diferentes níveis de dificuldade, incluindo variáveis que controlam a mudança de clima e inclinação da rocha.
Endereço: Rua Venâncio Aires, 31 - Água Branca
A cidade turística de Paranapiacaba fica no município de Santo André e visitá-la é como voltar no tempo dos barões de café, onde as cidades eram rústicas e pequenas. A região abrigou, em 1867, imigrantes ingleses que vieram ao país para construir a ferrovia paulista. Por conta disso, Paranapiacaba possui uma arquitetura diferenciada, com edificações construídas pelos britânicos e mantidas até hoje. Além disso, trilhas, cachoeiras e bastante contato com a natureza completam as atrações do lugar.
Clique AQUI para saber as datas de saída e como fazer para comprar ingressos.
Infelizmente nem todas as pessoas conhecem a Fundação Ema Klabin. Infelizmente porque a casa, como já foi chamada, é um verdadeiro oásis no meio do caos paulistano e parece um refúgio ou um paraíso escondido, tendo em vista que estar entre seus cômodos e jardins faz com que nos sintamos em um lugar completamente diferente de todos os que já estivemos antes.
Para quem não sabe, a Fundação era, na verdade, a própria casa onde a colecionadora de arte Ema Klabin morou. Então, apesar de ser um museu e um lugar de pesquisa, o local foi conservado exatamente como era na época em que ela vivia. Assim, logo que entramos, a sensação é de que somos abraçados por ela e todo o seu universo e acervo artístico, fazendo da visita um passeio extremamente aconchegante e agradável.
A Galeria do Rock é o lugar perfeito para quem procura coisas diferentes e alternativas ligadas ao universo da música. As lojas apresentam vitrines criativas e produtos curiosos, que vão de miniaturas a LPs raros e de roupas a adesivos e acessórios.
Fundado em 1963 e localizado no centro de São Paulo - entre as ruas 24 de Maio e o Largo Paysandu -, o local oferece 450 estabelecimentos comerciais divididos em hip hop, no subsolo; skate e produtos mais populares, no térreo; rock, no primeiro, segundo e terceiro; e silk screen e estamparias, no terceiro e quarto andar.
Antigo Horto Florestal, o Parque Estadual Alberto Löfgren, apesar de localizado em área urbana, mantém extensas áreas de Mata Atlântica, constituindo uma importante referência para a população da Zona Norte da Capital. Há lagos e bicas d’água potável que brotam de seu solo, além de belas alamedas, oferecendo ao visitante um acolhedor espaço para práticas esportivas, piqueniques ou uma simples caminhada, respirando ar puro, ao som de pássaros e cigarras.
A feira da Praça Benedito Calixto existe desde 1987 e virou um ponto de referência intelectual, cultural e também turístico. O evento acontece os sábados, das 9h às 19h, no bairro de Pinheiros. Mais de 300 expositores ficam espalhados na praça, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades maravilhosas, além da praça de alimentação, com diversas opções.
A Cinemateca Brasileira foi criada em 1940 a partir do surgimento do Clube de Cinema de São Paulo. O local é responsável pela preservação da produção audiovisual do Brasil e desenvolve atividades para difundir e restaurar o acervo, que é um dos maiores da América Latina. Realiza mostras temáticas e retrospectivas, além de eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Com aproximadamente 360 mil metros quadrados de área verde, o Jardim Botânico é um dos pontos turísticos da cidade de São Paulo. Os espaços repletos de plantas nativas e exóticas são parte da reserva de Mata Atlântica, e servem como abrigo para os mais diversos tipos de animais: macacos, bichos-preguiça, ouriços, gambás, tucanos, maritacas, garças e outros que vivem soltos no espaço. Além disso, também abriga o Museu Botânico, que apresenta de forma didática os vários ecossistemas encontrados no estado.
A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, ou a Feirinha da Liberdade, como é conhecida, é uma manifestação de cultura brasileira, que mescla as tradições dos diversos povos que compõem sua população. Além de barracas com comidas deliciosas, como yakisoba e yakibifun (macarrão de arroz) takoyaki e ebiyaki (bolinhos de polvo e camarão), guioza, tempurá, oferece o famoso imagawaki (bolinho de feijão Azuki) que é feito na hora em uma chapa apropriada, sendo uma panqueca grossa com o doce de feijão dentro - sucesso no local.
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul. Em seu acervo, conta com nomes como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet em exposições permanentes temáticas extremamente interessantes. Mas, além das obras, sua arquitetura também é um grande atrativo. Projetado pela italiana Lina Bo Bardi, é símbolo da capital paulista e o vão livre do prédio tem mais de 70m de comprimento – um dos maiores do mundo.
Símbolo histórico da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal - popularmente conhecido como Mercadão - é repleto de opções de comércio e lazer. Com uma enorme variedade de produtos, desde frutas, especiarias até refeições, o local conta com quase 300 estandes e se tornou, ao longo dos anos, um característico espaço gastronômico paulistano.
De abandonado e esquecido a redescoberto, transformado e inesquecível, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade. Hoje, com diferentes atrativos e um clima deliciosamente cult e alternativo, o Mirante é aberto para todos. É praça para se encontrar, mesa para trabalhar, tela para assistir, comida para experimentar, festa para celebrar.
Endereço: Rua Carlos Comenale, s/n
Em 1598, os monges beneditinos chegaram a São Paulo e se instalaram no Largo de São Bento, onde permanecem até hoje. Um dos principais pontos turísticos da capital paulista, o Mosteiro de São Bento foi fundado em julho do mesmo ano e até hoje conta com aspectos originair e incríveis em seu interior.
A visitação pode ser feita de segunda a quarta e sexta, das 6h às 18h, e aos sábados e domingos, das 6h às 12h e das 16h às 18h. Porém, para experimentar o verdadeiro espírito beneditino, é possível assistir à missa das 10h aos domingos, com o secular canto gregoriano. Após a missa, ainda é possível comprar artigos sacros como imagens e medalhas, e o tradicional pão dos monges.
O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, representa o marco da Independência e da história do Brasil e de São Paulo. Seu acervo conta com mais de 125 mil itens, além de objetos indígenas, mobiliário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos, muitos de uso pessoal.
Porém, além do conteúdo artístico, o local tornou-se famoso e conhecido também por seu jardim, que serve de palco para amantes do skate. Hoje, fechado para reformas e ainda sem data prevista de término, o museu está fechado, mas o jardim continua aberto.
Preservando a natureza, reunindo peças e documentos ligados à história do Brasil, realizando cursos, concertos e outras atividades culturais, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano oferece aos visitantes um panorama do passado e do presente do País. Ampliado e enriquecido continuamente, o espaço da Fundação permite uma visão das diversas etapas de nossa história. Também oferece um delicioso e completo chá da tarde.
Dividido em três núcleos de visitação, o Parque Estadual Serra da Cantareira está entre os maiores com floresta urbana. Os caminhos do parque reservam atrativos como samambaiais gigantes e mais de 200 tipos de animais. O Núcleo Pedra Grande foi o primeiro, aberto em 1989. O local é formado pelas "Trilha das Figueiras", com 1.200m de percurso, variando de suave à íngreme; "Trilha da Bica", com 1.500m de percurso suave; e "Trilha da Pedra Grande", com 9.500m.
A lanchonete do Estadão destaca-se por funcionar durante 24 horas, de segunda a segunda, sempre lotada. O nome veio por ficar ao lado do antigo prédio do jornal O Estado de S. Paulo. A casa é famosa pelo lanche de pernil, que vem acompanhado de tomate, pimentão e cebola no pão francês - sucesso da casa e entre os fregueses.
Para quem não sabe, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude. Para quem ainda não conhece, o local proporciona ao visitante um incrível panorama da capital (com uma vista que alcança até 55 quilômetros).
A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vivem na região de Itaquera. Todos os anos, essa comunidade tem a tradição de realizar o "hanami", de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. No Festival das Cerejeiras, o parque recebe muitas apresentações e shows da cultura japonesa, além da deliciosa culinária japonesa. Geralmente, o evento acontece na primeira semana de agosto!
O Mundo Pensante é um espaço cultural que integra eventos de música, artes visuais, artes do corpo e filosofia. A estrutura acolhe desde espetáculos, eventos, ensaios de grupos artísticos, workshops, exposições de arte e exibição de filmes.
A casa está localizada no tradicional bairro do Bixiga, berço de vários artistas e espaços que transformaram a cultura da cidade de São Paulo, e acredita que a arte e a cultura são essenciais para o indivíduo, porque contribuem para sua evolução mental, profissional, social e lírica.
O restaurante Skye, localizado na cobertura do hotel Unique, é comandado pelo renomado chef Emmanuel Bassoleil. Além de sua especialidade, o cozinheiro francês também sugere pratos da culinária italiana e brasileira. O ambiente, todo envidraçado, abriga uma vista para toda a cidade.
Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina é uma fundação de direito público, sem fins lucrativos, com o objetivo principal de difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber, buscando o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais. Além de disseminar a cultura e receber shows, o local também abriga diversos festivais gastronômicos - que são sempre um sucesso - sejam eles temáticos ou não.
Localizado no bairro do Belenzinho, na Zona Leste de São Paulo, a unidade SESC Belenzinho é uma das mais conhecidas e queridas pelo público em todos os quesitos. Seja pela programação ou pela estrutura, o local é referência cultural e artística na cidade.
Construído em 1991, o Solo Sagrado, que pertence à Igreja Messiânica, é um dos maiores parques de contemplação da natureza do Brasil. Com alamedas floridas e uma moderna instalação, o espaço é utilizado principalmente por instituições públicas, particulares e religiosas para a realização de eventos e cerimônias. Uma escada ladeada por floreiras conduz o visitante até o templo, construído em forma de anel e sustentado por 16 pilares de 18 m de altura. O Centro Cultural abriga exposições e conta com salas multiuso e audiovisual, onde acontecem cursos e oficinas. Vale lembrar que o Solo Sagrado está aberto apenas para visitas de grupos, agendadas com, pelo menos, sete dias de antecedência.
Endereço: Avenida Professor Hermann Von Ihering, 6567, antiga Estrada do Jaceguai
O Solo Sagrado está aberto somente na quarta semana do mês, de quinta a domingo, das 7h30 às 15 h
As feirinhas gastronômicas e os food trucks estão espalhados por toda a cidade, entretanto, a Vila Butantan destaca-se por suas diversas opções em locais deliciosos, com valores que cabem em todos os bolsos. Além disso, os locais, que antes eram simples galpões e estacionamentos, ganharam vida com os as concentrações de feirinhas e festivais.
Endereço: Rua Agostinho Cantu, 47
Para quem quer comer deliciosas massas e focaccias, além de revisitar a cultura italiana, boas pedidas são as tradicionais festas de Nossa Senhora Achiropita e San Gennaro, que são realizadas todos os anos em SP no mês de agosto.
Nossa Senhora Achiropita
Endereço: Rua 13 de Maio, 478 - Bela Vista
Telefone: 11 3106-7235
San Gennaro
Endereço: Rua da Mooca, 950 – Mooca
Telefone: (11) 3209-0089
A Vila Madalena, em sua diversidade, foi considerada um dos lugares mais cool do mundo. Com diferentes opções gastronômicas, milhares de bares, lojas e escolas, destaca-se também por disseminar a arte, com uma vasta galeria ao ar livre e muitos centros culturais espalhados pelo bairro. O local, considerado único, tornou-se ponto de encontro e também ícone da cidade de São Paulo.
A Praça Pôr do Sol é conhecida por sua vista fantástica na Zona Oeste da cidade. É comum que pessoas que conheçam a capital tão bem adquiram novos pontos de vista de um mesmo local, visto com uma outra perspectiva, de um ângulo que ainda não conhecia. No fim da tarde, jovens e famílias se reunem para admirar o pôr do sol.
Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, s/nº - Alto de Pinheiros
Construído em 1903 e inaugurado em 1911, com a ópera Hamlet, de Ambrósio Thomas, o Theatro Municipal mantém o estilo renascentista barroco, inspirado na Ópera de Paris, mesmo depois de várias reformas. O projeto foi realizado pelo escritório de Francisco Ramos de Azevedo, com a colaboração dos arquitetos italianos Cláudio e Domiziano Rossi.
O local, que por si só já é um espetáculo, oferece apresentações incríveis a todos que visitam a cidade. O público pode conferir, além das exposições, o Setor de Documentação e Consulta, que guarda programas de espetáculos, fotos, gravações, documentos e hemeroteca. Há também um Serviço Educativo, que promove visitas guiadas ao museu e ao teatro e o programa Desenho no Theatro.
Considerada uma das mais belas salas de concerto do mundo - comparável a de muitas salas dos Estados Unidos ou da Europa mundialmente conhecidas, como o Symphony Hall, de Boston; o Musikverein, em Viena; e o Concertgebouw, em Amsterdã - a Sala São Paulo dispõe dos melhores recursos para adequação acústica às diversas formações sinfônicas e camerísticas. É também utilizada para premiações, solenidades e espetáculos de outros gêneros.
Quem ama livros sabe reconhecer um lugar que respeita a história de cada um deles de forma única e especial. Mais do que livrarias, os sebos possuem uma ligação ainda mais forte com a literatura e, principalmente, com a relação livro/pessoa. O sebo "Desculpe a Poeira" é um desses lugares, que, além de ter o poder de nos desligar do barulho e caos de São Paulo, nos instigando a olhar as obras em um momento de paz, desperta, até em quem não é muito ligado em livros, uma visão mais atenciosa a respeito.
Para quem ainda não conhece, o local funciona na garagem de um dos “predinhos da Hípica” — aqueles prédios de três andares em São Paulo construídos entre as décadas de 1930 e 1950, no bairro de Pinheiros, que ficam perto das ruas Teodoro Sampaio e Artur de Azevedo - e vende livros e revistas usados, em ótimo estado e a preços muito bons.
Endereço: Rua Sebastião Velho, 28-A - Vila Madalena
Contato: lombardi@desculpeapoeira.com
São Paulo abriga teatros incríveis, mas quem já foi ao Tucarena sabe do que estamos falando. O palco é um dos mais deliciosos para assistir a uma peça. Além de receber espetáculos maravilhosos, o espaço é diferente dos palcos italianos, onde o público se mantém de frente para o espaço cênico. A proposta do teatro, como o próprio nome já diz, é uma apresentação em arena, onde os visitantes ficam em volta do palco e, acreditem, a imersão é completamente diferente - e simplesmente maravilhosa.
Quem pensa que fazer um piquenique é um programa infantil, com certeza não tem ideia da delícia que é reunir os amigos, comidinhas e bebidas gostosas, um violão e muito assunto em algum parque, como o Parque Ibirapuera.
Quem mora em São Paulo sabe que se existe um lugar que é referência no quesito coxinhas, esse lugar é o Veloso Bar. E, acredite: por mais que você já tenha experimentado algumas incríveis, elas ainda são incomparáveis.
Para quem ainda não conhece, o nome Veloso é homenagem ao botequim carioca em que Vinicius de Morais e Tom Jobim viram Helô Pinheiro em seu doce balanço a caminho do mar. As paredes fazem ode à música e ao futebol do passado e as mesinhas são poucas, só catorze. Aí, tem sempre espera e burburinho — que já fazem parte da diversão do local.
Se andar de bicicleta ou de skate em parques e ciclofaixas já é uma delícia, ter a Avenida Paulista inteirinha para curtir o dia é ainda mais gostoso. Aos domingos, a avenida mais famosa da cidade é o programa perfeito, afinal, fica fechada para veículos e toda disponível para os pedestres, ciclistas e skatistas.
Andar de slackline, jogar basquete, vôlei e brincar de queimada são atividades normais e que todo mundo já cansou de fazer. Acontece que em um universo de camas elásticas e trampolins, atividades simples se tornam motivo de brincadeiras e risadas entre adultos e crianças. Estamos falando dos Parques de Trampolins espalhados pela capital que são ótimas opções de passeios divertidos para fazer e sair da rotina. Com piscinas de espuma, diversas opções de cama elástica e espaço para festas e eventos, cobra-se um valor por hora, que varia de R$ 40 a R$ 50.
Sugestões: Urban Motion Trampolin Park, Altitude Park, Impulso Park